G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
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CONCEPÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB |
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Laryssa Abílio Oliveira 1 |
Bruno Cruz de Souza 1 |
Mônica Maria Pereira da Silva 1 |
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(1. Universidade Estadual da Paraíba) |
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INTRODUÇÃO: |
O atual desenvolvimento econômico baseia-se na exploração desordenada dos recursos naturais desencadeando graves problemas de âmbito social, econômico e ambiental. As ações antrópicas estão diretamente relacionadas com a percepção ambiental do ser humano, pois é a partir desta percepção que o ser humano atua sobre o meio ambiente. Deve-se buscar não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente, para que possamos utilizar a Educação Ambiental como instrumento de modificação de atitudes e valores. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo Identificar a percepção ambiental e a compreensão de Educação Ambiental da comunidade que compõe a Escola Municipal Padre Antonino localizada no município de Campina Grande/PB e propor estratégias de intervenção. |
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METODOLOGIA: |
Refere-se a uma pesquisa participante realizada de março a julho de 2005. Os dados foram analisados através da triangulação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a aplicação de mapas mentais junto às crianças do 2º Ciclo do Ensino Fundamental e entrevista semi–estruturadas com as educadoras e funcionário e funcionárias da Escola Municipal Padre Antonino. Com os dados coletados identificamos as concepções de meio ambiente o que proporcionou um diagnóstico dos problemas ambientais enfrentados pela escola na visão dos mesmos, contribuindo para a elaboração de futuras estratégias de sensibilização da comunidade escolar. |
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RESULTADOS: |
De acordo com os dados coletados 34,83% das crianças demonstraram que compreendem o meio ambiente de forma natural, porém, 65,17% percebem meio ambiente construído, sem muita ação antrópica, ou seja em equilíbrio.Todas as educadoras afirmaram que meio ambiente é o espaço onde vivemos. Os funcionário e funcionárias entendem que é tudo que está a nossa volta e zelar pelas plantas e animais. Educadoras e funcionário e funcionárias diagnosticaram como problemas ambientais enfrentados pela escola a precariedade da estrutura física, o surgimento de animais nocivos e a queima de lixo em torno da escola. O conceito de Educação Ambiental das educadoras retrata uma orientação para a preservação e conscientização sobre meio ambiente. Já os funcionários e as funcionárias vêem como cuidar do meio ambiente. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade da implementação da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99 e intensificação do processo de sensibilização, visando inserir a dimensão ambiental na Formação Inicial dos educadores e das educadoras, nas várias áreas do conhecimento. |
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CONCLUSÕES: |
Esta pesquisa representou um envolvimento de aspectos sociais, ambientais e educacionais visando proporcionar uma utilização de trabalhos em grupo tanto quanto uma melhoria na relação ser humano ↔ meio ambiente. Assim notamos que há necessidade do desenvolvimento da Educação Ambiental na escola de forma continua e interdisciplinar, o que requer profissionais sensibilizados para as questões ambientais, a fim de oferecer um suporte à comunidade escolar. |
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Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
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Palavras-chave: Percepção Ambiental; Ser Humano; Educação Ambiental. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |