IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
METODOLOGIAS DE ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Adilson Fernandes da Cruz 1
Maria Onide Ballan Sardinha 1
Maria Granzoto da Silva 1
Márcia Marques Dib 1
(1. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR -ARAPONGAS)
INTRODUÇÃO:

Cabe aos Gestores, juntamente com os Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, repensar o seu papel enquanto formadores de cidadão críticos, diante das apresentações de resultados insatisfatórios de ensino e aprendizagem, por órgãos competentes, nesta modalidade de ensino, no qual muitos alunos não dominam conteúdos básicos para ingressar na 5ª série.

A Universidade Norte do Paraná desenvolveu um Projeto de Capacitação Continuada a Professores das Séries Iniciais para o município de Sabáudia (PR). No inicio deste ano com uma carga horária de 30h, apontando novos olhares; reflexão e análise sobre seus trabalhos pedagógicos em sala de aula; propostas de novas metodologias instigando-os a utilizarem materiais concretos voltados às disciplinas do currículo adotado, tornando esse projeto relevante a essa comunidade escolar.

 Coube aos autores trabalharem a disciplina de Língua Portuguesa e a Matemática, especificamente, por meio de atividades contextualizadas e interdisciplinares. Como se sabe, essas duas disciplinas são instrumentos fundamentais e indispensáveis ao desenvolvimento do todo no ambiente escolar e social, no qual os alunos estão inseridos e é parte inerente a esse processo educacional.

Nessa capacitação foram realizadas dinâmicas com a finalidade de conhecer o grupo de 22 professoras que atuam nas Séries Iniciais da Rede Pública, objetivando analisar suas perspectivas quanto ao Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa nesse contexto.

METODOLOGIA:

A utilização do Material Dourado, jogo de dados, aplicando-se o Jogo o Nunca Dez, mostrando ao professor que o aluno assimile de forma concreta, os conceitos matemáticos, retomando o trabalho com as quatro operações Matemáticas e tabuadas, por meio de problemas do cotidiano e respectivas análises dos problemas que são realmente aplicáveis a essas séries.

Demonstração do quadro de pregas para trabalhar as quatro operações Matemáticas com problemas concretos e atividades diversas. Ainda, percepção ótica, mostrando os seus efeitos, o olhar sobre os diversos ângulos de uma problemática.

Apresentação de diversas formas de figuras planas, sólidos geométricos, expondo a relação interdisciplinar que deve acontecer, utilizando materiais recicláveis, cálculos de áreas, perímetros e volumes, para o professor ter um embasamento teórico.

Em relação à Língua Portuguesa, o trabalho, constituiu-se na discussão de que a Linguagem tem duas vertentes, o“Letramento”, e outra denominada “Leitura e Literatura”. Na primeira voltou-se para discussão de questões relacionadas ao ensino de língua (gem) e a segunda para questões ligadas à formação dos alunos para a leitura de literatura, utilizando-se de produção de material didático, representado por, atividades, verbetes, resenhas, projetos, dicas de aulas, roteiros de leitura, e outros instrumentos úteis na sua prática e na reflexão, sempre na perspectiva nas questões do dia a dia escolar.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos com esse Projeto de Capacitação Continuada mostraram-se positivos, porque a Universidade Norte do Paraná interage com comunidade, buscando compreender o que os Gestores e Professores das Séries Iniciais da escola pública necessitam para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em sala de aula.

Faz-se necessário em todos os momentos, retomar práticas esquecidas ou buscar novos olhares para potencializar o ensino e aprendizagem de seus alunos, visto como fundamentais para essa modalidade de ensino.

Os participantes desse projeto tiveram a oportunidade de refletir suas práticas, planejar melhor suas atividades, levando em consideração o contexto e o como aplicar os conhecimentos adquiridos e sua responsabilidade de educador compromissado com uma educação com qualidade nas Séries Iniciais do ensino público.

CONCLUSÕES:

A prática de capacitar professores em exercício proposto pela Universidade, não surgiu ao acaso, partiu de estudos de pesquisas acadêmicas, observações, convites de secretarias de educação dos municípios ao redor da UNOPAR, e vem acontecendo há alguns anos.

A pesquisa não se encerra apenas com o curso ministrado, mas buscando novos subsídios para uma prática de pesquisa contínua, através de um grupo de pesquisadores envolvidos em compreender as dificuldades que os Gestores e Professores dessas séries têm em compreender as teorias, metodologias educacionais em vigência.

Observou-se a falta de embasamento teórico disciplinar dos professores. Ao se discutir a Geometria, tornar-se nítidas dificuldades de entendimentos deste conteúdo pela maioria desses professores. Nos depoimentos alguns professores afirmaram que trabalham esse conteúdo de forma superficial, acreditam que é uma tarefa do professor da 5ª a 8ª série.

Quanto à Linguagem, constatou-se que os educadores preferem a “receita”, pela série de questionamentos, como: “Como avaliar a compreensão? Como selecionar textos de leitura? Como trabalhar o texto? Como trabalhar com gêneros? Como ensinar gramática? Como trabalhar poesia?”.

 São temas em discussão nos grupos de pesquisa, que culminará em outro projeto de capacitação para município. Os resultados serão apresentados no 9º Encontro Científico que a UNOPAR oferece, no mês de outubro, sendo uma particularidade de divulgar a instituição na comunidade e para os seus parceiros.

 
Palavras-chave: SÉRIES INICIAIS; METODOLOGIAS; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006