IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
O USO DO PROCEDIMENTO DE DESENHOS-ESTÓRIAS COM TEMA NO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO
Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro 1
Hélio Yoshiyuki Hoshina 1
Tânia Maria José Aielo Vaisberg 1
(1. Curso de Doutorado em Psicologia da PUCCAMP)
INTRODUÇÃO:
 O presente trabalho insere-se no conjunto de uma produção dedicada à pesquisa sobre a eficácia clínica de enquadres diferenciados, que vem sendo desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção. Focaliza, especificamente, a prática do diagnóstico interventivo, tal como pode ser pensado a partir do abandono do paradigma positivista e da adoção de uma visão intersubjetiva, que exige o aperfeiçoamento de estratégias clínicas capazes de favorecer a comunicação emocional. No momento, estudamos a introdução do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema como recurso dialógico, tendo em vista examinar seu potencial clínico em termos de facilitação da ocorrência de comunicações significativas desde as primeiras entrevistas psicodiagnósticas.
METODOLOGIA:
 Estagiários de psicologia realizaram, sob nossa supervisão, dez (10) entrevistas com mães de crianças em psicodiagnóstico em sete (7) Unidades Básicas de Saúde de um município do Estado de São Paulo, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Solicitaram o desenho de uma criança problema, em uma folha de papel sulfite, fornecendo lápis preto número 2. Num segundo momento, pediram que inventassem uma estória sobre a figura desenhada, a ser escrita no verso da mesma folha. Finalizada a entrevista, cada estagiário elaborou uma narrativa psicanalítica sobre o acontecer clínico vivido, observando a regra fundamental da associação livre e da atenção equiflutuante. O conjunto do material constituído pela produção de cada entrevistado e pela narrativa de cada entrevistador foi psicanaliticamente analisado, tendo em vista captar os campos psicológicos não conscientes sobre os quais se organiza a conduta das mães em relação aos filhos.
RESULTADOS:
 A análise do material clínico evidencia que o imaginário das mães é dominado por um campo psicológico não consciente do medo de comportamento socialmente inadequado. Deste modo, foi possível perceber que a ajuda psicológica está sendo buscada em função do temor de que as dificuldades atuais dos filhos evolua no sentido da delinqüência, o que angustia bastante as mães.
CONCLUSÕES:

O uso do procedimento de Desenhos-Estórias com Tema por estagiários, em psicodiagnóstico interventivo, revelou-se clinicamente produtivo na medida em que permitiu um alargamento da compreensão clínica dos estudantes e um atendimento mais próximo às angústias e necessidades das mães. Propiciou uma visão clara sobre o campo psicológico não consciente, que tem tessitura vivencial, a partir do qual as mães buscam ajuda psicológica.

 
Palavras-chave: Psicodiagnóstico interventivo; Psicanálise infantil; Desenhos-Estórias com Tema.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006