IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A UTILIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO

Tania Maria Piatti 1, 2
Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues 1, 2
Jordana Rangely Almeida dos Santos 2
Katiana Soares Brito 2
(1. Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL ; 2. Usina Ciência da UFAL )
INTRODUÇÃO:

A Química é uma área do conhecimento humano que lida com o mundo microscópico, o qual não pode ser visualizado, sendo assim freqüentemente representado por modelos teóricos (modelos atômicos, ligações químicas, orbitais, etc.), o que dificulta a compreensão de conceitos e teorias que requerem um alto nível de abstração. A utilização de programas de computadores, de recursos áudio-visuais e o desenvolvimento de atividades experimentais são importantes ferramentas que podem auxiliar na aquisição destes conceitos. No Brasil, e especialmente em Alagoas, estes recursos didáticos não estão à disposição dos professores da grande maioria das escolas. Visando minimizar estas limitações, a Usina Ciência desenvolve um programa de empréstimo de materiais didáticos, principalmente fitas de vídeo e kits de experimentos. Nosso acervo tem sido ampliado ao longo do tempo com aquisições junto a firmas especializadas ou parceria com outros centros de ciências. No entanto, temos observado que alguns temas associados à Química não tem sido explorados, enquanto outros mereceriam uma abordagem alternativa. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi desenvolver materiais didáticos relacionados aos temas Os Metais, Plásticos e Outros Polímeros e Chuva Ácida visando auxiliar os professores a realizar um ensino motivador, investigativo, transdisciplinar, contextualizado e que represente uma aprendizagem significativa para o aluno.

METODOLOGIA:

1.      Levantamento dos principais tópicos do ensino de Ciências, especialmente de Química, onde há maiores dificuldades de aprendizagem que possam ser minimizadas com o uso de recursos áudio-visuais e realização de experimentos.

2.      Pesquisa bibliográfica sobre a utilização destes recursos.

3.      Criação de pôsteres, kits de transparências e kits de experimentos, que servirão de recursos didáticos paras aulas de Ciências/Química.

4.      Levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização de kits de experimentos e fitas de vídeo.

5.      Criação de apostilas de apoio à utilização de kits de experimentos e fitas de vídeo que deverão acompanhar estes recursos didáticos que são regularmente emprestados pela Usina Ciência através de seu Programa  de Incentivo à Experimentação em Ciências.

6.      Promoção do acesso dos professores aos materiais didáticos produzidos, principalmente através do Programa  de Incentivo à Experimentação em Ciências/Usina Ciência.

7.      Através de entrevistas com os usuários dos recursos didáticos produzidos, avaliar a eficácia dos mesmos, procurando otimizá-los.

RESULTADOS:

Foram desenvolvidos três kits de experimentos: (1) Os Metais (2) Plásticos e outros Polímeros e (3) Chuva Ácida. Os kits são compostos de: (A) um conjunto de transparências para retro-projetores contendo fotos, gráficos, tabelas e outras informações que auxiliam os professores a enriquecer suas aulas e a torná-las mais dinâmicas (B) um conjunto de encartes contendo fotos, gráficos, tabelas e outras informações para que os professores possam desenvolver atividades com seus alunos.  (C) sugestão de atividades a serem realizadas a partir dos encartes (D) materiais e reagentes para o desenvolvimento de aulas práticas (E) acervo de itens pertinentes aos temas selecionados, tais como amostras de metais e minerais (Kit 1), amostras de polímeros e objetos confeccionados com polímeros (kit 2) (F) Roteiro de experimentos a serem realizados com materiais do kit. Entrevistas realizadas junto aos professores têm revelado que para a grande maioria destes os materiais produzidos têm sido bastante úteis para a realização de um ensino multidisciplinar, que discuta questões regionais, aspectos sócio-econômicos das atividades econômicas que envolvem a transformação da matéria, problemas ambientais etc.

           

 

CONCLUSÕES:

Apesar de as novas tendências educacionais, respaldadas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, apontarem para a necessidade da realização de um ensino motivador, contextualizado, multidisciplinar e que favoreça a aquisição pelos alunos de competências e habilidades, freqüentemente os professores não encontram condições apropriadas para que um ensino com tais características seja desenvolvido. A preparação de materiais didáticos em nosso centro de ciências tem contribuído para que os professores da rede de ensino básico de nosso Estado desenvolvam um ensino de acordo com estas novas tendências educacionais.

 
Palavras-chave: Kits Experimentais ; Experimentação em Química ; Produção de Material Didático.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006