IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEPÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB
Laryssa Abílio Oliveira  1
Bruno Cruz de Souza 1
Mônica Maria Pereira da Silva  1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

O atual desenvolvimento econômico baseia-se na exploração desordenada dos recursos naturais desencadeando graves problemas de âmbito social, econômico e ambiental. As ações antrópicas estão diretamente relacionadas com a percepção ambiental do ser humano, pois é a partir desta percepção que o ser humano atua sobre o meio ambiente. Deve-se buscar não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente, para que possamos utilizar a Educação Ambiental como instrumento de modificação de atitudes e valores. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo Identificar a percepção ambiental e a compreensão de Educação Ambiental da comunidade que compõe a Escola Municipal Padre Antonino localizada no município de Campina Grande/PB e propor estratégias de intervenção.

METODOLOGIA:

Refere-se a uma pesquisa participante realizada de março a julho de 2005. Os dados foram analisados através da triangulação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a aplicação de mapas mentais junto às crianças do 2º Ciclo do Ensino Fundamental e entrevista semi–estruturadas com as educadoras e funcionário e funcionárias da Escola Municipal Padre Antonino. Com os dados coletados identificamos as concepções de meio ambiente o que proporcionou um diagnóstico dos problemas ambientais enfrentados pela escola na visão dos mesmos, contribuindo para a elaboração de futuras estratégias de sensibilização da comunidade escolar.

RESULTADOS:
De acordo com os dados coletados  34,83% das crianças demonstraram que compreendem o meio ambiente de forma natural, porém, 65,17% percebem meio ambiente construído, sem muita ação antrópica, ou seja em equilíbrio.Todas as educadoras afirmaram que meio ambiente é o espaço onde vivemos. Os funcionário e funcionárias entendem que é tudo que está a nossa volta e zelar pelas plantas e animais. Educadoras e funcionário e funcionárias diagnosticaram como problemas ambientais enfrentados pela escola a precariedade da estrutura física, o surgimento de animais nocivos e a queima de lixo em torno da escola. O conceito de Educação Ambiental das educadoras retrata uma orientação para a preservação e conscientização sobre meio ambiente. Já os funcionários e as funcionárias vêem como cuidar do meio ambiente.  Os resultados apresentados ressaltam a necessidade da implementação da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99 e intensificação do processo de sensibilização, visando inserir a dimensão ambiental na Formação Inicial dos educadores e das educadoras, nas várias áreas do conhecimento.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa representou um envolvimento de aspectos sociais, ambientais e educacionais visando proporcionar uma utilização de trabalhos em grupo tanto quanto uma melhoria na relação ser humano meio ambiente. Assim notamos que há  necessidade do desenvolvimento da Educação Ambiental na escola de forma continua e interdisciplinar, o que requer profissionais sensibilizados para as questões ambientais, a fim de oferecer um suporte à comunidade escolar.
Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
 
Palavras-chave: Percepção Ambiental; Ser Humano; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006