IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação

O USO DE VÍDEOS DIGITAIS EM ATIVIDADES A DISTÂNCIA

Daniela Karine Ramos  1
(1. Seção de Modalidades de Ensino, Universidade Regional de Blumenau / FURB)
INTRODUÇÃO:

O uso de recursos tecnológicos na educação tem se tornado uma prática cada vez mais comum e do mesmo modo tem sido frequentemente objeto de pesquisa. Neste trabalho, destacamos o vídeo digital, disponível e veiculado principalmente na Internet, espaço no qual encontramos sites especializados que hospedam, oferecem mecanismos de busca e permitem assistir sem custos. Estes vídeos são caracterizados como curtas, tendo em vista o tempo de duração que varia, aproximadamente, entre 1 e 15 minutos.

O Projeto Porta Curtas (http://www.portacurtas.com.br) tem o patrocínio da Petrobras e explora a Internet para difundir a produção nacional. O site oferece informações sobre diversos vídeos e permite a exibição gratuita e na íntegra de diversos curtas-metragens dos mais variados temas. Nesse espaço estão disponíveis curtas para pesquisar e curtas para assistir.

METODOLOGIA:

Para investigar o uso do vídeo digital em atividades a distância, foi proposto o uso desse recurso na formação de professores que iriam oferecer 20% de sua disciplina a distância em cursos de graduação da Universidade Regional de Blumenau. Esse curso: “Organização do trabalho pedagógico mediado pelo AVA” foi oferecido na modalidade a distância e tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem para a realização atividades a distância. O curso já formou 5 turmas, contabilizando um total de 141 inscrições. Dentre as temáticas organizadas para o curso está o uso do vídeo digital. Assim, é utilizado um vídeo sobre o Projeto Porta Curtas que tem catalogado aproximadamente 3.827 vídeos digitais, sendo que estão disponíveis para assistir 362. A partir da análise desse vídeo, cada professor deveria postar sua contribuição no fórum de discussão sobre o seu entendimento e opinião sobre o uso do vídeo digital o que envolve contribuições e dificuldades e em seguida selecionar um vídeo e planejar uma aula contemplando o uso do vídeo digital.
Diante disso, a pesquisa pauta-se na análise das contribuições do fórum e dos planos de aulas, bem como no instrumento de avaliação do curso (questionário) aplicado ao final do mesmo. 

RESULTADOS:

Por meio das contribuições no fórum foi possível identificar concepções, experiências dos professores com relação ao uso do vídeo e as contribuições e dificuldades que o uso do vídeo digital coloca. Destacamos que muitos dos professores já utilizam o vídeo como um recurso pedagógico e que algumas áreas do conhecimento são mais privilegiadas pelos vídeos digitais catalogados, devido as temáticas contempladas, enquanto outras áreas dispõe de poucos recursos nesse formato, outro ponto que aparece com freqüência é a falta de infra-estrutura. Segundo um dos professores: “já fazia uso de vídeos em sala de aula. Com os curtas disponíveis na Internet, acho que o acesso aos filmes fica mais fácil, é possível que as atividades passem a ser mais dinâmicas”. Por outro lado, outro professor coloca que “a falta de vídeos relacionados ao tema das aulas pode ser um fator negativo”.
No que diz respeito a análise dos planos de aula contemplando o uso do vídeo identificamos que: a) A maioria dos professores conseguiu propor o uso vídeo adequado ao tema da aula, ampliando as possibilidades de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. b) A maioria deles combinou diferentes recursos, como um texto de apoio, chat, texto coletivo e o fórum. c) A maioria dos planos apresentou objetivos, procedimentos e critérios de avaliação coerentes e claros, bem como incluíam o vídeo como recurso pedagógico.

CONCLUSÕES:

Este trabalho de explorar os vídeos digitais disponíveis na Internet, fazendo a catalogação e contemplando na formação de professores essa temática, começou a criar um movimento envolvendo alguns professores e a equipe da Seção de Modalidade de Ensino (MODEN) para a catalogação dos vídeos, bem como para o seu uso nas atividades acadêmicas. O catálogo dos vídeos é feito por área de conhecimento e temáticas, organizada em um documento contemplando também a sinopse e outras informações dos vídeos, disponíveis no site Porta Curtas, o que facilita a busca por vídeos a serem trabalhados pelos professores.
Diante disso, novos desafios são lançados no que diz respeito a formação dos professores para o uso dos vídeos digitais e a ampliação de sua catalogação. De outro modo, destacamos que este é um dos potenciais oferecidos pelo uso das tecnologias da comunicação e informação na educação e que muitos outros recursos podem ser explorados e utilizados com o objetivo de enriquecer os processos de ensinar e aprender.

 
Palavras-chave: Vídeos digitais; Educação a distância; Tecnologias.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006