IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional

A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES: UMA ABORDAGEM FOCAL A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Marinalva Pereira de Araújo 1
Luziane Raniere da Silva 1
Tânia Cristina Meira Garcia 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN )
INTRODUÇÃO:
A organização escolar conota uma rede de relações no sistema da gestão, representada em um dos seus segmentos, onde enveredamos pelos secos caminhos encobertos por folhas de velames e juremais, costureiros de colcha tenra de maciez plumática. A gestão educacional se apresenta como essa colcha de realidades denunciadas na solidão dilacerante das unidades escolares, pelo unitarismo das ações e decisões peculiares ao modelo de hierarquia administrativa, cujo cenário vem sendo transformado nas entranhas das políticas organizacionais de descentralização da gestão. Nossos estudos são embalados pelo questionamento sobre os fatores que permeiam as atividades organizacionais da Escola Municipal Presidente Kennedy no município de Caicó, na qual o modelo de gestão caracteriza-se por aspectos propiciadores de uma reflexão crítica acerca da organização do trabalho escolar. Com estas investigações, pretendemos traçar uma escrita da gestão no âmbito escolar, buscando compreender as implicações das atividades que se dão no chão da escola, direcionando um olhar ao conjunto de ações que nos remetem ao processo de ensino-aprendizagem, problematizando-as a partir da identificação dos desafios enfrentados pelos professores e gestores, perscrutando as intenções que fundamentam as decisões organizativas dos membros da comunidade escolar, bem como identificando os aspectos que interferem no fluxo de aprendizagem e na relação profissional dentro da escola.
METODOLOGIA:
Baseados nas concepções de gestão divulgadas por José Carlos Libâneo, Vitor Paro, Carlos Jamil Cury, e os conceitos de organização escolar desenvolvidos por Philippe Meirieu, estabelecemos uma discussão teórica acerca dos elementos da pesquisa, removemos os nutrientes encilhados nos registros escolares ao analisar o Projeto Político Pedagógico, como também, interpretamos as palavras soadas em entrevistas concedidas pela supervisora e pelo diretor da escola, profissionais que transitam nos recônditos escolares, conhecedores das relações de trabalho e de aprendizagem, cujos caminhos percorridos nos oportunizaram conhecer um pouco da gestão.
RESULTADOS:
Os relatos colhidos demonstram a necessidade de alterações no modelo organizacional da instituição focal, no sentido de dar direção aos primeiros passos que levem ao maior envolvimento e compromisso da coletividade, com base nas funções que esta desempenha na sociedade, mais precisamente em Caicó. Os obstáculos inerentes ao trabalho fragmentário com os professores inviabilizam a formulação de ações integradas aos interesses coletivos acerca da melhoria do trabalho, na tentativa de superar os problemas preponderantes no processo do ensino-aprendizagem, dentre os quais destacam-se a evasão escolar e a reprovação. Identificamos que a escola, quanto ao trabalho pedagógico, limita-se a contatos informais entre a supervisão e os professores, pois estes não encontram momentos previamente planejados para reuniões ou encontros que visem a um pensar juntos suas atividades e as condições de trabalho. A diretoria promove a partilha de decisões, embora seu discurso revele o pensamento de que a comunidade pode construir e pensar as ações a partir de interesses regidos na instituição, de acordo com suas particularidades. Não tendo a face de uma gestão democrática, cogita-se a iniciativa de retomar a revisão de documentos como o Projeto Político Pedagógico, além de outros procedimentos para tornar a comunidade escolar mais participativa na elaboração de decisões pertinentes ao maior desempenho da gestão.
CONCLUSÕES:

Através dos elementos colhidos, pudemos identificar que o atual modelo de gestão contém elementos que sugerem troca de opiniões entre os membros da escola, o que nos leva a caracterizar a escola como adotando um modelo de gestão partilhada, ainda que, centralizada na figura do diretor. Embora o quadro seja composto por profissionais qualificados e informados quanto às mudanças na política educacional, ainda convivem com os índices de evasão e reprovação. Chamamos a atenção para o fato de que dentro dos discursos de gestão democrática, não basta compartilhar decisões, por circunstâncias de dificuldade de reunir os membros escolares, os profissionais, os discentes e seus pais ou responsáveis. No âmago da descentralização da gestão temos a necessidade de desenvolver uma organização em que esteja conjugada a comunidade escolar representada pelos membros dos diversos segmentos, pois as atividades solitárias comprometem a integração plena demandada pelo contexto de compromissos, de fazeres delegados às unidades escolares, na busca por vencer os desafios da aprendizagem e construir uma imagem de fluxo e sucessos na educação. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: organização escolar ; gestão ; desafios da aprendizagem .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006