IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

IMPLEMENTAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA VALIDAÇÃO DA TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO DE PAULO FREIRE

Jaqueline Rodrigues Santos 1
Adélia Yaeko Kyosen Nakatani 1
Adenícia Custódia Silva e Souza 1
Ludmila de Araújo Costa 1
Nathiele Costa Gomes 1
Nativa Helena Alves Del-Rios 1
(1. Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás / FEn-UFG)
INTRODUÇÃO:
Na maioria das disciplinas da área da saúde observa-se um distanciamento entre a teoria e a prática. Uma abordagem diferenciada, com base nos pressupostos teóricos de Paulo Freire, foi proposta aos graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) na disciplina de Educação em Saúde. A pedagogia da problematização freireana considera que o indivíduo conhece realmente algo quando é capaz de transformar sua realidade a partir de sua inserção na mesma. Torna-se imprescindível a aproximação teórico-prática para validação da educação problematizadora. Após o bloco teórico da disciplina, os acadêmicos tiveram a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido, através da intervenção na comunidade. Para facilitar o processo de ensino e aprendizagem foi utilizado um esquema pedagógico baseado no método do Arco de Charles Maguerez. O sentido especial do Arco é levar os alunos a exercitarem a cadeia dialética de ação - reflexão - ação, ou seja, a relação prática - teoria - prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social. Esse método já vem sendo utilizado com êxito na qualificação de profissionais da área da saúde. O trabalho tem por objetivo validar a Teoria da Problematização de Paulo Freire, através do Arco de Maguerez, em uma comunidade do município de Goiânia.
METODOLOGIA:
Relato de experiência realizado no Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) de um bairro do município de Goiânia. O trabalho teve por base os pressupostos teóricos de Paulo Freire e as etapas metodológicas do Arco de Maguerez. Esse método é composto pelas etapas: a) Observação da realidade – os alunos devem observar a realidade em si de modo a obterem a imagem ingênua da realidade; b) Pontos Chave – os alunos selecionam o que é verdadeiramente importante do que é puramente superficial ou contingente e identificam os pontos-chave do problema ou assunto em questão; c) Teorização – os alunos são levados a tentar explicar os fenômenos observados através da interação entre realidade e instrumentos teóricos-científicos pré-existentes; d) Hipóteses de solução – o aluno usa a realidade para aprender com ela, ao mesmo tempo em que se prepara para transformá-la e deve propor ações resolutivas e possíveis de serem aplicadas à realidade; e) Aplicação à realidade – as soluções viáveis são selecionadas e sua aplicação aprendida e praticada.
RESULTADOS:

O trabalho compreendeu as etapas seguintes: observação da realidade – através de visita à comunidade os acadêmicos puderam fazer um levantamento da saúde ambiental das áreas de atuação do PSF; Pontos chave – realizou-se uma reunião entre a equipe do PSF, alunos e docentes da Faculdade de Enfermagem da UFG, na qual foram expostos os problemas observados e eleito aquele mais evidente no bairro (lixo nas ruas); teorização – houve uma busca na literatura através de livros, revistas e publicações na internet, além do conhecimento prévio adquirido na disciplina de Vigilância à Saúde; hipóteses de solução – foram propostas algumas ações pelo grupo, tais como a elaboração de um folder educativo para ser distribuído na comunidade, promoção de atividades de educação em saúde nas escolas e na creche da área de abrangência do PSF, estabelecimento de um acordo entre a comunidade e os catadores de material reciclável para realização de coleta seletiva; e aplicação à realidade – após a análise da viabilidade das hipóteses de solução, constatou-se que o acordo entre os catadores de material reciclável e a comunidade, para a coleta seletiva do lixo, era inviável devido a grande mobilização e burocracia necessárias, ficando estabelecida a construção dos folders e a atuação nas escolas e na creche. Após a seleção das soluções viáveis, as mesmas foram colocadas em prática pelos acadêmicos.

CONCLUSÕES:

O método do Arco de Maguerez possibilitou a concretização do conhecimento dos pressupostos teóricos de Paulo Freire. Os acadêmicos se inseriram à realidade e foram mudados por ela,  concomitantemente eles se capacitaram para transformá-la. As etapas do Arco proporcionam a formação da consciência crítica do educando, ao passo que permite que ele saia da condição de sujeito passivo para a condição de agente transformador da própria realidade.

 
Palavras-chave: Arco de Maguerez; Teoria da Problematização; Educação em Saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006