IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas

O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E INSERÇÃO SOCIAL.

Narciso Felix de Carvalho Neto 1
Diego Domingos de Souza 1
Tarina Unzer Macedo Lenk 1
(1. Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento torna-se cada vez mais importante para o sucesso. A acessibilidade, utilização e compreensão de informações  são de fundamental importância para a sociedade, tornando-se decisivas para a inserção social e profissional de seus indivíduos. Segundo TOFLER (2001), a economia mundial caracteriza-se em forma de “ondas”, passando em caráter evolutivo, pelas ondas agrícola, industrial e da informação. Vivencia-se assim, a era da informação, cuja existência tem transformado o mundotem transformado a sociedaderramenta importante e exigido constante capacitação e atualização dos que estão integrados nele para as diversas formas de conhecimento.

O projeto “Idioma Para Todos” está inserido neste contexto e atua como difusor de conhecimento diante das exigências do novo mercado e da importância da aprendizagem de outro Idioma para a construção da sociedade na era da informação. As atividades do projeto pautam-se no desenvolvimento e na qualificação dos estudantes universitários com o objetivo de inseri-los na sociedade, capacitá-los para o mercado de trabalho e desenvolver-lhes a responsabilidade social. Nestes aspectos está a relevância do projeto. Assim, os objetivos a serem atingidos são: mostrar a importância da língua estrangeira e em quais aspectos ela contribui para a formação profissional do aluno; fazer uma análise das condições profissionais, acadêmicas e pessoais dos estudantes; inserir os participantes em projetos sociais voluntários e desenvolver uma alternativa de qualificação profissional.

METODOLOGIA:

A primeira etapa visa à familiarização de estudantes universitários com a língua e cultura inglesas e introdução de uma cultura de voluntariado, utilizando métodos didáticos de aulas expositivas, apresentações orais, discussão em grupo e estudos de casos. Para avaliar o andamento da primeira etapa, buscou-se analisar o desempenho dos seguintes aspectos: profissionais (ascensão profissional, ampliação da rede de contatos, importância da língua estrangeira); aspectos acadêmicos (desempenho acadêmico); pessoais (motivação, auto-estima, responsabilidade social).

Esses aspectos foram medidos através de uma pesquisa qualitativa feita por meio de um método de coleta de dados aplicando-se um questionário com a população de 100% dos participantes do projeto. O questionário utilizou perguntas abertas, perguntas fechadas, com classificação sim ou não, e perguntas utilizando a escala de Likert.

A segunda etapa está voltada ao ensino de ferramentas didáticas e a qualificação dos participantes em métodos de ensino. O objetivo é capacitar os estudantes a transmitir o conteúdo estudado que será desenvolvido na terceira etapa.

A terceira etapa é a transmissão dos conhecimentos adquiridos. Os objetivos dessa etapa estão voltados ao sentido de multiplicação e socialização do conhecimento da língua e cultura inglesas e a criação de uma alternativa profissional para os estudantes universitários, tendo como público alvo estudantes de escolas públicas.

RESULTADOS:

Na avaliação do desempenho da primeira etapa do projeto foi considerada a população de todos os participantes do projeto e buscou-se avaliar os aspectos profissionais, acadêmicos e pessoais. Os principais resultados observados na avaliação a respeito do aprendizado da língua inglesa são: 100% afirmam que é importante para a melhoria da formação profissional; 82,35% afirmam que o projeto contribui para melhoria no desempenho acadêmico e 47% apontam  a melhoria na qualificação profissional. Quanto aos aspectos de ascensão profissional, crescimento pessoal, auto-estima, inserção social, desempenho acadêmico e redes de contato utilizou-se, na avaliação, a escala tipo Likert, variando de 1-péssimo a 5-excelente para obter as seguintes conclusões: 82,35% afirmam que houve melhorias no seu crescimento pessoal, 70,58% afirmam que o aprendizado de uma nova língua contribui de forma significativa para a ascensão profissional; 70,58% afirmam que tem contribuído para facilitar a leitura, tradução e compreensão de textos; 52,94% afirmam que houve uma melhoria na sua capacidade de enfrentar desafios; 47,05% asseguram que a auto-estima melhorou e 47,05% julgam uma melhora na sua rede de contatos.

CONCLUSÕES:

Em um mundo cada vez mais competitivo, um domínio de um novo idioma é fundamental para o sucesso profissional, dessa forma, um projeto como o Idioma Para Todos contribui, de forma significativa, não só para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos universitários que o integram, como também para a sociedade, pois busca-se o desenvolvimento de uma cultura de voluntariado e responsabilidade social. Partindo do pressuposto da importância do conhecimento de um novo idioma para o mercado de trabalho, pode-se afirmar que estas ações possuem significativa relevância, por buscar desenvolver fatores de integração (rede de contatos), ampliação do conhecimento (desempenho acadêmico) e crescimento pessoal (auto-estima). De acordo com os dados obtidos, pode-se considerar que o projeto tem influenciado de forma expressiva a ampliação do conhecimento, a melhoria do desempenho acadêmico de forma geral, a expansão do idioma inglês e a multiplicação de novas ações voluntárias e sociais em prol das comunidades locais.

 
Palavras-chave: inglês; profissionalização; voluntariado.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006