IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo

EFEITO DE ÓLEO DIESEL NO CRESCIMENTO DAS GRAMÍNEAS Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Paspalum notatum E DE MICRORGANISMOS EM UM SOLO CONTAMINADO

Alexandre Verzani Nogueira  1
Daniela Mara Hoffmann  2
(1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFSC; 2. Ministério Público Federal - PR/RS)
INTRODUÇÃO:
A fitorremediação é uma técnica que utiliza plantas e microrganismos para remediar solos contaminados por substâncias químicas, como, por exemplo, o petróleo e seus derivados. O objetivo geral do trabalho foi o de avaliar o crescimento de três plantas gramíneas (Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Paspalum notatum) e de microrganismos em um solo contaminado por óleo diesel.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado em vasos de 300 ml de um solo originalmente ácido, de textura franco-arenosa, baixos teores de matéria orgânica e de nutrientes, e que foi corrigido para pH 6 após a calagem e adição de nutrientes, em casa de vegetação. O solo foi coletado numa fazenda experimental da UFSC, em Florianópolis, Santa Catarina. O delineamento inteiramente casualizado consistiu de 4 tratamentos (controle sem cultivo + os 3 de plantas), com 4 concentrações de óleo diesel (0; 0,5; 1 e 2% v:v) no solo e com 4 repetições. Os parâmetros analisados foram: taxa de germinação de sementes, altura semanal de plantas e matéria seca das partes aérea e raiz, após 10 semanas de cultivo. No solo foi feita a contagem de microrganismos após 4 e 10 semanas, com o meio TSA (Tryptic Soy Agar) após 10 semanas.
RESULTADOS:
A Brachiaria brizantha teve as maiores taxas de germinação de sementes e matéria seca das partes aérea e raiz, com aumento das concentrações de óleo diesel. Foi também a espécie que menos foi afetada na altura pela adição do derivado de petróleo. Em geral, os microrganismos aumentaram com as concentrações de óleo diesel, atingindo valores de UFC (Unidades Formadoras de Colônias) na faixa de 108 ml solo, na maior dosagem de óleo diesel.
CONCLUSÕES:
A Brachiaria brizantha foi a espécie gramínea de maior potencial para trabalhos de fitorremediação, pela sua maior tolerância ao óleo diesel adicionado; e os microrganismos aumentaram com as maiores doses de óleo diesel no solo.
 
Palavras-chave: óleo diesel; fitorremediação; microrganismos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006