IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva

Brucelose em rebanhos caprinos produtores de leite para consumo humano: soroprevalência e fatores de risco em regiões da Bahia.

Maria Tereza Barreto Guedes 1
Jane Carneiro 2
Roberto Robson Borges dos Santos 1
Farouk Zacharias 3
Fernanda Washington de Mendonça Lima 2
(1. Escola de Medicina Veterinária / UFBa; 2. Faculdade de Farmácia/ UFBa; 3. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA)
INTRODUÇÃO:

A brucelose é uma antropozoonose crônica importante do ponto de vista epidemiológico tanto para a saúde pública, bem como para a economia das regiões onde ocorre. O animal infectado é a fonte mais importante de transmissão ao homem e também aos animais por contato direto; forma ocupacional ou pela ingestão de produtos contaminados. Existe comprovação científica do isolamento da Brucella spp de amostras de leite cru, sendo que a infecção em humanos é possibilitada através do consumo de leite e seus subprodutos in natura. Na América Latina estima-se uma grande perda tanto social quanto econômica. No presente trabalho investigou-se a soroprevalência para brucelose em rebanhos caprinos da Bahia, detentor do quarto maior rebanho caprino do Brasil, uma vez que no nordeste a caprinocultura representa uma das principais fontes de renda e alimento para a população e existem poucos estudos epidemiológicos.

 

METODOLOGIA:

Rebanhos caprinos de três regiões distintas do estado da Bahia foram empregados para a investigação da soroprevalência para Brucella spp, num total de 400 animais, sem raça definida (SRD), dos quais foram coletados sangue total, por punção da veia jugular externa em tubos coletores à vácuo sem EDTA, separado o soro do animal e aliquotados em tubos eppendorf, identificados e mantidos a – 20 ºC.

Para triagem aplicou-se a prova rápida em placa de microaglutinação, onde foram dispostos 30 µl de soro teste mais 30 µl do antígeno rosa de bengala. Homegizou-se com auxílio de bastão e procedeu-se à leitura da reação através de microscopia óptica.

Os resultados positivos foram confirmados através da prova lenta em tubo com Kit comercial (TECPAR), de acordo com as recomendações do fabricante.

Para a análise dos dados foi utilizado o teste de Qui-quadrado seguido de análise de distribuição binomial. O nível de significância foi fixado em p<0,05 (bicaudal) para o intervalo de confiança de 95%.

RESULTADOS:

Das 400 amostras testadas, 36 foram repetidamente reagentes na triagem, das quais foram confirmadas 3 amostras como reagente para brucelose, com títulos relativamente altos pelo método de aglutinação lenta, o teste sorológico mais empregado para vigilância individual dos animais. Embora as amostras das populações estudadas possuam tamanhos diferentes (cerca de 6,5 vezes maior em Feira de Santana), as proporções dos animais soropositivos em Feira de Santana (13,64%) e em Jaguarari (10,42%) são muito semelhantes. O valor calculado de Z igual a 4,7 em Feira de Santana e 13,58 em Jaguarari, ambos superiores ao valor crítico, possibilita a rejeição da hipótese nula, ou seja, há diferença entre as freqüências de soropositividade em função do regime de criação.

CONCLUSÕES:

Os animais criados em regime semi-intensivo apresentaram soropositividade para a brucelose, enquanto que os animais em regime intensivo mostraram-se soronegativos.

O índice de reagentes ao soro-teste executado é consideravelmente elevado para regiões estudadas onde há poucos relatos dessa antropozoonose.

Instituição de fomento: UFBA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
 
Palavras-chave: Brucelose; soro-prevalência ; caprinos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006