IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PAIS SOBRE ESCOLA DE QUALIDADE NA INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO ESCOLAR
Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco Santana 1
Antônio de Pádua Carvalho Lopes 1
(1. Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Piauí / UFPI)
INTRODUÇÃO:
A problemática da qualidade de uma escola (ou ensino ou da educação) está presente nos resultados esperados pelas políticas educacionais, e na escolha de um estabelecimento de ensino efetuada pela família para os filhos. Tanto em um caso como no outro, como entre os estudiosos, pesquisadores e elaboradores de políticas, as respostas a tal problemática são as mais variadas. A pesquisa toma como ponto de partida esta diversidade de respostas, compreendendo-a como fruto dos vários sentidos dados pelo sujeito ou sujeitos ao ato de escolher ou conceber uma escola para seus filhos ou para uma coletividade. Nesse processo, os sujeitos são orientados pelas Representações Sociais. São elas que dirigem as suas condutas diante dos objetos sociais, produzindo e determinando comportamentos, “pois definem simultaneamente a natureza dos estímulos que nos cercam e nos provocam e o significado das respostas a dar-lhes” (MOSCOVICI, 1978, p.26). Acreditamos, portanto, que a pesquisa ao trazer a tona os critérios de seleção de uma instituição de ensino pelos pais, possibilita a constituição de uma definição do que seja uma escola de qualidade. Diante disso tem-se como objetivo geral identificar as Representações Sociais de escola de qualidade presente na escolha do estabelecimento de ensino por pais matriculados em escolas públicas do ensino fundamental, localizadas em Teresina.
METODOLOGIA:
A pesquisa, realizada na cidade de Teresina-PI, envolveu pais com filhos matriculados em escolas públicas do ensino fundamental pelo fato de nesta etapa serem os pais que escolhem, no âmbito da família, o estabelecimento de ensino para os filhos. O estudo é feito através de uma abordagem qualitativa. Este procedimento é utilizado em face da natureza do objeto pesquisado, bem como da perspectiva teórica adotada (teoria das representações sociais de Serge Moscovici). Entre as etapas da pesquisa realizamos: a discussão dos referenciais teóricos; mapeamento das escolas; elaboração do roteiro de entrevista e a aplicação de pré-testes com 10 sujeitos. Posteriormente foram entrevistados 60 pais, sendo 20 com filhos nas escolas mais bem classificadas e 20 com filhos matriculados nas escolas classificadas nas posições inferiores no Índice de Escolha de Escola (IEE) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP); 10 pais que participam dos conselhos escolares ou associações de pais e 10 professores com filhos matriculados em escolas públicas. Os sujeitos foram escolhidos de forma acidental, em função da possível dificuldade de se ter acesso à lista de pais com filhos matriculados em escolas públicas. Para a compreensão das entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo das falas dos entrevistados, conforme Bardin (1977), com a finalidade de apreender as Representações Sociais que os sujeitos concebem sobre a escolha de uma escola de qualidade.
RESULTADOS:
No processo de seleção da escola, os pais se orientam por uma classificação dos diferentes estabelecimentos escolares presente em suas Representações Sociais sobre essas instituições. São estas que dirigem a sua ação diante dos objetos sociais, produzindo e determinando comportamento. Nas camadas populares o processo de seleção se dá por intermédio das Representações Sociais que são elaboradas nas relações sociais dessa camada sofrendo influencia dos atores legitimadores, compostos por instituições, pessoas ilustres, meios de comunicação e pelo habitus no qual os mesmos estão inseridos. Em relação à pergunta “Como é que o (a) senhor (a) escolhe as escolas dos seus filhos?” A análise mostra que 51,7% das respostas remetem a qualidade dos professores e da escola; 31,7% referem-se à qualidade do ensino; 26,7% deve-se a proximidade de casa e à direção da escola; 15% pela condição financeira; 8,3% ao bom atendimento; e 6,7% à estrutura física. De acordo com as respostas, a qualidade da escola está vinculada a uma imagem de “boa escola” e de professores de qualidade, critérios que influenciam os pais no momento de optar por uma escola, ligados, é claro, a outros fatores. A escola e sua escolha são algo corriqueiro que faz parte do cotidiano, havendo uma construção de Representações Sociais do que seja uma escola de qualidade. Portanto, a escolha da escola pelos pais é resultado das suas condições concretas e de critérios construídos pelo grupo social ao qual pertencem.
CONCLUSÕES:
O que podemos perceber na pesquisa, ao conferir os critérios para escolha de uma escola de qualidade por pais com filhos matriculados em escolas públicas de Teresina, é a ausência de um projeto de escolarização a longo prazo entrelaçado a um senso de realidade no ato de optar por uma instituição. Assim, nas camadas populares a seleção do estabelecimento escolar mostra-se demarcada pela experiência dos pais com a escola e pela naturalização de um destino construído. Com base nos dados analisados, é notório que a seleção de um estabelecimento de ensino é vivida pelo grupo familiar como uma decisão difícil de ser tomada, estando esta ligada a algumas variáveis como condição financeira, origem social, escolaridade e localização geográfica. Há fortes indícios de que os critérios estabelecidos pelos pais no julgamento do que seja uma escola de qualidade, presente nas Representações Sociais, influenciam suas atitudes quanto à seleção de uma instituição escolar.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Representação Social; Escolha da escola; Escola de qualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006