IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PERSPECTIVA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Vivian Renata Viola 1
Maria de Fátima Matos de Souza  2
(1. FMU/SP; 2. UNESP/FCLAR)
INTRODUÇÃO:
O homem se movimenta a fim de satisfazer uma necessidade. O movimento pode tanto caracterizar um estado de espírito e/ou uma reação, como atributos mais constantes da personalidade. Cada fase do movimento, cada mínima transferência de peso, cada simples gesto de qualquer parte do corpo revela um aspecto de nossa vida interior. A arte do movimento incorpora a totalidade das expressões corporais, nas quais se incluem o falar, a representação, a mímica, a dança e até mesmo um acompanhamento musical. Dessa maneira, o corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. Como qualquer outra manifestação artística, a dança é forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação, assim como o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. Considera-se que a dança seja uma das formas mais antigas do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, através de movimentos significativos, livres e espontâneos, que fluem do interior do indivíduo e que podem revelar sua realidade, seus desejos, suas necessidades e seus limites.
METODOLOGIA:
Para se verificar as possibilidades de sistematização da dança na Educação Física Escolar, bem como sua distribuição no planejamento das aulas, uma vez que a dança permite ao ser humano vivenciar diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais, foi utilizada entrevista semi-estruturada, com perguntas fechadas, num primeiro momento e abertas, numa segunda parte, para professores de instituições de Ensino Superior que ministrem Dança ou disciplinas afins para o curso de graduação em Educação Física.
RESULTADOS:
Pôde-se perceber a dificuldade das professoras entrevistadas em se conceituar dança, uma vez que cada pessoa, cada professora tem para si um conceito de dança em que acredita. Segundo as entrevistadas, a dança deverá ser abordada nas escolas de forma clara, cuidadosa, enfocando o processo criativo das crianças, sem deixar de levar em conta os pré-conceitos existentes em relação a ela. Sem um estilo específico para ser trabalhado na escola, a dança hoje em dia, praticamente só é trabalhada em datas comemorativas e dias festivos. Com relação à sistematização da dança nas aulas de educação física escolar, as entrevistadas não identificam uma metodologia única, pois acreditam que cada profissional acaba trabalhando e sistematizando suas aulas de acordo com experiências adquiridas em práticas pedagógicas anteriores.
CONCLUSÕES:

Os resultados mostram que, nos dias de hoje, não há uma sistematização para o ensino de dança nas escolas, ficando a cargo dos professores a escolha de seu conteúdo. Essa falta de sistematização talvez seja pela falta de material pedagógico para a Educação Física e mais especificamente sobre o conteúdo dança, uma vez que não temos a tradição de trabalhar com este conteúdo em nossas aulas. Foi observada a importância de, não só incluir a dança na educação física escolar, mas ainda de incorporá-la realmente como componente curricular da mesma. A dança na escola pode ser destinada à produção de conhecimento, de exploração corporal e temporal do processo criativo, da imaginação, do ritmo. Vale ressaltar ainda, que o grande instrumento para se trabalhar tal conteúdo dentro do contexto escolar é o movimento humano, uma vez que ele possibilita muitas alternativas pedagógicas.

 
Palavras-chave: Educação Física; Dança; Movimento Humano.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006