IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 7. Economia Regional e Urbana

O PROCESSO IMIGRATÓRIO OCORRIDO NO ESPÍRITO SANTO E O LEGADO ITALIANO NO SEU DESENVOLVIMENTO

Joyce Moreira de Oliveira 1
Alexsandro Mairink Hoffman  1
(1. Departamento de Economia, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES)
INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é compreender o processo imigratório no Espírito Santo e suas conseqüências mais gerais. Esse interesse surgiu a partir da percepção de que nossa colonização foi tardia, sendo somente realizada de fato com a vinda de imigrantes em fins do século XIX e início do XX.

 

Tardia, mas fundamental. A estrutura fundiária de pequenas propriedades, fruto desta imigração, persiste até os dias atuais. Compreender os determinantes deste processo é o caminho mais correto para perceber as particularidades de nosso estado e intervir na realidade de forma positiva.

 

A presença maciça do migrante italiano, e não de outra nacionalidade, também merece destaque e discussão. Veremos que ele foi fundamental no processo de consolidação do “ser” do capixaba.

 

Ademais, existem indícios de que o estado, junto a alguns poucos outros, serviu de vitrine para a política imigratória do Império. Obviamente, para um estado pobre e marginalizado nos vários ciclos de crescimento que o país já havia experimentado, este foco traria consideráveis mudanças.

METODOLOGIA:

O trabalho foi dividido em três tópicos para que as idéias e seus desenvolvimentos sejam mais bem discutidos. No primeiro tópico ocorrerá uma breve discussão acerca dos condicionantes internos e externos do processo de migração ocorrido. Em outras palavras, será sintetizado neste capítulo o contexto histórico de fins do século XIX e início do XX com o objetivo explícito de localizar o estado capixaba neste cenário. Dessa forma, espera-se compreender os acontecimentos o mais próximo possível de sua totalidade.

 

A seguir é feita uma análise do processo imigratório no Espírito Santo, mostrando de que forma este processo ocorreu, ou seja, quais foram seus propulsores. Analisar-se-á o papel do Governo Central e as condições internas do estado, bem como seu papel num contexto maior que é o da política imigratória desenvolvida de início pelo Império e depois pela República.

 

Por último discute-se a questão da imigração italiana e sua efetiva contribuição para o desenvolvimento da nossa região utilizando-se para isso do conceito de capital social oferecida por Pedro Bandeira.

 

A bibliografia básica foram os escritos de Campos Júnior, Antônia Colbari, Gilda Rocha, entre outros, sobre o histórico da migração no Espírito Santo.

RESULTADOS:

Verificamos ser real a constatação de que a colonização do Espírito Santo ocorreu de forma peculiar. Vimos que ela iniciou-se de fato apenas no século XIX, sendo em grande parte desmotivada, até então, por ações do próprio Império, como no caso da utilização do estado como barreira natural durante o período da mineração.

 

Percebemos que a imigração foi na verdade responsável pelo povoamento de um estado que, por volta de meados do século XIX, tinha ainda cerca de 75% de terras devolutas. Foi comprovado que nosso território foi utilizado como propaganda para atrair imigrantes ao Brasil. Também notamos que devido a esse grande fluxo imigratório a forma organizacional predominante foi a da pequena propriedade.

 

Por fim, foi significante a contribuição dos imigrantes italianos no desenvolvimento econômico e sócio-cultural do Espírito Santo. Eles auxiliaram na valorização do trabalho, do senso comunitário, elevando assim o capital social do estado.

CONCLUSÕES:

É inegável que, durante muitos anos, as potencialidades do Espírito Santo foram negligenciadas, sendo que somente passaram a ser exploradas com a colonização de seu solo.

 

Assim como foi estratégico na defesa do ouro das Minas Gerais durante o século XVIII, o estado foi central na nova política de imigração do Império, e depois da República, impulsionada pela pressão dos grandes agricultores. Nosso território serviu às aspirações do Governo Central, sendo vitrine dessa política imigratória, de forma semelhante ao ocorrido na região Sul.

 

A migração aqui, contudo, não seguiu a ótica nacional de fornecimento de trabalhadores à grande lavoura. Mas ao contrário do ciclo do ouro, o estado foi imensamente dinamizado pela imigração nos moldes de colonização e povoamento.

 

Os imigrantes, principalmente italianos, modificaram as estruturas econômicas e sociais do estado, tornando-as mais complexas. Essa mudança era dinamizada pela estrutura fundiária que emergia: pequenas propriedades na região central formada por comunidades consolidadas e a fragmentação dos grandes latifúndios do sul, que em seus momentos de auge alcançava cifras mais elevadas que as maiores fazendas de São Paulo ou Rio de Janeiro.

 

Assim sendo, todo o estado do Espírito Santo é moldado em praticamente um século, tendo por fim características bem diferentes, mas tão peculiares quanto às do início de sua formação.
 
Palavras-chave: Imigração; Desenvolvimento; Sociedade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006