IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Determinação da Atividade Antioxidante de Extratos Hidroalcóolicos de Vernonia condensata (Asteraceae), Bixa orellana (Bixaceae) e Alternanthera brasiliana (Amaranthaceae).
Vanessa Tiliake Berta Silva 1
Orlando Seiko Takemura 1
(1. Universidade Paranaense- UNIPAR)
INTRODUÇÃO:

Radicais livres em algumas situações podem causar lesão celular e o aparecimento de diversas doenças. O consumo de antioxidantes na dieta pode proteger os organismos contra os processos oxidativos. Muitos estudos vêm sendo dirigidos para caracterização das propriedades antioxidantes de plantas, e identificação dos constituintes responsáveis por estas atividades. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade antioxidante dos extratos hidroalcóolicos das folhas de Vernonia condensata (Asteraceae), Bixa orellana (Bixaceae) e Alternanthera brasiliana (Amaranthaceae) e identificar possíveis metabólitos secundários presentes nos extratos.

METODOLOGIA:

A avaliação da atividade antioxidante dos extratos hidroalcoólicos 50 e 70% foi realizada pelo método espectrofotométrico em 515 nm, utilizando o radical 2,2 difenil-1-picrilhidrazilo (DPPH). Com a finalidade de identificar grupos fitoquímicos presentes nos extratos ativos, foram realizadas reações de caracterização de flavonóides (reação de Shinoda; reação com cloreto de alumínio; reação com cloreto férrico e reação com hidróxido de sódio), taninos (reação com cloreto férrico e reação com acetato de chumbo), esteróis (reação de Liebermann-Burchard) e cumarinas.

RESULTADOS:

Os extratos de V. condensata e B. orellana mostraram significante atividade antioxidante, enquanto o extrato de A. brasiliana apresentou pouca atividade.  O extrato de V. condensata com teor alcoólico 70% mostrou-se mais ativo que o 50%, nas concentrações testadas acima de 50  mg/ml. Na concentração de 500 mg/ml, os valores de inibição observados foram de 51,8 ± 0,2% e 22 ± 1,24%, respectivamente. Os extratos hidroalcoólicos do urucum mostraram-se mais potentes nos dois teores alcoólicos testados, quando comparados ao boldo-baiano. Na concentração de 100 mg/ml, o extrato com teor alcoólico 70% mostrou-se mais ativo (71,1 ± 6,4%) se comparado ao teor 50% (43,4 ± 1,47%).  Na análise fitoquímica foi possível identificar a presença de flavonóides, taninos e esteróis nos extratos de V. condensata e B. orellana, que poderiam ser os possíveis responsáveis pela atividade antioxidante.

                       

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados do presente estudo foi possível concluir que os extratos hidroalcoólicos das folhas de V. condensata e B. orellana apresentaram intensa atividade antioxidante determinada pelo método de DPPH, especialmente as frações hidroalcóolicas com teor de 70%, que apresentaram metabólitos secundários como flavonóides, taninos e esteróides na sua composição.

Instituição de fomento: UNIPAR e Fundação Araucária
 
Palavras-chave: antioxidante; DPPH; screening fitoquímico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006