IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O IMPACTO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E COGNITIVA DE IDOSOS

Gustavo José Luvizutto 1
Célia Regina Covolan 1
Daniele Cristina Godoy Guerreiro  2
(1. Faculdade Marechal Rondon/FMR; 2. Centro de cuidaddos ao idoso - Aconchego/CCI)
INTRODUÇÃO:

O aumento da expectativa de vida das pessoas tem gerado um aumento das instituições asilares e na incidência da doença de Alzheimer, na qual se constitui na causa mais comum de deteriorização cognitiva nos idosos. O objetivo proposto foi avaliar o impacto da institucionalização sobre a capacidade cognitiva e funcional de idosos com demência que freqüentam um centro de atendimento no interior do estado de São Paulo.

METODOLOGIA:

Aplicou-se o Mini-exame do Estado Mental (Mini-Mental State Examination – MMSE) e questionário de avaliação da capacidade funcional (KATZ) em 24 indivíduos freqüentadores da instituição de atendimento ao idoso. Os dados foram obtidos dos prontuários dos pacientes, com seus cuidadores e em entrevista direta com os mesmos. A média e o desvio padrão foram obtidos para o grupo total e a significância determinada com o teste t student (p<0,05).

RESULTADOS:

A média de idade dos idosos foi de 78,5 ± 8,1 (min=63, máx=92), os idosos analfabetos somam 4, os que têm até 4 anos de educação são em numero de 12, entre 5 e 8 anos de estudo o número é de 3 indivíduos e com mais de 8 anos têm-se 4. A média do score do MMSE foi de 13,6 ± 7,9 (min=0, máx=28) pontos. O número de idosos no qual o score do MMSE ficou entre 0 e 10 foram 8, com média de escolaridade de 6,4±4,2 e capacidade funcional de 18,8±8,6, entre 11 e 20 o numero de indivíduos foi de 12, com média de escolaridade de 3,2±3,0 e capacidade funcional de 20,8±9,2, e entre 21 e 30 o número de indivíduos foram 4, com média de escolaridade de 5,3±4,5 e capacidade funcional de 29,8±0,5. A freqüência de idosos muito dependente é 34,03%, já os idosos dependentes representam 15,97% e os independentes 50%.

CONCLUSÕES:

A associação entre a capacidade funcional e déficit cognitivo nos indivíduos mais idosos reforça a hipótese de que, nesse grupo etário, a função cognitiva é necessária para manter a capacidade funcional, sendo necessário que os profissionais da saúde estejam aptos a prover suporte adequado a esses idosos, com o objetivo de minimizar problemas tanto para os pacientes, quanto para seus cuidadores. Sugere-se a realização de estudos adicionais sobre o tema em nosso meio.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Institucionalização; Mini-exame do estado mental; Incapacidade funcional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006