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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE CHRISTUS

André Moura Xavier 1
Afonso Carneiro Lima 1
Juceli Bengert Lima 1
Jucimara Bengert Lima 2
Antonia Solange Pinheiro Xerez 3
(1. Faculdade Christus (FC); 2. Secretaria de Educação de Araucária (PR); 3. Universidade Estadual do Ceará (UECE))
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve como objeto de estudo a percepção e o posicionamento ético de alunos de administração de empresas de uma faculdade particular (Faculdade Christus) localizada no Ceará. Considerou-se que os pesquisados são ou serão profissionais atuantes em organizações privadas ou públicas exercendo atividades que demandam decisão. A partir disso, procurou-se estabelecer uma relação dos sujeitos, sua ocupação na organização (para os que trabalham), o seu perfil ético de acordo com a matriz ética proposta por Max Weber, que contempla dois direcionamentos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. A primeira importa-se com a convicção interna, a pureza de intenção, a correção da religião, se relaciona à ação em função do dever. Já a segunda, remete ao conceito de finalidade e associa-se à perspectiva da ética utilitarista. Buscou-se ainda, identificar se os respondentes têm conhecimento do código de ética profissional do administrador. A relevância desse estudo reside na busca da percepção de profissionais e futuros profissionais da administração acerca de questões éticas, que na atualidade ocupam espaços de debate em diversas esferas da sociedade, sobretudo em decorrência de práticas duvidosas e ilícitas de indivíduos em diversas organizações: empresas, governo e outras. Além disso, pesquisas desta natureza podem influenciar os programas e as políticas de instituições de ensino bem como as práticas de profissionais, professores e outros sujeitos envolvidos.
METODOLOGIA:
Para a consecução da pesquisa realizou-se primeiramente um teste piloto de um questionário semi-estruturado para uma amostra não aleatória de vinte alunos. Em seguida, a partir das adequações necessárias, aplicou-se outra versão do questionário para todas as turmas do curso de administração totalizando 12 turmas. No período da pesquisa havia 380 alunos matriculados no curso de administração, sendo que no momento da investigação, 187 sujeitos responderam ao instrumento, representando 49,20 % da população. O instrumento da pesquisa, um questionário semi-estruturado, foi dividido em três partes. A primeira correspondendo ao perfil da população em estudo, a segunda parte constituída de sete exemplos de dilemas enfrentados no cotidiano organizacional, onde a partir deles os respondentes escolheram uma opção em resposta a cada dilema, respostas estas relacionadas com a matriz ética weberiana. A terceira parte solicitou que os sujeitos indicassem se conheciam ou não o código de ética profissional do administrador de empresas. A tabulação e organização dos dados se deram a partir do auxílio de um software de análise estatística, o Statistical Package for the Social Sciences – SPSS.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa mostraram que 28% não trabalha, enquanto 70% desenvolve algum tipo de atividade profissional. Dos sujeitos que trabalham 19,2% (23 alunos) estão atuando há menos de um ano e 65,8% (79) estão no mercado de trabalho entre 1 e 10 anos. A partir disso, pode-se calcular que a média de tempo de trabalho dos respondentes é de 5,4 anos. Uma outra questão permitiu identificar a posição dos alunos em suas respectivas organizações. Obteve-se que 17,1% são estagiários, 41,4% desenvolvem atividades operacionais ou administrativas,  24,3% ocupam cargo de supervisão ou gerência e 17,1% são dirigentes ou proprietários. Uma outra pergunta identificou que dentre os que trabalham exercendo liderança, 40 (72,7%) possuem até 10 subordinados e 12% possuem de 11 a 20 funcionários. Destaca-se que um dos dirigentes é responsável por 600 colaboradores, o que contribui para que, do total de 55 líderes a média de funcionários por dirigente seja da ordem de 19. A segunda parte do instrumento buscou identificar o enquadramento das respostas dadas aos casos à matriz ética weberiana. Constatou-se que há uma predominância para a ética da convicção (46,75%) em detrimento da ética da responsabilidade (29,25%). A pesquisa revelou ainda que um expressivo percentual (23%) das escolhas referentes aos dilemas apresentados não se fundamenta em valores éticos. A última parte do instrumento mostrou que a maior parte dos alunos (74%) desconhece o Código de Ética do Administrador.
CONCLUSÕES:
A guisa de conclusão é cabível considerar que independente da posição ocupada em suas organizações, os sujeitos deparam-se com a necessidade de tomar decisões, que envolvem dilemas éticos. É possível inferir que o nível de responsabilidade e o impacto de suas ações tendem a se ampliar à medida que se ascende na hierarquia organizacional. É merecedor de cuidado o elevado índice de respostas relacionadas às opções que não são fundamentadas na ética, 23 % das escolhas. Considerando que os dirigentes também são formadores de opinião, sobretudo para o corpo de estagiários, que estão em fase de aprendizado é preocupante que os princípios assentados na ética não mereçam mais atenção. Tal debilidade exige um maior empreendimento de esforços na tentativa de formar profissionais conscientes da ética e do seu papel na sociedade. Nesta direção, esforços devem envidados, como por exemplo, a execução de um currículo educacional que contemple a prática da ética e de valores morais, outra ação relevante seria uma prática educativa interdisciplinar a exemplo de atividades que envolvam dimensões sociais, de responsabilidade social dentre outras. De qualquer forma, tornam-se imprescindíveis ações que resgatem valores morais e humanos tanto dentro das faculdades e universidades quanto em outras organizações (governo, empresas privadas, empresas públicas, etc.). Por fim, o exemplo de uma conduta que preza por valores morais pode ser uma maneira eficiente de difusão desses princípios.
Instituição de fomento: Faculdade Christus (FC)
 
Palavras-chave: Dilemas éticos; Responsabilidade Social; Curso de Administração.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006