IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
AREAS DE FORMAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERFÍS PROFISSIONAIS NO COMPORTAMENTO DE EVASÃO NO CURSO SUPERIOR
Helton Rocha Campos 1, 2
Anna Edith Bellico da Costa 1, 2
(1. Comissão Permanente de Avaliação UFMG-PROGRAD; 2. Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte)
INTRODUÇÃO:
 

O trabalho dá continuidade a estudo anterior que analisou as representações sociais de alunos ingressantes no ensino superior , relacionadas ao perfil de profissionais da área do curso que pretendiam fazer e identifica a existência de representações diferenciadas por parte daqueles que ainda permaneciam no curso escolhido, após oito semestres,considerando-se a configuração das representações sociais por área de formação, e daqueles que evadiram ao longo desse mesmo período.


METODOLOGIA:
Pesquisa longitudinal, em follow-up, de uma amostra inicial de 619 estudantes que ingressaram na UFMG através dos vestibulares de 1996 e 1997. Foram analisadas as respostas de 541 sujeitos (87,4%) não evadidos e de 78 sujeitos (12,6%) que vieram a evadir-se dos 45 cursos oferecidos pela Universidade utilizando-se como critério permanência/evasão em uma análise correlacional das representações sociais quanto às características pessoais do profissional formado no curso escolhido. INSTRUMENTAL: 07 questões de um questionário de expectativas e experiências, tipo Likert, com cinco opções de resposta, aplicado no momento do ingresso na UFMG, antes do primeiro contato com o curso escolhido. Essas questões descreviam características de personalidade associadas ao perfil do profissional formado no curso no qual o aluno se matricularia, relacionadas a representações sociais estereotípicas: ser audacioso/a e gostar de riscos, gostar de solidão, ter capacidade de ajudar e de se sacrificar pelo outro, se individualista e egocêntrico, ser independente e livre, valorizar principalmente a aparência física, ser amorável e afetuoso/a. Esta escala apresentou coeficiente de consistência interna a=0,80. As respostas foram correlacionadas com o critério evasão.
RESULTADOS:

a)As representações sociais estereotípicas vinculadas às características positivas: “ter capacidade para ajudar e de se sacrificar pelo outro, ser amorável e afetuoso/a”, bem como, a as representações negativas de valorização da aparência física não foram significativamente correlacionadas com a evasão em nenhuma área; b) as representações sociais estereotípicas positivas: “ser audacioso e gostar de riscos” somente foram significativamente correlacionadas com a evasão para os alunos da área de Ciências Humanas (r=0,300, sig =0,01; c) as representações sociais estereotípicas positivas “ser independente e livre” foram significativamente correlacionadas com a evasão dos alunos dos cursos da área de Ciências da Saúde (r=0,221,sig< 0,001) , da área de Engenharias (r=0,243,sig=0,04) e de Ciências Sociais Aplicadas -direito, economia e administração - (r=0,195,sig=0,018); d)Dentre as representações sociais estereotipadas vinculadas às características negativas, apenas “ser individualista e egocêntrico” foi significativamente correlacionado com a evasão para os alunos da área de Ciências da Saúde (r=0,312,sig<0,001).

CONCLUSÕES:

Interessante observar que das quatro representações sociais vinculadas às características positivas, duas  apresentam correlação significativa com a evasão dos alunos nos cursos das áreas da Saúde, das Engenharias e das Ciências Sociais Aplicadas ( as características de “ independência e liberdade”) e nas Ciências  Humanas,apresenta correlações significativas  para aquelas de “audácia e gosto pelo risco”.Haveria alguma dissonância na avaliação que o evadido faz de suas características pessoais e o estereótipo que ele cultiva quanto ao perfil psicológico do profissional de sua área de curso?A característica negativa de “ ser individualista e egocêntrico” foi positivamente correlacionada  com evasão, para os alunos da área de Saúde. Estariam os evadidos com seu comportamento emitindo uma crítica aos profissionais daquele perfil? Recomendam-se estudos para esclarecimento das hipóteses levantadas.

Instituição de fomento: UFMG-PROGRAD/CNPq
 
Palavras-chave: comportamento de evasão; representação social; profissionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006