IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROFESSOR E O LIVRO DIDÁTICO: UM PENSAR SOBRE ESTÁ PARCERIA
Silvana do Nascimento Silva  1
Marcos Lopes de Souza  1
Ana Cristina Santos Duarte  1
(1. Departamento de Ciências Biológicas / UESB)
INTRODUÇÃO:

Diversas pesquisas realizadas na comunidade científica consideram que os livros didáticos, utilizados pelos professores em sala de aula, passam por problemas graves, dentre os quais, erros conceituais, superficialidade dos assuntos abordados, presença constante de questões memorísticas, falta de contextualização e pouca valorização do cotidiano do aluno e entre outros. Apesar das críticas ao livro didático, este se torna, na grande maioria das vezes, o único material didático que o professor e aluno dispõem para discutir os assuntos científicos em sala de aula, pois é comum, queixas de professores afirmando não possuírem outros meios para trabalhar os assuntos referentes aquele nível de ensino. Diante desta situação, surgem alguns questionamentos em relação ao livro didático que recaem sobre o ensino de Ciências: Até que ponto o livro didático pode influenciar negativamente sobre o ensino de Ciências? O que deve fazer o professor na ausência de outros materiais didáticos? Será que as pesquisas sobre as condições dos livros didáticos chegam ao professor do ensino fundamental? Em face desta problemática sobre a seleção dos livros didáticos de Ciências e preocupados com a atuação e conhecimento dos profissionais da área de educação em Ciências, foi realizada uma pesquisa com docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Jequié, objetivando identificar e analisar o conhecimento dos professores em relação à temática livro didático.

METODOLOGIA:

Partindo do objetivo proposto, esta investigação priorizou trabalhar com professores de Ciências do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Jequié-BA. A partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Jequié-BA, obteve-se a relação dos professores de Ciências do Ensino Fundamental, atuando em sala de aula no ano de 2005, perfazendo um total de 40 professores. Tais professores foram contatados para responderem o questionário de investigação, porém, apenas 23 professores participaram deste processo. O questionário consta como uma técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas e etc. O mesmo continha 6 questões, sendo 3 abertas e 3 dependentes que versavam sobre os seguintes tópicos: materiais didáticos utilizados pelo professor com maior freqüência e o livro didáticos na visão dos professores.

RESULTADOS:

Quando perguntado aos professores sobre os materiais didáticos utilizados pelos mesmos, nota-se que para aqueles materiais utilizados em primeiro lugar, o livro didático é o mais utilizado (52,17%) seguido pela internet (13,04%) e revistas (8,69%). A partir destes dados constata-se que o livro didático é ainda o material predileto do professor apesar dos problemas que o mesmo apresenta conforme já citado por diversas pesquisas. Além do livro didático ser, primordialmente, o material mais utilizado pelo professor, 78,26% dos educadores pesquisados, o adota como guia e utiliza outros para complementar. Diante disso, o livro didático acaba norteando a prática pedagógica do professor de Ciências e acaba sendo o material didático que os alunos têm maior contato, senão o único. Por esses dados, também percebe-se que o professor opta por um livro específico para trabalhar com seus alunos, sendo os demais vistos apenas como complementares. Quando questionado aos sujeitos, a relevância do livro didático na escola, 30,43% ressalta que ele é o único material didático disponível; 13,04% menciona que é um suporte da proposta pedagógica do professor e 13.04% diz que ele contribuiu na aprendizagem do aluno. Aqui, é importante ressaltar que o livro é importante, nem tanto pelo conteúdo que ele apresenta, mas sim pelo fato de ser a única fonte de consulta tanto para o aluno quanto para o professor.

CONCLUSÕES:

Diante dos resultados apresentados, verifica-se que, apesar dos vários estudos e análises já realizadas sobre os livros didáticos e sua utilização, conforme podemos constatar pela própria história do livro didático, sem desconsiderar as mudanças que já ocorreram, tanto na estrutura quanto na abordagem do conteúdo, ainda há muito para ser mudado, sobretudo, quanto a percepção e utilização do livro pelo próprio educador. Percebe-se a necessidade de desviar o foco de atenção do conteúdo propriamente dito e focar o olhar, um pouco mais, na sua significância  e relevância social. É preciso que o livro de Ciências seja utilizado não apenas como fonte de informações, mais como um instrumento didático, que promova o desenvolvimento de competências necessárias para a vida, tais como a observação, a critica, a análise, a reflexão e principalmente, a capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados e o cotidiano vivenciado no dia-a-dia.

Instituição de fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
 
Palavras-chave: Livro didático; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006