IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 11. Economia

PRIVATIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE

CVRD - COMPANHIA VALE DO RIO DOCE

Diana Seixas Bello Moreira 1
Arilton Texeira 1
(1. IBMEC)
INTRODUÇÃO:

O trabalho consiste em observar se na prática uma suspeita ocorre: se tudo mais constante empresas públicas são mais ineficientes que empresas privadas.

            A maneira escolhida para estudar tal hipótese foi escolher uma empresa que havia sido privatizada e utilizar seus números para a confirmação, ou não do proposto.

            A escolha da empresa no caso a CVRD foi feita atentando para o fato que a companhia tinha grande parte da sua receita em dólar e que era um gigante no setor. Tais características tornavam os resultados mais robustos.

            Sua relevância é mostrar que privatizações são bem sucedidas em pelo menos um de seus principais objetivos: aumentar a eficiência da economia.

METODOLOGIA:

            O procedimento foi coletar dados anuais da Companhia Vale do Rio Doce de 1992 até 2004 para os principais fatores de produção: número de trabalhadores, investimento e depreciação (dando origem a partir de cálculos a uma aproximação do que seria o capital da empresa) e os dados de produção da companhia (Minério de Ferro e outros produtos). Uma série construída foi uma variável indicadora de privatização. Realizaram-se, posteriormente, as regressões e observaram-se as razões entre a produção e seus fatores de produção (capital e trabalho).

            Os participantes e colaboradores foram a própria Companhia Vale do Rio Doce, respondendo questionamentos, a Comissão de Valores Imobiliários, economática e o Ipeadata fornecendo os dados.

 

RESULTADOS:

            A razão entre Minério de ferro produzido por trabalhador mostrou grande elevação a partir de 1997, ano que ocorreu a privatização, mesmo não sendo observado nenhuma tendência clara na razão entre produção e capital.

            As regressões com a interpretação dos resíduos mostraram que a utilização da variável indicadora ajudou a explicar parte significativa do aumento de produção que não foi explicado pela variação dos demais fatores de produção.

            Os coeficientes estimados para os fatores de produção foram considerados todos estatisticamente significantes a um grau de confiança de 90%.

CONCLUSÕES:

            A interpretação dos resultados nos mostra que realmente ocorreu aumento de produtividade após a privatização. A hipótese inicial de que a empresa pública era mais ineficiente do que a privada se confirmou.

            Entretanto é importante ressaltar  os problemas de tais conclusões:

1)                          Como qualquer trabalho de economia não se consegue um experimento com tudo mais constante como foi proposto inicialmente.

2)                          A existência de poucos dados faz com que as regressões sejam menos confiáveis.

3)                          O estudo de restringiu a apenas uma empresa, colocando qualquer generalização em risco. 

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Eficiência; Privatização; Produtividade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006