IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
IDENTIDADE PROFISSIONAL E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: LEVANTAMENTO SOBRE AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO E O POSICIONAMENTO DE ORGANIZAÇÕES FORMADORAS E EMPREGADORAS DE TRABALHADORES NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS.
Iúri Novaes Luna 1
Vanderlei Brasil 1
Annie Mehes Maldonado Brito 1
Joana Simielli Xavier Rocha 1
Márcia Sandrini Cascaes 1
Zelma Vanessa Dams 1
(1. Núcleo de Pesquisa Trabalho e Subjetividade - NPTS/UNISUL-SC)
INTRODUÇÃO:
A investigação dos processos de construção de identidades profissionais no contexto do trabalho contemporâneo envolve, de acordo com a literatura sobre o tema, um conjunto de variáveis, tais como situação sócio-econômica, formação escolar, trajetória profissional e condições e oportunidades de trabalho. Estudos recentes indicam que as transformações no mundo do trabalho verificadas sobretudo nas duas últimas décadas obrigaram os indivíduos a redefinir constantemente suas identidades profissionais para se manter no mercado. Não obstante, constata-se uma produção científica limitada quanto à relação entre a formação para o trabalho e as demandas efetivas do mercado de trabalho, especificamente na região da Grande Florianópolis. Observa-se, desta forma, a importância fundamental do estudo das oportunidades de trabalho e da educação formal como variáveis centrais para a compreensão de identidades profissionais na contemporaneidade.  Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre as competências profissionais preconizadas pelas instituições de ensino e as exigências do mercado de trabalho, considerando a realidade da Grande Florianópolis.
METODOLOGIA:
Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa descritiva, delineada como um levantamento, realizado em duas etapas. Na primeira, utilizaram-se entrevistas estruturadas. Selecionaram-se três escolas de Ensino Médio e três universidades como organizações formadoras. Quanto às organizações empregadoras e captadoras de pessoal, investigaram-se três empresas de médio e grande portes, três consultorias de RH e duas agências de integração empresa-escola. Foram entrevistados informantes que ocupavam posições-chave referentes aos aspectos estudados. Na segunda etapa, para definir as oportunidades de trabalho e as exigências para a contratação de trabalhadores, procedeu-se consulta documental no jornal diário de maior circulação do Estado de Santa Catarina. De setembro de 2004 a abril de 2005 foram consultados todos os anúncios presentes nos classificados de emprego, totalizando 16.163 ocorrências. Na análise de conteúdo criaram-se as seguintes categorias: sobre procura e oferta de trabalho, oferta de trabalho (POa) e procura de trabalho (POb); sobre escolaridade, pós-graduação (Ea), educação superior (Eb), ensino médio (Ec), ensino fundamental (Ed), curso técnico (Ee) e anúncio não aponta escolaridade (Ef); sobre o setor da economia, agricultura (SEa), indústria (SEb) e serviços (SEc); sobre o vínculo de trabalho, trabalho e emprego (VTa) e estágio (VTb). A categoria Ef foi subdividida em: conhecimento escolar (Efa), conhecimento artesanal (Efb) e sem conhecimento específico (Efc).
RESULTADOS:
Os resultados apontaram competência técnica, flexibilidade, liderança, ética, boa aparência, amplo conhecimento da área e competência interpessoal como categorias presentes tanto nas organizações formadoras, como nas organizações empregadoras e captadoras de pessoal. As formadoras preconizaram, exclusivamente, como categorias essenciais do perfil ideal para o trabalho: ousadia e iniciativa, persuasão, criatividade, agilidade e flexibilidade, obediência e docilidade, estabilidade social e familiar, ausência de dependentes, juventude e experiência profissional. Por sua vez, as empregadoras e captadoras de pessoal indicaram exclusivamente as seguintes categorias: confiabilidade, comprometimento, agilidade, saúde física e psicológica. No que se refere à procura e à oferta de trabalho de acordo com os anúncios do jornal analisado, os resultados indicaram que 93,0% das ocorrências se referiram à categoria  POa e 7,0% a POb. No que diz respeito à escolaridade, foram identificadas 0,3% Ea, 14,0% Eb, 9,0% Ec, 1,0% Ed,  6,7% Ee e 69,0% Ef. Quanto à subdivisão da categoria Ef, foram observadas 63,0% Efa, 34,0% Efb e 3,0% Efc. No que se refere ao setor da economia, foram identificadas 0,1% SEa, 3,0% SEb e 96,9% SEc. Enfim, quanto ao vínculo de trabalho, foram observadas 87,5% VTa e 12,5 VTb.
CONCLUSÕES:

Conclui-se que houve uma consistência parcial entre as competências preconizadas pelas organizações formadoras e pelas empregadoras e captadoras de pessoal. Considerando as vinte categorias estabelecidas, houve, por parte de ambas as organizações, coincidência em sete categorias. Por outro lado, de forma exclusiva, as organizações formadoras e empregadoras/captadoras apresentaram ocorrências em nove e quatro categorias respectivamente. A investigação nos anúncios de emprego apontou uma significativa exigência de educação formal de, no mínimo, Ensino Médio, para a contratação, e a concentração de oportunidades no setor de serviços, o que evidencia o perfil exigido para os empregos e trabalhos oferecidos na região da Grande Florianópolis. Observou-se que metade das categorias definidas se refere a características significativamente vinculadas a competências requeridas pelo setor de serviços.  Além disso, constatou-se que grande parte dos indivíduos que se oferecem para trabalhar na região estudada não o faz por intermédio de anúncio em jornal. Levanta-se, por fim, a possibilidade da existência de uma contradição fundamental que intervém no processo de construção de identidades profissionais, tendo em vista que os trabalhadores precisam ser comprometidos com as organizações e confiáveis, entretanto freqüentemente não recebem formação para tanto, nem garantias quanto ao seu futuro no trabalho, conforme apontam estudos atuais nas áreas da psicologia e da sociologia do trabalho.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina - FAPESC
 
Palavras-chave: identidade profissional; mercado de trabalho; formação para o trabalho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006