IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

AVALIAÇÃO DOS EDUCANDOS E EDUCANDAS REFERENTE AO MODELO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTADO NA ESCOLA MUNICIPAL LAFAYETE CAVALCANTE, EM CAMPINA GRANDE/PB

Angela Carolina de Medeiros 1
Monica Maria Pereira da Silva 1
Flávio Romero Guimarães 1
Iaponira Sales de Oliveira 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
INTRODUÇÃO:

O Planeta Terra encontra-se ameaçado pelo atual sistema econômico e social que desencadeou sérios problemas de ordem ambiental, política, sanitária e econômica. Dentre os problemas que concorrem para crise ambiental destaca-se a problemática dos resíduos sólidos, para a qual há urgência de soluções e a gestão integrada de resíduos sólidos mostra-se como alternativa viável. A Escola Municipal Lafayete Cavalcante desenvolve trabalhos de sensibilização e motivação a prática da Educação Ambiental desde 1998, implantando recentemente a gestão integrada de resíduos sólidos com o propósito de destinar corretamente os resíduos de papel, plástico, matéria orgânica, madeira, não recicláveis e resíduos de saúde produzidos pela instituição. Atualmente, a escola possibilita a reciclagem e/ou comercialização do papel; o aproveitamento da matéria orgânica através do processo de compostagem e consequentemente utilização do adubo orgânico na horta e reutilização dos resíduos de madeira advindos das salas de aula e da cozinha como materiais técnicos pedagógicos. O principal objetivo da pesquisa consiste em avaliar os benéficos provenientes do modelo de gestão integrada de resíduos sólidos aplicado na Escola Municipal Lafayete Cavalcante.

 

METODOLOGIA:

O respectivo trabalho retrata uma pesquisa participante, na qual os pesquisadores estabelecem relações comunicativas com as pessoas ou grupo a ser investigado, realizada no período de agosto a dezembro de 2005, na Escola Municipal Lafayete Cavalcante. A metodologia aplicada baseou-se no MEDICC – Modelo Dinâmico para a Construção e Reconstrução do Conhecimento voltado para a melhoria do meio ambiente, utilizando-se de estratégias dinâmicas, criativas, lúdicas, participativas, permitindo a interdisciplinaridade, o trabalho contínuo de Educação Ambiental e a sensibilização e envolvimento da comunidade escolar na gestão integrada de resíduos sólidos na escola. Para a avaliação do processo de gestão integrada de resíduos sólidos na escola, foi aplicado um questionário em forma de trilha com as turmas do 2º Ciclo (3ª e 4ª série), abrangendo 100 participantes, 12,3% dos educandos e educandas da escola. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, a partir do método da triangulação, no qual os dados obtidos são quantificados e descritos simultaneamente.

RESULTADOS:
Dentre os resultados encontrados os mais expressivos apontaram que 42% dos educandos(as) questionados conceituam a coleta seletiva como atividade de separar o “lixo”, indicando a separação por tipo de resíduos e cor específica;21% enfocam a separação visando à reciclagem;15% percebem a coleta seletiva como o ato de não jogar lixo na rua, visando a limpeza da escola e da cidade;7% mencionam a coleta seletiva como alternativa para preservar o meio ambiente;40% possuem o conhecimento sobre reciclagem, reaproveitamento e comercialização dos resíduos separados em coletores de cores diferenciadas;26% ressaltam a reciclagem da matéria orgânica através da compostagem, demonstrando o entrosamento com a gestão integrada dos resíduos sólidos através do sistema de co-responsabilização e manutenção do Sistema CCHEA–JOSY;23% percebem a coleta seletiva como contribuição para limpeza e organização da escola;Os demais apresentaram visão mais abrangente, citando que a responsabilidade com a produção de resíduos ajuda na melhoria da qualidade de vida das pessoas, auxilia nos cuidados com a saúde, diminui a quantidade de “lixo” que iria para o lixão, evita poluição, pode ser vendido, facilita o trabalho dos catadores, ajuda a manter a cidade mais limpa e protegendo o meio ambiente. As respostas apontando soluções bastante coerentes, evidenciando a mudança de percepção, fruto do continuo trabalho de Educação Ambiental realizado na escola e da interdisciplinaridade fomentada pelas educadoras(es).
CONCLUSÕES:
A gestão integrada de resíduos sólidos envolve um conjunto de alternativas que priorizam a redução da produção de resíduos na fonte geradora, a valorização dos materiais anteriormente descartados através da reutilização e reciclagem e a mudança de hábitos e atitudes com a prática contínua de Educação Ambiental, estratégia fundamental para a consolidação do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gestão ; Resíduos Sólidos ; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006