IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

O ENTENDIMENTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POR PARTE DE PROFESSORES

Nancy Rosa Alba Niezwida de Kolodziej 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
INTRODUÇÃO:

INTRODUCÃO: O trabalho intitulado “O entendimento de educação tecnológica por parte de professores”, tem por finalidade apresentar uma análise do entendimento, por parte de professores de tecnologia da província de Misiones, Argentina, respeito aos objetivos da educação tecnológica na educação geral básica.

Tal análise é realizada à luz de uma visão de educação tecnológica construída a partir da concepção de educação, defendida por Paulo Freire, e do conceito de tecnologia como um corpo teórico e prático, indissociável da ciência. Motivou tal analise o fato de não haver registros, de acordo com revisão bibliográfica, de uma pesquisa sobre a educação tecnológica no contexto da província de Misiones.

 

 

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: Os dados para atingir os objetivos propostos, foram obtidos mediante uma análise documental dos conteúdos básicos comuns de tecnologia, respeito aos objetivos da educação tecnológica no ensino da rede pública assim como também através da realização de questionários abertos com cinco professores de tecnologia, em atividade, nas escolas da rede do ensino publico da província de Misiones. Os dados obtidos, por ambos procedimentos, foram comparados e analisados à luz do referencial teórico de educação tecnológica construído.

RESULTADOS:

RESULTADOS: Os documentos oficiais explicitam que o tecnológico não corresponde um saber meramente instrumental. A educação tecnológica pretendida é um saber mais amplo, já que objetiva formar pessoas capacitadas em participar com eficácia e responsabilidade na criação e utilização de tecnologia, processo que combina inteligência, conhecimento, recursos e procedimentos com critérios econômicos e sociais de acordo com os valores universais (Argentina, 1999). Ainda explicita que “o objetivo da educação tecnológica corresponde à alfabetização tecnológica, é dizer em que os alunos possam compreender de forma acabada a lógica dos processos tecnológicos” (Argentina, 1999, p 147 [tradução da autora do presente trabalho]).

Do total dos professores que responderam os questionário, dois mencionaram que educação tecnológica é ensinar aos alunos a fazer e utilizar objetos como, por exemplo, usar um computador. Entretanto, dois apontaram que a área pretende vincular a escola com a vida, é dizer, ensinar técnicas que permitam ao aluno trabalhar quando finalizar a educação básica, assim como também formar pessoas que sejam capacitados em interpretar a lógica dos processos tecnológicos. Ainda, um professor apontou que a educação tecnológica pretende, mediante a reflexão, a compreensão dos riscos que a tecnologia traz para a humanidade.

CONCLUSÕES:

CONCLUSÕES: As respostas de dois professores parece estarem em sintonia com o solicitado pelo currículo quando apontam que o objetivo da área é compreender a lógica dos processos tecnológicos. Também prevalece, nas declarações, a idéia da educação tecnológica como um corpo de conhecimento instrumental, como uma pratica ou técnica que se adquire com a experiência, contraria ao expressado pelos documentos oficiais. Tal visão, de educação tecnológica, constatasse quando os professores afirmam que o objetivo desta área, com espaço próprio no currículo, é ensinar a “usar” um computador, a preparar ao aluno para o trabalho mediante o ensino de técnicas.

Um dos professores apontou que é preciso, a traves da reflexão, compreender os riscos que a tecnologia traz para a humanidade. Uma educação tecnológica baseada num processo reflexivo sobre o fenômeno tecnológico significa conceber a tecnologia como teoria e pratica, ao homem como um ser pensante que antepõe o pensamento e a reflexão à ação. Acredita-se que esta é a educação que promovera uma alfabetização tecnológica, é dizer, a que permitira ler o mundo de hoje, fortemente influenciado pela tecnologia. Entretanto, para que tal alfabetização verdadeiramente aconteça na sala de aula, é preciso também uma formação adequada de educadores tecnológicos dentro de uma perspectiva de educação critica, em sintonia coma defendida por Paulo Freire.

Instituição de fomento: “Bolsista CNPq – IEL Nacional – Brasil”.
 
Palavras-chave: educação; tecnologia; professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006