IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO CIBERESPAÇO: ANÁLISE INTERACIONAL DE CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Hans Peder Behling 1
Dulce Márcia Cruz 1
(1. Mestrado em Ciências da Linguagem / UNISUL)
INTRODUÇÃO:
A motivação deste trabalho surgiu de experiências empíricas em educação a distância (EaD) sendo seu objetivo promover uma análise da comunicação e linguagem em cursos de EaD no ambiente virtual buscando elaborar um instrumento de leitura com base nos conceitos do neo-pragmatismo, uma abordagem com base na triangulação, ou seja, a análise das trocas de proposições. A proposta foi identificar como ocorre a comunicação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais as linguagens utilizadas; verificar se os fundamentos do neo-pragmatismo podem ser percebidos e/ou aplicados para explicar a comunicação e as linguagens que ocorrem no AVA. Acredita-se que as linguagens e a comunicação na EaD no ambiente virtual acontecem de forma mediatizada e desterritorializada, exigindo mudanças na forma e no conteúdo, alterando os prazeres estéticos e a fruição dos interlocutores. Pressupõe-se também que os fundamentos do neo-pragmatismo podem ser utilizados para análise de linguagem e comunicação na EaD no ambiente virtual, bem como contribuir na identificação e na formulação de novas estratégias para promover a melhoria das interações comunicacionais, pois estes conceitos pregam a análise dos diálogos, ou seja, das trocas proposicionais.
METODOLOGIA:
O presente trabalho, desenvolvido como dissertação de mestrado, envolveu uma pesquisa exploratória bibliográfica e um estudo de caso. A revisão bibliográfica buscou os fundamentos e origens do neo-pragmatismo; conceituou e definiu o ambiente virtual do ciberespaço e apresentou as particularidades da EaD neste ambiente. O objeto escolhido para o estudo de caso foi a disciplina Comunidades de Aprendizagem e Estratégias Pedagógicas do curso de especialização em Metodologias em EaD, oferecido a distância pela Unisul Virtual. A coleta dos dados do estudo de caso foi realizada on-line. Foram analisadas as telas da interface gráfica do ambiente (espaços interativos), e as transcrições com passagens de diálogos (espaços interacionais). Apesar da gama de possibilidades de comunicação e linguagem, a análise utilizou como instrumento de leitura a triangulação do neo-pragmatismo na qual os significados são conseqüência e não causa das trocas de proposições (substituindo as teorias semânticas do significado). A análise privilegiou os recursos e ferramentas interacionais do ambiente, principalmente os diálogos entre os agentes que acontecem nas ferramentas Chat, Tutor, Monitor, Secretaria, Turma e Exposição. O Chat, o Fórum e o Blog (ferramenta externa ao ambiente da Unisul Virtual utilizado na disciplina) mereceram mais atenção por apresentarem mais seqüência e continuidade nos diálogos.
RESULTADOS:
Descobriu-se que a informação em fluxo e o mundo virtual são os principais dispositivos do ambiente virtual ou ciberespaço. Eles promovem uma verdadeira revolução na circulação da informação, de modo que a característica distintiva desse ambiente passa a ser a comunicação: intercâmbios simbólicos entre os interlocutores e entre eles e as máquinas. A transição mais relevante enfrentada pela EaD em AVAs é de uma educação institucionalizada para uma troca generalizada de saberes. Isto exige um modelo de educação aberta e a distância com base na pesquisa e no diálogo com toda a comunidade de aprendizagem sobre a estrutura do curso, as estratégias, a ética, etc., em prol de uma cartografia em movimento. Na análise da Unisul Virtual, os espaços comuns a todas as disciplinas apresentaram maior grau de interatividade, denunciando uma tendência para a industrialização do AVA. Nos espaços interacionais, houve a ressignificação dos conteúdos propostos nas disciplinas ampliando os repertórios individuais, e também a ressignificação do próprio sentido das ferramentas, na medida em que os interlocutores buscaram espaços alternativos para alguns diálogos necessários que não estavam previstos no andamento da disciplina (a cartografia em movimento). A utilização dos conceitos do neo-pragmatismo só foi possível na análise dos espaços interacionais, inviabilizando a elaboração de um instrumento ou modelo de leitura de comunicação e linguagem dos espaços interativos.
CONCLUSÕES:
A principal conclusão que emergiu da apresentação dos fundamentos e origens do neo-pragmatismo foi a substituição das teorias semânticas pela teoria da triangulação. Na triangulação os interlocutores formam as bases do triângulo e os assuntos em debate o ápice, de forma que a proposição de um interlocutor valida a proposição do outro, sucessivamente, levando à ressignificação. No estudo de caso, observou-se que apesar do ambiente apresentar uma tendência para a produção industrial e seriada, as interações são tratadas com grande abertura e importância. Acredita-se que o objetivo da pesquisa tenha sido parcialmente cumprido, pois os conceitos do neo-pragmatismo possibilitaram somente uma análise de comunicação e linguagem nos espaços interacionais, excluindo os espaços interativos. Durante a análise, percebeu-se que era desnecessário e impossível a formulação de um instrumento de leitura em forma de roteiro com base nos conceitos do neo-pragmatismo, pois a ressignificação depende sempre das trocas de proposições obedecendo a seqüência dos diálogos numa concepção pragmática e não sintática ou semântica. Nesse sentido, os AVAs configuram-se como ambientes comunicacionais que favorecem os diálogos com inúmeras trocas de proposições que validam as proposições anteriores, potencializando as ressignificações.
Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: comunicação; neo-pragmatismo; EaD no ambiente virtual.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006