IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A INTERDISCIPLINARIDADE NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICIPIOS DE ANAPÚ E PACAJÁ/PA.
Marla Cristina de Lima Costa 1
Janeisi de Lima Meira 1
Pedro Márcio da Costa Santos 1
Flávio Bezerra Barros 1
Jacqueline Cunha da Serra Freire 1
(1. UFPA-Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:
A concepção educacional e metodológica da Pedagogia da Alternância tem contribuído significativamente no processo de formação de sujeitos do campo em todo país. No Pará esta metodologia tem sido trabalhada em diversos Projetos de formação de educadores/as e educandos/as do campo, em áreas de assentamentos da reforma agrária ou entorno.A interdisciplinaridade na prática educativa constitui-se no objeto do presente trabalho, na perspectiva de analisar a prática interdisciplinar vivenciada nas alternâncias Tempo Escola e Tempo Comunidade, do Projeto de Magistério da Terra/Formação de Educadores do Campo, executado em parceria pela UFPA e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA/INCRA. O Projeto conta com 150 educandos/as de municípios da Transamazônica (Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu e Pacajá). Entende-se, nesse contexto, que a Pedagogia da Alternância surge como uma possibilidade de concretizar a conexão entre o saber sistematizado e o saber não-sistematizado de forma interdisciplinar, contrapondo-se à prática educativa conduzida historicamente de forma fragmentada e a relação teoria-prática dicotomizada. A interdisciplinaridade possibilita o diálogo entre os diversos campos de saberes disciplinares a partir de processos de planejamento integrado, mudança de atitudes nos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA:
O estudo de caso ancorado no enfoque da pesquisa qualitativa foi o referencial metodológico da presente pesquisa, realizada em dois municípios da área de abrangência do Projeto: Anapú e Pacajá. A primeira fase do estudo contemplou a revisão de literatura sobre o tema da interdisciplinaridade e Pedagogia da Alternância para referenciar teoricamente a empreitada da pesquisa. Na perspectiva de analisar se os itinerários formativos do Projeto/Curso na alternância Tempo Escola e Tempo Comunidade materializam o princípio teórico e metodológico da interdisciplinaridade. Na segunda fase do estudo realizamos observações nas Oficinas Pedagógicas de planejamento integrado dos educadores, que tem entre outros objetivos a construção de um planejamento interdisciplinar das atividades para o Tempo Comunidade. Ainda nessa segunda fase empreendeu-se a análise documental das produções dos/as educandos/as realizadas no Tempo Comunidade a fim de identificar se durante essa alternância tem conseguido pensar e produzir conhecimentos ancorados na interdisciplinaridade. Em seguida, realizou-se a sistematização e interpretação dos dados coletados e produção do presente trabalho.
RESULTADOS:
As observações e análise documental possibilitaram identificar que a prática interdisciplinar é concebida a partir de temas geradores que norteiam o planejamento pedagógico do Tempo Escola e Tempo Comunidade. A pesquisa focou duas alternâncias do Projeto/Curso, cujos temas foram “Água” e “Currículo Escolar via tema geradores”. Observou-se a presença da dialogicidade entre as disciplinas, constituindo o exercício interdisciplinar nos registros dos/as educandos/as, adequando a prática pedagógica dos/as educadores/as desenvolvida no curso durante os períodos do Tempo Escola que precederam o referido Tempo Comunidade, ao exercício prático da construção do material pedagógico dos/as educandos/a no tempo comunidade, ora mencionados. Neste sentido, a Pedagogia da Alternância contribuiu para o êxito da proposta metodológica do Projeto/Curso de Ensino Médio/Magistério, uma vez que, possibilitou situações que permitiram a concretização da relação teoria-prática, dando aporte à interdisciplinaridade.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, entendemos que a proposta político-pedagógica desenvolvida pelo Projeto/curso, tendo como suporte pedagógico a Pedagogia da Alternância, tem contribuído para a construção de relações interdisciplinares que propiciam aos/as educandos/as a experiência de poder exercitar o saber construído durante o Tempo Escola e aplicá-lo junto ao coletivo, ou seja, na sua própria comunidade, de forma que interaja com seu meio social. Assim, percebemos que a interdisciplinaridade não deve ser considerada como uma panacéia que garante um ensino adequado ou saber unificado, mas, uma alternativa na construção de uma Educação que atenda as necessidades sócio-culturais dos sujeitos dessa práxis e contribua para uma formação mais sistêmica.
Instituição de fomento: PRONERA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006