IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DO PROJETO INCLUINDO DIFERENÇAS.

Érika Aroucha Silva  1
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos  1
Priscila Andrade Magalhães Rodrigues  1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro )
INTRODUÇÃO:
A realização da oficina piloto “Violência na Escola” no município de Cachoeiras de Macacu é o objeto de estudo desse trabalho. Esta oficina faz parte do projeto “Incluindo Diferenças: uma proposta de educação inclusiva para o município de Cachoeiras de Macacu”. Trata-se de um projeto do Núcleo de Etnografia em Educação (Netedu), direcionado, principalmente, para professores do ensino fundamental objetivando a educação continuada e o intercâmbio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Educação do município de Cachoeiras de Macacu. O projeto Incluindo Diferenças possui, dentre outras atividades de pesquisa e extensão, um conjunto de dez temáticas, escolhidas e desenvolvidas pelos alunos da UERJ na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica e divididas em dois grupos: temas transversais e fracasso escolar. Este projeto promove a interação entre as atividades de extensão, a pesquisa e a prática dos alunos de ensino superior e utiliza a estratégia de aulas dialógicas, isto é, a dialética entre a teoria e a prática para construir essas temáticas junto com os professores.
METODOLOGIA:

A metodologia utilizada neste trabalho é aula dialetica, com o objetivo de descrever as experiências da oficina e a análise dos resultados das atividades pedagógicas oferecidas em Cachoeiras de Macacu. A metodologia utilizada para a realização da oficina foram atividades pedagógicas que possibilitaram um planejamento participativo e colaborativo, ou seja, tanto a equipe que realizou a oficina quanto os professores que participaram dela agiram em conjunto no processo de realização das oficinas dialógica e criticamente construindo o conhecimento sobre a temática apresentada. A oficina foi organizada através da apresentação teórica, mostra de vídeo e áudio não empírico, um vídeo comercial, discussão com os participantes sobre algumas questões e uma avaliação final sobre os conteúdos da oficina e sobre a aquisição dos conhecimentos previstos. As estratégias metacogntivas também foram utilizadas (MATTOS & ALMEIDA : 2000), ou seja, o processo de como se fazer, o papel da memória, a importância do outro, o monitoramento do fazer, planejar e prever resultados servirão de base teórica para o planejamento, a execução e a análise dos resultados da oficina.

RESULTADOS:

A oficina oportunizou aos alunos de graduação da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, lecionada pela profª Carmen de Mattos, a experiência de lecionar uma temática. Neste trabalho, houve uma grande participação e colaboração dos professores atendidos e questões fora da temática da oficina surgiram, tornando a oficina um espaço de discussão sem, contudo, perder o seu foco inicial de explorar o tema da violência na escola. A capacidade de superação em momentos de conflito, onde outros assuntos fora da temática surgiram, também foi testada e contornada pela equipe de coordenação da oficina. Neste sentido, apontamos para a possibilidade de, durante um trabalho, conforme os assuntos forem surgindo, serem anotados e no final da discussão sobre o tema principal, estes , serem retomados com aqueles que estiverem disponíveis e interessados/ as em discuti-los. O projeto Incluindo Diferenças foi aceito pela Secretaria de Educação do Município de Cachoeiras de Macacu e as demais oficinas serão apresentadas ao decorrer do ano de 2006. O intercâmbio entre a UERJ e o sistema de ensino do município de Cachoeiras de Macacu proporcionará parcerias para eventos como: palestras, fóruns, colóquios dentre outros a fim de promover uma reflexão constante sobre pesquisa e a prática em educação.

CONCLUSÕES:

O projeto Incluindo Diferenças oportunizou aos alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos professores da rede municipal de Cachoeiras de Macacu a construção de conhecimento sobre o tema apresentado abrindo o caminho para as outras atividades do projeto. Nosso principal objetivo é dar visibilidade a questão da "diferença" no processo sócio-interativo de sala de aula e com isso desvelar processos de exclusão educacional visando alternativas para eliminação da exclusão educacional. A oficina Violência na Escola, trouxe-nos um ganho significativo em termos de formação tanto para professores/as – alunos/as, quanto para alunos/as – professores/as. Neste contexto, constatamos, de fato, que quem sabe não sabe tudo e quem ignora, não ignora tudo (FREIRE, 1994). Daí a necessidade dos/as educadores/as de compreender que é preciso, em quaisquer situações de ensino-aprendizagem, considerar o seu saber, mas, sobretudo, o saber daqueles e daquelas com os quais se fala e com os quais se avança em termos de conhecimento.

Instituição de fomento: Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
 
Palavras-chave: fracasso escolar; oficinas pedagógicas; violência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006