IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES EM DISCURSOS DE TAXISTAS

Carolina Silva de Medeiros 1
Audizélia dos Santos Araújo 1
Thelma Maria Grisi Velôso 1
Pedro de Oliveira Filho 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB))
INTRODUÇÃO:
Trata-se de uma pesquisa realizada com dois grupos de taxistas que fazem em seus veículos o transporte alternativo João Pessoa (Pb)/Campina Grande (Pb)/João Pessoa (Pb) e Campina Grande (Pb)/João Pessoa (Pb)/Campina Grande(Pb). A pesquisa teve como objetivo principal analisar a identidade desses taxistas através dos relatos de suas histórias de vida. Neste sentido, analisamos também as imagens que o grupo estudado constrói dos outros taxistas do grupo; dos taxistas que são da mesma praça de táxi, e não fazem parte do grupo; de um outro grupo que faz transporte alternativo, mas não é formado por taxistas; e da Empresa Real (que monopoliza o trajeto João Pessoa/Campina Grande/João Pessoa). Entende-se identidade como uma construção social, produto de um processo contínuo de identificação, uma totalidade múltipla e mutável.
METODOLOGIA:
Metodologicamente, foram obtidos dez relatos orais de vida, sendo quatro realizados com taxistas do grupo de João Pessoa e seis com taxistas do grupo de Campina Grande. As entrevistas foram gravadas em fita cassete, transcritas e submetidas à análise do discurso a partir dos princípios propostos pela Psicologia Social Discursiva.
RESULTADOS:
Nos discursos analisados os taxistas justificam a adesão ao transporte alternativo devido à existência de concorrentes, que acabaram por diminuir a sua rentabilidade, impulsionando-os à prática deste tipo de transporte (ilegal). Com relação aos taxistas que fazem o transporte alternativo, a imagem construída é de união. Enquanto que na relação com os taxistas que não fazem o transporte alternativo, explicitam-se alguns desentendimentos que são contornados facilmente. Quanto ao grupo que faz transporte alternativo, mas não é formado por taxistas, há divergências nos discursos. Tanto são vistos de maneira totalmente negativa, quanto, para outros, são vistos como uma profissão atraente devido a lucratividade. A Empresa Real, por sua vez, ora se mostra para os taxistas como aliada (quando luta contra os alternativos que não são taxistas) ora como concorrente, quando, por exemplo, os fiscais da Empresa dificultam o trabalho dos mesmos.
CONCLUSÕES:

No que se refere à identidade, de modo geral, percebeu-se que esta oscila, já que os entrevistados se encontram num espaço intermediário, entre a legalidade (ser taxistas) e a ilegalidade (ser alternativos).

 

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Identidade; Taxistas; Relatos Orais de Vida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006