IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
A releitura dos poemas drummondianos numa linguagem pictórica
Regina Pereira Cotrim 1
Iziane Lopes Lima 2
Maria da Glória Nogueira 3
(1. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma; 2. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma; 3. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma)
INTRODUÇÃO:

 Toma-se como objeto de estudo deste trabalho a análise das poesias drummondianas, sendo estas representadas em fases marcadas pelo individualismo, pessimismo, consciência e criticidade do autor no contexto social de sua época. Então objetivamos proporcionar aos alunos momentos de reflexão diante das várias situações apresentadas nos textos escolhidos, oportunizando-os a analisar e interpretar alguns poemas, bem como de reproduzi-los em telas, por meio de pinturas.

METODOLOGIA:

No desenrolar das atividades apresentadas no projeto: “A releitura dos poemas drummondianos numa linguagem pictórica”, levamos para a sala de aula: livros de literatura, biografias, CD contendo crônicas e poesias enfocando temas diversos. Nesse contexto, os alunos tiveram oportunidade de analisar e discutir os textos de Carlos Drummond de Andrade. Com o poema José, estudamos tempos verbais, enfatizando os verbos no passado, como: “acabou, ficou, veio, fugiu, mofou...”, e destacando interrogações, como: E agora, José?,  relacionando algumas poesias com a época atual, fazendo uma ligação entre a linguagem escrita e a arte pictórica. Após análise, as produções foram expostas no mural da escola.

RESULTADOS:

No decorrer das atividades propostas, percebemos que os alunos distinguiram as diferentes fases do poeta, analisando a poesia social, tema que marcou muito a vida de Drummond. Nesse ínterim, os alunos perceberam que a poesia retrata o momento vivenciado pelo autor, sendo fundamental direcioná-los a fazer uma leitura de mundo, traçando um paralelo relacionando épocas passadas, às constantes transformações diárias.

CONCLUSÕES:

 Com base na análise das poesias de Drummond, os alunos da 6ª série, puderam desenvolver leituras variadas, retratando em diferentes épocas e contextos sociais, sendo capazes de interpretá-las em diversas maneiras a poética drummondiana.  

Instituição de fomento: GECAC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: A releitura dos poemas drummondianos; numa linguagem; pictórica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006