IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INTERDISCIPLINARIEDADE, AVALIAÇÃO E AUTO-ESTIMA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE DOCENTES DE DIFERENTES  NÍVEIS DA EDUCAÇÃO
Francine de Bem Rossi 1
Celso Ilgo Henz 1
(1. Universidadede Federal de Santa Maria/UFSM)
INTRODUÇÃO:

Este projeto de pesquisa e extensão Interdisciplinar do GEPE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação)  teve início em maio de 2004 e foi concluído em dezembro de 2005. O mesmo objetivou estabelecer relações dialógicas e interativas entre professores do Ensino Básico e Superior, promovendo uma contínua interlocução entre os diversos saberes constituintes e constituídos do contexto educacional através de debates, seminários, estudos, procurando articular a “leitura da palavra” com a “leitura de mundo”. Assim foi se concretizando a proposta de uma construção coletiva sobre o que fazer, como fazer, quando fazer e, reservando momentos de conflitos, angústias e inquietações, proporcionando vez e voz para todos, sem atropelos, receitas, manipulações e/ou palestras; mais do que alguém falar para os outros, tratou-se de todos dialogarem entre si. Juntos, considerando as vivências de cada um, conseguimos refletir, compreender, construir, sonhar e buscar novos caminhos para uma prática educacional mais significativa.

METODOLOGIA:

A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou construir reflexões dialógico-problematizadoras entre educadores das instituições de ensino superior e básico. Para tanto, deu-se preferência à investigação-ação, sendo que as principais atividades do grupo apontaram para este tipo de pesquisa, pois pretenderam muito mais do que apenas a constatação de uma realidade, tendo como ponto de partida questões da práxis educativa, visando ao mesmo tempo a reflexão e a qualificação das diferentes práxis. Nessa perspectiva, realizamos entrevistas semi-estruturadas em três escolas de Santa Maria selecionadas pelo grupo, para assim, delimitarmos os temas e avaliarmos a visão dos docentes. Após seguimos com encontros quinzenais, sendo que estes eram realizados nas dependências das escolas envolvidas, nos quais ocorriam debates sobre as temáticas-guias sugeridas pelos participantes: avaliação, interdisciplinaridade e auto-estima. Os participantes puderam expor pensamentos e angústias sobre as temáticas relacionando-os com suas vivências. A partir disso, procuramos articular reflexões que pudessem corroborar e estruturar procedimentos mais adequados para o processo de ensino-aprendizagem, registrando-os com o uso de gravador, canetas e papéis. Além disso contamos com palestras, documentários e aprofundamentos teóricos para darem vigor as discussões e reflexões estabelecidas pelo GEPE.

RESULTADOS:

Diante dessa pesquisa, percebemos o quão válido é a interação entre professores da educação básica e superior, pois durante os dois anos de duração do projeto ocorreram trocas de experiências e vivências educacionais que geraram reflexões sobre as nossas práxis educativas na escola básica e na universidade. Os docentes das instituições de ensino envolvidas participaram de reuniões no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria para discutir e refletir com professores e acadêmicos deste centro. Os integrantes do projeto também participaram de eventos para socializar as diferentes construções que foram ocorrendo nestes dois anos: um grupo de professores da Escola Estadual Érico Veríssimo acompanhou o estudo em trabalhos realizados com os professores estaduais e municipais da região de São Gabriel (na URCAMP), de São João do Polêsine e Faxinal do Soturno, apresentando o processo de construção do projeto político-pedagógico e a sistemática de avaliação da sua escola. Ainda, algumas professoras apresentaram o projeto e as conseqüentes mudanças que ocorrem em suas práticas educativas após os encontros dialógicos-problematizadores. Assim, percebemos a relevância e a concretização do projeto de pesquisa, alcançando nossos objetivos, bem como e, principalmente, o [re]dimensionamento das práticas educativas e o [re]pensar sobre a educação como práxis pertinente. Atualmente está se trabalhando na sistematização das vivências e construções para publicação em livro.

CONCLUSÕES:

As vivências, partilhas, problematizações e reflexões que ocorreram nestes dois anos estão deixando suas marcas tanto na práxis educativa dos professores da educação básica como do ensino superior. Aliás, a maior riqueza foi a superação da concepção de que os professores da universidade vão até as escolas de educação básica para ensiná-los com palestras; a construção dialógico-reflexiva é possível e torna todos sujeitos do processo, possibilitando vivências interdisciplinares e avaliativas enquanto promoção do crescimento pessoal de todos, contribuindo com a auto-estima de cada um. Fazer o diferente é possível e vale à pena, também nas instituições públicas de educação.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Interação e Reflexão; Práxis Educativa; Dialogicidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006