IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
TRADIÇÃO CULTURAL E PRODUÇÃO MUSICAL NOS CAMPOS DAS VERTENTES - INTERFACES DE UM ESTUDO QUALITATIVO EM CORPORAÇÕES MUSICAIS: ARTICULAÇÕES IDENTITÁRIAS, PERFORMANCE MUSICAL E POPULARIZAÇÃO DA MÚSICA.
Sabrina Simões Castilho  1
Marcos Vieira Silva 1
(1. Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial LAPIP / UFSJ)
INTRODUÇÃO:
Na perspectiva contemporânea de investigação dos grupos, desenvolvida tanto pela Psicologia Social quanto pelas Ciências Humanas e Sociais, a necessidade e importância da abordagem da afetividade e de suas relações com a identidade é cada vez mais relevante. A riqueza das relações mantidas no contexto grupal revela a ocorrência de fenômenos que atuam como produtores de identidade e ativadores de consciência. Por outro lado, os grupos se caracterizam, também, como “lugar” de dificuldades e de apatia, passíveis de serem modificadas em função de proposições artísticas, entre elas, a música. A proposição de estudar grupos ligados à atividade musical se justifica pelo papel significativo que a música desempenha na formação da identidade cultural na região dos Campos das Vertentes, interior de Minas Gerais, onde se encontram as mais significativas tradições musicais do barroco mineiro. A pesquisa abarca a investigação da produção das formações identitárias e suas articulações com o desenvolvimento da formação musical, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista da construção de uma relação de afetividade no desenvolvimento do processo de criação musical e do processo grupal. As corporações investigadas foram: Banda Teodoro de Faria, Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha e Sociedade de Concertos Sinfônicos, de São João del-Rei, Orquestra e Banda Ramalho, da cidade de Tiradentes e Sociedade Musical Lira do Oriente Santa Cecília, do distrito do Rio das Mortes.
METODOLOGIA:

A metodologia da pesquisa baseou-se nos pressupostos da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Através desses métodos, busca-se a estreita vinculação entre diagnóstico e intervenção e a permanente participação da população investigada no processo de investigação. Ao procurar fazer um diagnóstico de um grupo realiza-se uma intervenção. Por outro lado, quando é feita uma intervenção, obrigatoriamente, obtêm-se dados sobre o grupo, ou seja, realiza-se um diagnóstico, uma investigação.

Para efeito de coleta e análise de dados foram utilizadas as seguintes estratégias:  

- Leitura de bibliografia específica e de documentos históricos sobre as corporações musicais;

- Gravações em vídeo e registros em fotografias de algumas apresentações, ensaios e espetáculos realizados. A partir das gravações foram produzidos mapas de registro de fenômenos grupais, com a descrição das cenas e a verificação das formas de participação dos personagens envolvidos, bem como dos efeitos produzidos sobre os membros dos grupos e sobre o público. A análise compreendeu, ainda, a produção de quadros comparativos entre os registros de imagem (vídeo e fotografias) das corporações musicais investigadas;

- Realização de entrevistas com músicos pertencentes às várias corporações musicais, que foram submetidas a uma análise por categorias temáticas relacionadas à afetividade, identidade, solidariedade e atividade, contemplando suas implicações na formação musical e no desenvolvimento do processo grupal.

RESULTADOS:

No processo de produção da identidade individual e coletiva dos músicos, pôde-se constatar que a manutenção da tradição musical na região dos Campos das Vertentes funciona como legitimadora desse processo, já que os músicos concedem extrema importância ao trabalho desenvolvido nas festividades religiosas, principalmente na Semana Santa. A afetividade tanto configura as relações intragrupais quanto pode funcionar como um entrave ou fator de mobilização, atuando no desenvolvimento do processo grupal. Os momentos de mobilização e desmobilização perante a execução de uma tarefa são vinculados à prontidão afetivo-emocional para sua realização, aspecto próprio do processo grupal. A prática musical suscita a manifestação dos sentimentos e emoções dos músicos, o que traz implicações na produção de sua identidade musical. Na interpretação de uma obra, o músico recorre ao material adquirido nos diferentes momentos de sua formação, à sua concepção de mundo construída socialmente, devolvendo para o público o resultado desse processo. A participação do público deflagra um movimento de identificação. Durante as apresentações os músicos procuram obter a melhor performance. Medo do palco, frio na barriga, ansiedade e demais expectativas procuram ser mais bem elaborados por eles no momento de atuarem na interpretação das composições. A reciclagem constante e a busca pela perfeição nos ensaios e apresentações são elementos importantes na produção da identidade musical.

CONCLUSÕES:
A música na região dos Campos das Vertentes é reconhecida como um patrimônio cultural. Em São João del-Rei, Tiradentes e no distrito de Rio das Mortes são desenvolvidas, cotidianamente, atividades musicais nas sedes das corporações, nos cultos religiosos, concertos em teatros, praças e outros espetáculos. O permanente contato das corporações musicais com a comunidade tem revelado a identidade das mesmas como entidades que desempenham um fazer musical próprio da cultura local, onde se reúnem diversos artistas talentosos. Apresentações, ensaios exaustivos e dedicação diária visam o aperfeiçoamento pessoal dos músicos e trazem implicações na construção da identidade musical e da identidade coletiva. O levantamento histórico possibilitou a análise dos reflexos da constituição de cada corporação musical no desenvolvimento do processo grupal, no estabelecimento de relações de afetividade e no processo das formações identitárias. A identidade do músico nessa região vem se construindo ao longo de séculos de tradição musical. Com o passar do tempo a tradição vem se tornando cada vez mais renovada. A expressão das emoções e dos sentimentos dos músicos como amor, paixão e rivalidade mantêm-se presentes no cotidiano das corporações, agindo como fatores influentes na existência, sobrevivência e construção da identidade das mesmas. O grupo musical articula sua organização interna e estabelece relações com o público, proporcionando momentos de entretenimento e transmissão de conhecimento.
Instituição de fomento: FAPEMIG – Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: identidade grupal; afetividade; música.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006