G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social |
|
MEU BAIRRO É NEGRO: DOIS IRMÃOS E O QUILOMBO DO CATUCÁ |
|
Andréa Mônica Santana da Silva 1 |
Emília Tereza de Sousa Pereira 1 |
Jamerson Gomes de Albuquerque 1 |
Luciana Madeira Costa Amorim 1 |
|
(1. Prefeitura da Cidade do Recife/PCR) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
A mata do Catucá, o que veio a ser o Quilombo do Catucá, era próxima a vários engenhos do Recife. O mais próximo deles era o Engenho Dois Irmãos, fundado por dois irmãos de apelidos “Tomé e Coló”, o qual era bem próximo ao açude do Prata. A Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, situada nas áreas do Catucá, hoje conhecido como bairro de Dois Irmãos, vinha apresentando em suas turmas do 2o ano do 2o ciclo problemas relacionados à discriminação racial. Assim, a presente pesquisa surgiu da necessidade de criar uma cultura de respeito e valorização dos negros partindo do reconhecimento da importância dos escravos na construção da nossa história. |
|
METODOLOGIA: |
Dessa forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir da discussão a cerca da música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” - O Rappa. Alunos e professores analisaram a situação dos negros, principalmente, os das periferias. Para a sistematização dos trabalhos foram escolhidos três temas: Vida na África e vinda nos navios negreiros; Vida escrava e sonho de liberdade nos quilombos; O negro hoje: favelas, novos quilombos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, consulta na internet e exibição de filmes relacionados aos temas propostos. Teve-se por sujeitos 90 alunos e 4 professores do 2o ano do 2o ciclo da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre. |
|
RESULTADOS: |
Observou-se que apesar da grande importância dos negros na construção da nossa história, o Brasil é um país racista, onde a cor da pele torna-se barreira para o sucesso pessoal e profissional de alguns indivíduos. Com a pesquisa os alunos perceberam suas origens negras e que o preto vai além da cor da pele. Que nossa cultura tem várias influências da cultura africana, passando assim, a encarar de outra forma as diferenças raciais. Conheceram também, o significado da palavra quilombo e a importância do bairro onde residem na história do Recife. |
|
CONCLUSÕES: |
É grande o papel da educação na formação da cidadania. Enquanto educadores temos a função de utilizar os recursos das ciências para intervir nas relações de desigualdade e dominação. O racismo era um problema no 2o ano do 2o ciclo da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre que só foi superado quando os alunos conheceram a história e refletiram sobre a influência dos negros para a nossa cultura. Passando, desse modo, a respeitar e valorizar o negro enquanto cidadão que ao longo dos tempos vêm sofrendo injustiças no nosso país. |
|
Instituição de fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: Negros; Racismo; Quilombo. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |