IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
CALIFORÍDEOS (DIPTERA, CALLIPHORIDAE) DE INTERESSE FORENSE DA RESERVA ECOLÓGICA DO INHAMUM, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL
José Orlando de Almeida Silva 1
Joseleide Teixeira Câmara 2
Francisco Limeira-de-Oliveira 1
(1. (1) Departamento de Química e Biologia – CESC/UEMA, Praça Duque de Caxias s/n, M; 2. (2) Gerência do Leste Maranhense – Secretaria Regional de Educação, Pça João Cas)
INTRODUÇÃO:

Entomologia Forense é a ciência que utiliza insetos e/ou outros artrópodes, seus indícios ou produtos, como subsídios para solução de processos judiciais, civis ou criminais. Os insetos constituem-se bons indicadores do intervalo pós-morte pelo fato de serem os primeiros a detectar, encontrar e colonizar o cadáver e por estarem presentes em todos os estágios de decomposição. No Brasil, os  ensaios forenses são realizados com animais de pequeno porte como cães, coelhos, ratos e suínos. Estes são mais utilizados, porque são os que mais se aproximam do modelo humano, face suas similaridades de tegumento, tamanho da cavidade torácica, composição protéica e características dos órgãos internos. Entretanto, o conhecimento da biologia das espécies de insetos associados a cadáveres em diferentes regiões brasileiras é de fundamental importância,  face a diversidade climática e faunística do pais. Esses dados podem, então, serem extrapolados para os corpos humanos e inferir, com certa segurança, o intervalo pós-morte. Essas informações são importantes porque podem inocentar ou culpar pessoas envolvidas em processos acusatórios. Portanto, o presente estudo tem por objetivos inventariar as espécies de califorídeos colonizadoras de cadáveres em decomposição sob condições naturais em área florestada e quais destas são boas indicadoras forense.

METODOLOGIA:
O experimento ocorreu na Reserva Ecológica do Inhamum, localizada a aproximadamente 5 Km do perímetro urbano do município de Caxias. A área possui várias nascentes em seu interior o que resulta num igarapé de águas cristalinas, e por sua proximidade do centro urbano é constantemente frequentada, principalmente, por banhistas em finais de semana. Um suíno (Sus scrofa Linnaeus) de aproximadamente 20 kg foi sacrificado às 14h45min. em 25/06/2005, com um tiro na cabeça, em área de mata de galeria, a cerca de 50 metros do leito do igarapé. As observações e coletas ocorreram das 06h00min. às 18h00min. durante 15 dias consecutivos. Em seguida, foram feitas apenas visitas diárias ao local até o 47º dia. A temperatura ambiente e a unidade relativa do ar (U.R.A) foram tomadas todos os dias com auxílio de um termohigrometro digital. As coletas foram realizadas em diferentes estágios de decomposição do cadáver. Os insetos adultos foram capturados com auxílio de rede entomológica, sacrificados em frasco mortífero impregnado com acetato de etila.
RESULTADOS:

Foram coletados 72 espécimes de califorídeos adultos representados pelas espécies Chysomya aff. rufifacies, Chloroprocta idioidea (Robineau-Devoidy, 1830), Cochliomyia macellaria (Fabricius, 1775), Hemilucilia segmentaria (Fabricius, 1805)  e Lucilia eximia (Wiedemann, 1819)  com  15, 1, 47, 1 e 8 espécimes, respectivamente. As médias de temperatura e umidade relativa do ar ambiente foram de 26ºC e 68%, respectivamente. Foram observados cinco estágios de decomposição: estágio inicial ou fresco com duração de aproximadamente quatro horas; inchamento durou quatro dias; putrefação escura, dois dias; fermentação, 13 dias; os últimos 27 dias de observações foram de estágio seco.

CONCLUSÕES:
As primeiras oviposições ocorreram por L. eximia, nas proximidades da mucosa bucal e sob a orelha. O segundo dia de decomposição (inchamento) foi o mais atrativo para a oviposição de califorídeos. As espécies Ch. aff. rufifacies, L. eximia  e Co. macellaria  são boas indicadoras forense para a região. Este trabalho constitui o primeiro estudo de califorídeos de interesse forense no munícipio de Caxias, estado do Maranhão.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão - FAPEMA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Entomologia forense; Calliphoridae; Maranhão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006