IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A BUSCA DE SENSAÇÃO E VARIAÇÕES CONDUTAIS DA VIOLÊNCIA JUVENIL: A EXPERIÊNCIA EM CORRER RISCOS COMO EXPLICAÇÃO DAS CONDUTAS DESVIANTES, COMPORTAMENTO AGRESSIVO E USO POTENCIAL DE DROGAS.
Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro 1
Nilton Soares Formiga 1
Jackson Luiz Galdino Dourado 1
Cynthia de Freitas Melo 1
Alino Medeiros Freitas 1
(1. Universidade Federal da Paraiba/UFPB)
INTRODUÇÃO:

O estudo sobre a conduta juvenil tem interessado a diversas áreas da ciência humana e social, especialmente, quanto aquelas condutas relacionadas a violência cotidiana. Assim, por este fenômeno ser compreendido como qualquer ato físico ou moral contra seres humanos - ou outros seres – intencionando causar dano, dor ou sofrimento, é possível apontar em direção de componentes condutuais que forma a violência (por exemplo, condutas anti-sociais e delitivas, comportamento agressivo e uso potencial de drogas), os quais podem ser encontrados na maioria dos discursos sobre tal fenômeno, seja na mídia ou relatos científicos. Nos últimos anos é possível observar, expressivamente, o aumento desses componentes entre os jovens considerandos normais, isto é, aqueles que não passaram ou estão em instituições coercitivas. Para tanto, as explicações em relação a esse fenômeno se embasam nas variáveis genéticas, organização familiar, valores humanos, etc., porém, ainda é muito promissora a explicação por parte das diferenças individuais, por exemplo, a busca de sensação; perspectiva personalística que avalia o grau com que os jovens pretendem viver experiências em correr riscos e sua predisposição a sensações de novidades e intensidades, variando a partir do processo socializador e individualidade deles.

METODOLOGIA:
504 jovens, ambos os sexos, idades entre 14 e 20 anos responderam o questionário de comportamento agressivo, condutas anti-sociais e delitivas, uso potencial de drogas e dados sócio-demográficos. Foram computadas estatísticas descritivas e correlação de Pearson
RESULTADOS:

Observou-se uma relação positiva entre as dimensões da busca de sensação a intensidade e novidade, bem como, entre o comportamento agressivo físico, verbal, raiva e hostilidade, condutas anti-social e delitiva e o uso pontencial de drogas. Por fim, a dimensão busca intensidade, correlacionou-se, diretamente, com o comportamento agressivo físico e verbal, com a raiva e a hostilidade, com as condutas anti-social e delitiva e uso potencial de drogas. Da mesma forma,  a busca de sensação a novidade, também se relacionou com agressão física, verbal, raiva e hostilidade, condutas anti-social e delitiva e uso potencial de drogas.

CONCLUSÕES:

Esses resultados mostram o quanto a explicação dos fatores individuais, especialmente, no que diz respeito aos traços personalísticos busca de sensação (BS) ainda tem uma significativa influencia na manifestação das condutas variantes da violência (por exemplo, comportamentos agressivos, conduta anti-social e delitiva e uso potencial de droga). Ao considerar tal construto faz-se referência a predisposição ao invés de tendência personalística, bem como, ao entorno socializador vivido pelos jovens, apontando em direção da relação psicossocial, ocorrendo não somente devido a influência de incentivo na busca de sentir momentos de grande excitação, mas também, pelas suas idiossincrasias.

 
Palavras-chave: Busca de sensação; Violência juvenil; Experiência em correr riscos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006