IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA: O EXEMPLO DA MONOCULTURA DE BANANA NO VALE DO AÇU – RN

Gleydson Pinheiro Albano 1
Ademir Araújo da Costa 2
(1. Mestre em Geografia, pelo Depto. de Geografia, CCHLA, UFRN; 2. Prof. Dr. do Depto. de Geografia, CCHLA, UFRN )
INTRODUÇÃO:

A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da globalização no Vale do Açu - RN. Impactos esses que passam pela alteração nas relações de trabalho, na produção de alimentos com a instituição da monocultura de banana e no  meio ambiente local. A pesquisa se reveste de grande importância, tendo em vista ser um trabalho pioneiro neste tipo de investigação na área de estudo escolhida. Percebemos que existe uma escassez de conhecimento de estudo sobre esses impactos provocados pela globalização no espaço rural, havendo uma maior preocupação com impactos provocados pela globalização ligados ao espaço urbano.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada com base em fontes documentais, livros e periódicos e em uma vasta pesquisa de campo. Foi feita uma pesquisa em livros especializados na temática da globalização e das multinacionais ligadas a bananicultura. Além disso, foi realizado um levantamento na internet sobre o assunto em instituições como a CEPAL, BNDES, Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas, e bancos de dados de várias universidades. A pesquisa de campo contou com inúmeras entrevistas a população local, além de uma análise detalhada no cartório da região para averiguar mudanças na estrutura fundiária.

RESULTADOS:

Como resultados notamos que vem ocorrendo mudanças substanciais na zona rural em decorrência da inserção da região do Vale do Açu – RN no processo de globalização. Com a globalização tem-se a entrada de várias empresas na região, inclusive o capital multinacional, e a partir disso ocorre grandes mudanças, podemos enumerar: Mudanças na forma de ocupação do morador da zona rural que deixa a atividade de agricultura de subsistência para se inserir em atividades como: motorista, vigilante, embalador, etc; A entrada dessas empresas também tem provocado uma alteração no meio ambiente do espaço onde elas estão inseridas, uma vez que além da ampliação das áreas produtivas, favorecendo a destruição da vegetação, o uso de defensivos agrícolas tem provocado a poluição do ambiente natural, principalmente os recursos hídricos e os solos; Nota-se também mudanças das relações entre o meio local (empresas fornecedoras de insumos, prestadoras de serviços) e as multinacionais instaladas na zona rural. Essas multinacionais que atuam na zona rural  procuram privilegiar muito mais os seus fornecedores a nível mundial do que os que existem no local. Além de se notar também uma mudança na produção de alimentos, que com a chegada do capital multinacional, especializa a região na monocultura de banana para exportação, deixando de lado a produção de alimentos tradicionais para o mercado local e regional.

CONCLUSÕES:

Notamos que com a inserção da região do Vale do Açu – RN na globalização há uma significativa alteração na área, refletindo tanto no ambiente natural quanto no social. Com a globalização tem a entrada na região de empresas que alteram o local, desprezando os fornecedores e prestadores de serviço locais; Alteram as relações de trabalho na região, por terem métodos de trabalho diferentes dos empregadores locais, métodos estes que visam marginalizar o empregado especializado local e aproveitar somente o empregado sem especialização e de baixa remuneração; Alteram também as ocupações da zona rural, trazendo a essa região um número maior de ocupações não-agrícolas que antes não era significativo e, também  percebemos alterações no meio ambiente do local onde estas (empresas) encontram-se instaladas. Neste sentido, as áreas são amplamente devastadas para o plantio, fato que vem descaracterizar o espaço natural e o uso indiscriminado de defensivos tem provocado a poluição do ambiente em geral. Por fim, também percebemos que essas empresas subvertem a produção local de alimentos e transformam a região em uma grande exportadora  de banana para o mercado global.

 
Palavras-chave: Globalização; Espaço Rural; Multinacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006