IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

PRÁTICA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE EM INDIVÍDUOS NUMA  INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

 

Helder Silveira Coutinho 1
Cláudia Leal Macêdo 2
Danielle Protásio Pinto 1
Daniela Sousa Oliveira 1
Kalyne Santos Silva  1
Almirela Pereira Oliveira 1
(1. FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC; 2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB)
INTRODUÇÃO:

A melhor prevenção contra o câncer de pele é o cuidado com a exposição solar, utilizando adequadamente os meios de proteção principalmente o filtro solar. Os raios ultravioletas do sol são os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de pele. Segundo algumas pesquisas já realizadas existe uma associação entre a latitude e a incidência do câncer de pele com taxas aumentadas em regiões próximas ao equador. A cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, está situada a 14 º de latitude, reforçando assim a necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta. A altitude também assume um papel importante com aumento de 4 a 5% da intensidade da radiação a cada 1000 metros acima do nível do mar. Vitória da Conquista está aproximadamente a 1000 metros de altitude, portanto a prática da proteção solar na cidade deve ser uma realidade.  Para tanto, é viável avaliar a prática da prevenção do câncer de pele desses indivíduos.

METODOLOGIA:
A amostra foi constituída por 504 voluntários, selecionados por conveniência, dentro de uma população de 2.938 indivíduos incluindo a comunidade discente, docente e funcionários. As informações foram obtidas através de entrevista (questionário-impresso) com a coleta de dados pessoais bem como outros referentes ao reconhecimento de sinais e sintomas do câncer de pele, prática e a freqüência do uso do filtro solar.
RESULTADOS:
Dentre os 504 entrevistados, 444 são graduandos, 45 funcionários e 15 professores, com idade média de 23 anos, sendo 166 do sexo masculino e 338 do sexo feminino. Quanto aos métodos de prevenção do câncer de pele, dentre as seis opções apresentadas no questionário consideradas preventivas, somente 62 entrevistados concordaram com a totalidade. Informaram fazer o uso diário do filtro solar 185 indivíduos, 77 usam esporadicamente, 48 raramente usam o filtro solar e 43 só usam no verão.
CONCLUSÕES:

Constatou-se que ainda há uma grande falta de informação das pessoas com relação aos métodos de prevenção do câncer de pele. Além isso, a grande maioria dos indivíduos não usa o filtro solar, principal meio de proteção solar, diariamente. Algumas pessoas utilizam o filtro solar somente em dias quentes, sendo que é de grande importância a utilização dos meios de proteção solar diariamente. Almeja-se, portanto, implantar projetos nessa Instituição, a fim de divulgar os métodos de prevenção do câncer de pele exaltando a importância dos mesmos na proteção contra a patologia, além de estendê-lo para a comunidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: CÂNCER DE PELE; PREVENÇÃO; RADIAÇÃO SOLAR.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006