IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

CORRESPONDÊNCIAS TROCADAS POR CARLOS GOMES ENTRE 1860 E 1896

César de Carvalho Ismael 1
(1. UNESP/FCL-Ar )
INTRODUÇÃO:
 

Esta pesquisa teve por objetivo realizar resgate, leitura e análise do conteúdo das correspondências trocadas por Antônio Carlos Gomes (1836-1896) nos períodos de 1860 a 1864 - momento em que viveu no Rio de Janeiro - e de 1864 a 1896 - época de sua estada na Itália. Tanto as cartas como o restante do material manuscrito e impresso encontram-se armazenados no Museu Carlos  Gomes - no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas - e no Centro de Memória da UNICAMP. A princípio, a idéia foi a de verificar a formação e a consolidação da concepção nacionalista de Carlos Gomes, fundamentalmente através das influências que o maestro e sua obra sofreram ao longo de seus desenvolvimentos. Leituras preliminares indicaram que o romantismo italiano, através de Giuseppe Verdi, e o romantismo alemão, através de Richard Wagner, seriam vetores essenciais para uma apreensão mais sólida do universo de Carlos Gomes.

O contato - através de originais, fotocópias e microfilmes - com uma inédita coleção de correspondências do compositor, existente no Museu Carlos Gomes, fez com que as observações a respeito das questões teóricas centrais deste trabalho revelassem uma imensidão de materiais tratando de uma temática das mais complexas e caras aos pensadores do século XIX, principalmente no sentido de compreender o mais forte e recorrente adjetivo atribuído a Carlos Gomes - o traço nacionalista.

METODOLOGIA:
 

O primeiro semestre de 2004 foi destinado a visitas semanais ao Museu Carlos Gomes e ao Centro de Memória da UNICAMP, a fim de realizar a coleta e a leitura dos materiais relevantes para a realização desta pesquisa. Além disso, foram feitos os trabalhos de leitura e discussão da bibliografia referente ao contexto histórico do Brasil e da Europa oitocentista, com ênfase nas características próprias do movimento romântico. O segundo semestre foi destinado à continuidade das atividades anteriores bem como à redação dos textos contendo os resultados das investigações desenvolvidas.

O material utilizado englobou uma gama de correspondências, algumas inéditas e outras já publicadas, trocadas por Antônio Carlos Gomes com várias personalidades de sua época; de livros acerca de sua vida e de sua obra; de trabalhos referentes à música, mais especificamente à ópera; de importantes e esclarecedores estudos históricos, políticos, sociais e culturais do período com o qual esta pesquisa lidou.

O método, ao longo de todo o processo, permaneceu baseado no relacionamento permanente entre orientando e orientador com o intuito de propiciar, ao primeiro, uma maior intimidade com os materiais específicos de pesquisas históricas; com a análise do material escolhido; com a bibliografia lida; bem como com a sua inter-relação com a temática e as indagações propostas.

RESULTADOS:
 

Foi de extremo enriquecimento a profunda intimidade estabelecida tanto com o material consultado como com as instituições das quais ele proveio. Sem dúvidas, esse fato possibilitará futuros esclarecimentos referentes às questões sobre a vida e a obra de Carlos Gomes e o aprofundamento do conhecimento acerca de alguns dos principais fatos sociais e idéias culturais desenvolvidos no século XIX. A maior contribuição para isso foi a transcrição e a organização de todas as correspondências encontradas no acervo do Museu Carlos Gomes e de parte do material encontrado em coleções particulares. Este fato possibilitará futuros trabalhos acerca do maestro e de sua relação social, política e cultural com o Império de D. Pedro II.     

Todo o material reunido por este trabalho, após o parecer final da FAPESP, foi doado às instituições com as quais esta pesquisa relacionou-se. Um número significativo de fotocópias de correspondências de Carlos Gomes - lembrando que parte deste material supera, de certa forma, as lacunas referentes às correspondências encontradas no Museu Carlos Gomes – formam uma importante fonte de pesquisa.

É relevante que esse material esteja, após mais de um século, novamente organizado podendo, assim, vir a trazer importantes informações no sentido de oferecer uma abrangente interpretação social do país e da Europa da época.

CONCLUSÕES:

É possível, como mostrou este trabalho, entrar em contato com um inédito material acerca de Antônio Carlos Gomes abrindo, dessa forma, a possibilidade de resgatar um momento histórico do país através da ótica cultural e política que, ao se entrelaçarem, formaram o amalgama social de uma época.

Esta pesquisa está ciente de que abre um enorme leque de possibilidades de estudos. Sendo um deles, buscar compor as relações do compositor com a política cultural fomentada tanto pelo Estado Imperial de D. Pedro II, como pela Primeira República - através do governador do Pará, o positivista Lauro Sodré.

Verificar a relação entre Estado e formação nacional - no período que abrange o auge e a decadência da produção artística de Carlos Gomes - junto aos objetivos e as implicações político-sociais que conduziram a vida e a obra do compositor significa explorar relações sócio-culturais que fizeram com que, por exemplo, no ápice do movimento abolicionista, Carlos Gomes substituísse o negro da temática central de sua ópera O Escravo - finalizada em 1888 - utilizando-se, como já o tinha feito há dezoito anos antes em sua ópera O Guarani (1870), da imagem do índio.

Instituição de fomento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Correspondências; Nação; Resgate.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006