IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
ESTUDO DO AMBIENTE RURAL NA ÁREA DO RIO VACACAI-MIRIM, MUNICÍPIO DE SANTA MARIA – RS
Roger Walteman Gomes 1
Vera Favila Miorin 1
(1. Universidade Federal de Santa Maria/UFSM)
INTRODUÇÃO:
O estudo aborda o ambiente rural da agrícola familiar em área de desequilíbrio social, considerando-se a área do Rio Vacacaí-mirim, que alimenta a barragem de fornecimento de água para a cidade de Santa Maria, onde se desenvolvem inúmeras lavouras de pequeno e médio porte com cultivo de cereais, pomares e hortas que compõem significativa parte do cinturão-verde que atende o consumo urbano. A investigação sobre esta temática tem como objetivo principal determinar o ambiente rural sob a influência da ação antrópica manifestada nas atividades produtivas que norteiam sua agrícola rural, considerando a presença de sistemas de produção desprovidos de capital, intensivos de trabalho e de mais-produto atuando em um ambiente de fragilidade dos recursos naturais, como solo e água e em área susceptíveis aos processos de degradação existentes ao longo do Rio Vacacaí-mirim no município Santa Maria, RS. Pretende-se, também identificar, como objetivos específicos, as iniciativas de desenvolvimento socioeconômico com preservação dos recursos naturais disponíveis, que possam existir na área e, ainda, caracterizar os níveis de degradação e de conservação ocasionados pela presença de unidades de produção familiar rural com menos de um módulo rural; e, confeccionar uma matriz de análise de impacto ambiental decorrente da ocupação socioeconômica da área, conforme Leopold et al., (1971), na qual serão quantificados os (prováveis) efeitos da ação produtiva e de uso da terra nesta área.
METODOLOGIA:
No primeiro momento, realizou-se o mapeamento da área e caracterização de seus aspectos físicos e socioeconômicos, especialmente, concernentes a população locada no espaço de análise e as atividades agrícolas, cujo conhecimento da realidade aponta os processos em atuação e os impactos advindos das atividades produtivas e de vida que se estabelecem ao longo do Rio, bem como, indicará as alternativas a serem propostas, na busca do equilíbrio ideal. O apoio da literatura desenvolvida serviu como instrumento de discernimento, definição e para a caracterização da problemática de estudo, por exemplo, entender o que vem ser produção agrícola familiar, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável, ocupação com responsabilidade e determinar as diferenças entre preservação e conservação permitindo melhor entendimento dos conceitos e oferecendo segurança na continuação do estudo e na própria identificação de campo. A segunda etapa se refere à análise de cartas, mapas e reconhecimento de campo na área de investigação, pois o procedimento metodológico se norteia pela execução do levantamento através de coleta de amostras de campo e de informações de como estabelece a matriz de análise de degradação e impacto, medindo o seu grau, conforme Leopold et al., (1971) apud Drew (1986). A matriz de Leopold assume importância no desenvolvimento do trabalho como modelo descritivo para níveis de degradação detectados no ambiente e nas relações socioeconômicas na área do rio Vacacaí-mirim.
RESULTADOS:
Entre os principais resultados alcançados, se destacam o ambiente em torna do leito do rio Vacacaí–mirim, o qual se encontra bastante degradado, em função, principalmente, da prática da agricultura inadequada e do avanço urbano da cidade de Santa Maria. Neste sentido, o uso inadequado de fertilizantes na cultura do arroz contribui para a poluição da água do Rio, como também para a compactação do solo. A cultura do arroz contribui, também, para a diminuição do volume de água, pois devido a sua irrigação e o elevado número de bombas d’ água existente, principalmente, nos meses de verão, época de baixo volume das águas devido as estiagens. Além disso, destaca-se o uso intensivo da terra com lavouras que chegam até as margens do leito fluvial ocasionando erosão e assoreamento do leito, contribuindo, assim, para a deposição de sedimentos no fundo do vale do fluvial. Outro problema constatado, em estudos de reconhecimento, é dado pelo desmatamento de árvores nativas, as quais está sendo substituídas por lavouras. Outro problema, também observado e preocupante é a contaminação da água através do esgoto e lixo jogados, diretamente, na corrente de água e principalmente junto as áreas de urbanização periférica. Do ponto de vista conjuntural, salienta-se a presença de habitações irregulares locadas em lugares impróprios e ilegais, sem saneamento básico, representando perigo devido a freqüência de deslizamentos, da poluição e da própria degradação do meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o ambiente em torna do leito do rio Vacacaí–mirim que se encontra bastante degradado, em função, principalmente, da prática da agricultura inadequada e do avanço urbano da cidade de Santa Maria. Um elemento presente e de preocupação vem a ser a contaminação da água através do esgoto e lixo jogados diretamente no rio, principalmente, em áreas de urbanização periférica (Bairro Menino Deus), que está situado próximo a Barragem do DNOS, a qual é responsável pelo abastecimento de água equivalente a 40% dos domicílios comerciais e residenciais da cidade de Santa Maria, como também do próprio esgoto dos estabelecimentos rurais em função da falta de saneamento básico. Como conseqüência da urbanização se destaca a presença de animais mortos e de dejetos oriundos da criação de suínos, os quais são jogados diretamente no leito do rio, contribuindo para a poluição da água. Do ponto de vista conjuntural, salienta-se a presença de habitações irregulares e em lugares impróprios e ilegais, sem saneamento básico, apresentando, grande perigo devido a ocorrência de deslizamentos, da poluição e da própria degradação do meio ambiente.
Instituição de fomento: FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Meio Ambiente em áreas periféricas; Ocupação do Solo; Impacto Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006