IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE MODELO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE/PB

 

Iaponira Sales de Oliveira 1
Flávio Romero Guimarães  1
Monica Maria Pereira da Silva 1
Lílian Arruda Ribeiro  1
Marcelo Garcia Oliveira  1
Angela Carolina de Medeiros 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

Dentre os fatores que concorrem para degradação ambiental, destaca-se a falta de gestão dos resíduos sólidos. A escola mostra-se como importante caminho para iniciar o processo de sensibilização a partir de Educação Ambiental e para proporcionar transformações.  Através do processo educativo é possível formar cidadãos e cidadãs críticos e conscientes do seu papel no meio ambiente. Visando encontrar soluções para os problemas ambientais locais, especialmente em relação a resíduos sólidos, a Escola Municipal Advogado Otávio Amorim, em Campina Grande/PB; seguindo o modelo aplicado à  Escola Municipal Lafayete Cavalcanti, localizada no mesmo bairro,  implantou a gestão integrada de resíduos, através do qual os resíduos são acondicionados, selecionados e destinados de forma correta, dentro da ética dos cinco Rs: reduzir a geração de resíduos, repensar as atitudes, reutilizar e/ou reciclar e realizar Educação Ambiental.

OBJETIVOS:

Analisar  se o modelo  de gestão de resíduos sólidos  da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, situada no bairro das Malvinas, em Campina Grande/PB,  é aplicável à Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, localizada no mesmo bairro, contribuindo para implantação de gestão integrada de resíduos sólidos para rede municipal de ensino e para formação de escola sustentáveis.

METODOLOGIA:

Os dados foram coletados a partir de um conjunto de estratégias, baseado no MEDICC-Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento voltado para o Meio Ambiente, que permitiu o processo de sensibilização simultâneo à coleta de dados junto as educadoras, educandos e educandas e funcionarias. O processo de sensibilização aconteceu através de encontros periódicos, promoção de eventos e reunião de planejamento.

RESULTADOS:

Constatamos que  59%  dos educandos e educandas concebem  meio ambiente natural e 41% construído. Em relação à compreensão de  resíduos sólidos,   78% entendem como algo inutilizável e 22%  reaproveitável. Estes  resultados não diferem dos trabalhos já realizados, demonstrando a necessidade de um trabalho continuo de Educação Ambiental e a efetivação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, dentro da ótica dos cinco Rs.  A implantação da gestão de resíduos sólidos na escola objeto deste estudo revelou que o modelo adotado na  Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, difere do modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado à Escola Municipal Lafayete Cavalcanti, devido  divergência na  infra-estrutura das escolas, entretanto os tipos de resíduos são semelhantes em produção e tipos, exceto em relação aos resíduos de serviços de saúde, uma vez que a Escola Municipal Lafayete Cavalcanti conta com um consultório odontológico; sendo então,  possível à implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos,  desde que sejam observadas as particularidades.

CONCLUSÕES:
Para implantação de  gestão Integrada de resíduos sólidos em  escolas, é indispensável observar a infra-estrutura, a caracterização quantitativa  e qualitativa dos resíduos, formas de acondicionamentos e de destinação final,  realizar intenso trabalho de Educação Ambiental, de forma a motivar a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar,  favorecer o compromisso ambiental e o desenvolvimento da  nova ética ambiental, a sustentabilidade.   
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gestão Integrada; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006