G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
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ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE MODELO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE/PB
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Iaponira Sales de Oliveira 1 |
Flávio Romero Guimarães 1 |
Monica Maria Pereira da Silva 1 |
Lílian Arruda Ribeiro 1 |
Marcelo Garcia Oliveira 1 |
Angela Carolina de Medeiros 1 |
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(1. Universidade Estadual da Paraíba) |
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INTRODUÇÃO: |
Dentre os fatores que concorrem para degradação ambiental, destaca-se a falta de gestão dos resíduos sólidos. A escola mostra-se como importante caminho para iniciar o processo de sensibilização a partir de Educação Ambiental e para proporcionar transformações. Através do processo educativo é possível formar cidadãos e cidadãs críticos e conscientes do seu papel no meio ambiente. Visando encontrar soluções para os problemas ambientais locais, especialmente em relação a resíduos sólidos, a Escola Municipal Advogado Otávio Amorim, em Campina Grande/PB; seguindo o modelo aplicado à Escola Municipal Lafayete Cavalcanti, localizada no mesmo bairro, implantou a gestão integrada de resíduos, através do qual os resíduos são acondicionados, selecionados e destinados de forma correta, dentro da ética dos cinco Rs: reduzir a geração de resíduos, repensar as atitudes, reutilizar e/ou reciclar e realizar Educação Ambiental.
OBJETIVOS:
Analisar se o modelo de gestão de resíduos sólidos da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, situada no bairro das Malvinas, em Campina Grande/PB, é aplicável à Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, localizada no mesmo bairro, contribuindo para implantação de gestão integrada de resíduos sólidos para rede municipal de ensino e para formação de escola sustentáveis. |
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METODOLOGIA: |
Os dados foram coletados a partir de um conjunto de estratégias, baseado no MEDICC-Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento voltado para o Meio Ambiente, que permitiu o processo de sensibilização simultâneo à coleta de dados junto as educadoras, educandos e educandas e funcionarias. O processo de sensibilização aconteceu através de encontros periódicos, promoção de eventos e reunião de planejamento. |
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RESULTADOS: |
Constatamos que 59% dos educandos e educandas concebem meio ambiente natural e 41% construído. Em relação à compreensão de resíduos sólidos, 78% entendem como algo inutilizável e 22% reaproveitável. Estes resultados não diferem dos trabalhos já realizados, demonstrando a necessidade de um trabalho continuo de Educação Ambiental e a efetivação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, dentro da ótica dos cinco Rs. A implantação da gestão de resíduos sólidos na escola objeto deste estudo revelou que o modelo adotado na Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, difere do modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado à Escola Municipal Lafayete Cavalcanti, devido divergência na infra-estrutura das escolas, entretanto os tipos de resíduos são semelhantes em produção e tipos, exceto em relação aos resíduos de serviços de saúde, uma vez que a Escola Municipal Lafayete Cavalcanti conta com um consultório odontológico; sendo então, possível à implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos, desde que sejam observadas as particularidades. |
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CONCLUSÕES: |
Para implantação de gestão Integrada de resíduos sólidos em escolas, é indispensável observar a infra-estrutura, a caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos, formas de acondicionamentos e de destinação final, realizar intenso trabalho de Educação Ambiental, de forma a motivar a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar, favorecer o compromisso ambiental e o desenvolvimento da nova ética ambiental, a sustentabilidade. |
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Gestão Integrada; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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