IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

QUALIDADE DE VIDA E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Renato Rocha 1, 2
Eduarda Gimenes Corrêa 3
Andréia Nadai 4
(1. UNITAU - Universidade de Taubaté; 2. UNIFAC/FIBS - Faculdades Integradas de Botucatu; 3. FMR - Faculdade Marechal Rondon; 4. Faculdades Integradas Claretianas)
INTRODUÇÃO:

Tendo-se em conta a expectativa de vida cada vez mais alta, vários estudos têm sido desenvolvidos no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade e a prática de atividade física contribui de maneira significativa para a manutenção desta, seja melhorando as capacidades funcionais do idoso, seja atuando na prevenção de doenças crônico-degenerativas. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de atividade física diária de um grupo da terceira idade pela aplicação do Questionário IPAQ (versão curta).

METODOLOGIA:

Foram convidados a participar dessa pesquisa 87 alunos (77 mulheres: 88,5% e 10 homens: 11,5%) da Faculdade da Terceira Idade que faz parte das Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro/ SP, com idades de 46 a 87 anos (média: 63 ± 9,1 anos) e renda mensal de 6 a 10 salários mínimos (45%). O questionário IPAQ (International Physical Questionnaire), versão curta foi aplicado como conteúdo de uma aula que versava sobre a importância da atividade física na qualidade de vida.

RESULTADOS:

A maior parte dos avaliados foi classificada como tendo estilo de vida muito ativo (26,4%) e ativo (52,9%) e só a minoria no estilo de vida insuficientemente ativo (17,2%) ou sedentário (3,5%). Dos entrevistados 16,09% não caminham regularmente; os demais 73 (83,9%) caminham de 3 a 7 vezes por semana.

CONCLUSÕES:

1) Na população estudada é notória a conscientização da importância da atividade física e da adoção de um estilo de vida ativo. 2) Evidencia-se a necessidade de se estimular e dar condições à prática de atividades físicas entre os idosos para combater os efeitos do envelhecimento.

 
Palavras-chave: idosos; qualidade de vida; atividade física.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006