IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
MEU BAIRRO É NEGRO: DOIS IRMÃOS E O QUILOMBO DO CATUCÁ
Andréa Mônica Santana da Silva 1
Emília Tereza de Sousa Pereira  1
Jamerson Gomes de Albuquerque  1
Luciana Madeira Costa Amorim  1
(1. Prefeitura da Cidade do Recife/PCR)
INTRODUÇÃO:
A mata do Catucá, o que veio a ser o Quilombo do Catucá, era próxima a vários engenhos do Recife.  O mais próximo deles era o Engenho Dois Irmãos, fundado por dois irmãos de apelidos “Tomé e Coló”, o qual era bem próximo ao açude do Prata.  A Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, situada nas áreas do Catucá, hoje conhecido como bairro de Dois Irmãos, vinha apresentando em suas turmas do 2o ano do 2o ciclo problemas relacionados à discriminação racial.  Assim, a presente  pesquisa surgiu da necessidade de criar uma cultura de respeito e valorização dos negros partindo do reconhecimento da importância dos escravos na construção da nossa história.
METODOLOGIA:
Dessa forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir da discussão a cerca da música “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” - O Rappa.  Alunos e professores analisaram a situação dos negros, principalmente, os das periferias.  Para a sistematização dos trabalhos foram escolhidos três temas: Vida na África e vinda nos navios negreiros; Vida escrava e sonho de liberdade nos quilombos; O negro hoje: favelas, novos quilombos.  Foram realizadas pesquisas bibliográficas, consulta na internet e exibição de filmes relacionados aos temas propostos.  Teve-se por sujeitos 90 alunos e 4 professores do 2o ano do 2o ciclo da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre.
RESULTADOS:
Observou-se que apesar da grande importância dos negros na construção da nossa história, o Brasil é um país racista, onde a cor da pele torna-se barreira para o sucesso pessoal e profissional de alguns indivíduos.  Com a pesquisa os alunos perceberam suas origens negras e que o preto vai além da cor da pele.  Que nossa cultura tem várias influências da cultura africana, passando assim, a encarar de outra forma as diferenças raciais.  Conheceram também, o significado da palavra quilombo e a importância do bairro onde residem na história do Recife.
CONCLUSÕES:
É grande o papel da educação na formação da cidadania.  Enquanto educadores temos a função de utilizar os recursos das ciências para intervir nas relações de desigualdade e dominação.  O racismo era um problema no 2o ano do 2o ciclo da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre que só foi superado quando os alunos conheceram a história e refletiram sobre a influência dos negros para a nossa cultura.  Passando, desse modo, a respeitar e valorizar o negro enquanto cidadão que ao longo dos tempos vêm sofrendo injustiças no nosso país.
Instituição de fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Negros; Racismo; Quilombo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006