IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia

OS ESTUDOS DO COTIDIANO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PENSAMENTO DEMOCRÁTICO E PARA A TESSITURA DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: OS PROCESSOS EDUCATIVOS E A FORMAÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DEMOCRÁTICAS

Maria Luiza Sussekind Verissimo 1
Ines Barbosa de Oliveira 1
(1. PROPED/FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ)
INTRODUÇÃO:

Este é um projeto em desenvolvimento no programa de doutoramento em Educação da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Linha de Pesquisa em Currículos e Processos Cotidianos. A idéia principal é costurar as diversas teorias que vêm sendo utilizadas para embasar os estudos qualitativos que utilizem entrevistas semi-estruturadas ou abertas, observação participante ou os métodos etnográficos no sentido de construir um modelo teórico a partir de diversas contribuições vindas da antropologia, da educação, das ciências humanas e sociais, em geral, e que amplie o entendimento das trajetórias já percorridas pelos estudos no/do cotidiano e subsidie outros próximos estudos. Ainda, o diálogo entre os autores cotidianistas, ou não, mas que são chamados para os estudos do cotidiano, pode evidenciar o constructo teórico favorável para os estudos no/do cotidiano e quais são as contribuições retiradas dos autores que usamos e, destarte revelar que linhagens teóricas que fundamentam estes estudos. Além da vasta investigação teórica e da análise de dissertações e teses produzidas nos departamentos de estudos cotidianos em educação na UERJ, UFF, UFES e UNICAMP utilizaremos como campo de estudo entrevistas semi-estruturadas e abertas com autores e professores destes mesmos programas. O resultado esperado do presente trabalho é anunciar de forma explicativa uma tese que possa servir como bússola aos que vêem algo além das estruturas.

METODOLOGIA:

As pesquisas qualitativas são constructos de saberes cujo processo é guiado preponderantemente pelo senso questionador do pesquisador e pelas hipóteses de pesquisa definidas a priori e aperfeiçoadas ao longo do trabalho tanto pelos sujeitos da pesquisa (dissertações, teses, autores e professores) quanto pelo autor. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos não segue padrões rígidos ou pré-determinados, mas, sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.  Estas técnicas, muitas vezes, têm que ser formuladas ou criadas para atenderem à realidade do trabalho de campo, sobretudo, quando o campo é por definição teóricoepistemometodológico. Nesta perspectiva, o processo de pesquisa será determinado explícita ou implicitamente pelas questões propostas aqui e aperfeiçoadas progessivamente frente ao campo formado por estudos e análise teóricas e por entrevistas abertas e semi-estruturadas com grupo de amostragem não probabilística intencional para a pesquisa de campo. Para tabulação e análise dos dados utilizaremos os processo botton up e de triaangulação inspirados em Spradley, Hammershley e Süssekind Veríssimo e Mattos.

RESULTADOS:

Este projeto teve como objetivo pesquisar, comparar e apresentar os resultados, quantificados e analisados, sobre os sujeitos, autores e estudos que utilizam metodologias qualitativas de pesquisa. Os dados quantitativos e qualitativos produzidos junto aos sujeitos da pesquisa estão sendo triangulados para verificação e condução das análises a partir das categorias e subcategorias que ilustram a utilização de teorias, idéias e conceitos, bem como métodos e técnicas variados e que permitem a composição de um quadro sinóptico.Os dados da pesquisa permitem produzir gráficos e tabelas que demonstram a importância de investir na composição de um modelo teórico para os estudos do cotidiano e as pesquisas qualitativas, em geral, no sentido de atingir maior excelência acadêmica e potencializar o escopo teórico dos trabalhos na área de pesquisas qualitativas em educação.

CONCLUSÕES:

Justificamos a importância deste estudo por buscar a construção de um modelo de referência para os estudos qualitativos na área de educação e por anunciar que não há intenção nem de construir um paradigma nem de contrapor, numa perspectiva teóricoepistemologica os estudos sobre o macrosocial. O enunciado no/do cotidiano que aqui configurar-se-á tem como base a idéia de espaçostempo que se complementam, se tangenciam, se superpõem mas não se anulam. Validar os fenômenos cotidianos que vemos e ouvimos, sentimos mas desprezamos quando científicos, ou que existem como possibilidade – como por exemplo as práticas sociais emancipatórias tão relevantes na obra de Boaventura Santos – significa valorizar e dar pertinência aos estudos qualitativos mas sem desprezar os estudos de classe, econométricos e de ciência política. Não se pressupõe uma relação dialética entre o macro e o micro, entre o indivíduo e o social, entre a natureza e a cultura, entre o consciente e o inconsciente. Pretende-se evitar essas categorias dicotômicas por entender que foram criadas pra facilitar o entendimento do social, didaticamente, mas, terminaram por aprisioná-los ambos – ao social e ao entendimento. Ao longo da tese, será possível traçar um paralelo entre as construções do real social contemporâneo – modernidade, pós-modernidade ou alta modernidade – feitas por Habermas e Santos, no sentido de resgatar as rupturas e as permanências das grandes narrativas modernas em suas obras e no que contribuem para o estudos das práticas educativas emancipatórias. Para isso serão usadas as contribuições sobre o desencaixe das estruturas sociais e sobre a modernidade reflexiva de Giddens e Lash, as leituras sobre o materialismo e a racionalidade de Habermas de Oliveira e Schuartz, entre outros.

Instituição de fomento: UERJ / FUNASA / UNESCO
 
Palavras-chave: PESQUISAS QUALITATIVAS; ESTUDOS DO COTIDIANO; EMANCIPAÇÃO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006