IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Nádia Maria Pereira de Souza 1
(1. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:

O processo de avaliação do ensino-aprendizagem é uma temática de grande relevância para a Educação Física Escolar. Dessa forma, torna-se fundamental, refletir sobre a prática pedagógica dos docentes, buscando analisar suas concepções, seus fundamentos e fatores intervenientes nesse processo.  Esse estudo vem dar continuidade a uma outra investigação científica, realizada em 1990, com professores de Educação Física de escolas públicas no Rio de Janeiro. Quinze anos após, aplicou-se outro instrumento, aperfeiçoado e atualizado, objetivando analisar “o estado da arte na área”. A experiência anterior serviu de base para fundamentar e direcionar a pesquisa atual, uma vez que deu respostas que possibilitaram melhor caracterização e aperfeiçoamento do instrumento de coleta de dados desse estudo.  A temática é de grande relevância científica para os professores de Educação Física Escolar. Contou-se com o apoio dos formandos do Curso de Educação Física da UFRural do Rio de Janeiro, no fim do primeiro semestre de 2005. Dessa forma, os resultados desse trabalho serviram também de subsídios para a formação de professores na área, bem como, para contrastar na atualidade as referências teóricas e a realidade operacional da prática docente na escola.

METODOLOGIA:
O objetivo principal dessa investigação foi o de caracterizar as concepções avaliativas na Educação Física Escolar declaradas pelos docentes da área, buscando também demonstrar se houve evolução na prática pedagógica.  A delimitação do estudo referiu-se aos professores de Educação Física atuantes no Ensino fundamental e na rede de ensino público do Município do Rio de Janeiro (RJ), que possui 10(dez) CREs (Coordenações Regionais de Educação). A amostra aleatória e espontânea foi composta por 140 (cento e quarenta) docentes atuantes na 8ª, 9ª e 10ª CREs da SME/RJ, em escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.  Um estudo dessa natureza buscou levantar questões de fundamental importância para analisar a prática da avaliação educacional, seus fundamentos, operacionalidade e concepções teóricas.  O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, do tipo descritivo e exploratório, na medida em que buscou descrever, analisar e caracterizar a realidade da prática avaliativa na escola. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário, semi-estruturado, contando com questões abertas e fechadas. A hipótese principal desse estudo foi que a tendência pedagógica privilegiada na prática avaliativa escolar, no âmbito da escola pública era a clássica, centrada nos pressupostos históricos da pedagogia liberal tecnicista e da Educação Física competitivista, que valoriza mais os aspectos quantitativos e observáveis da aprendizagem.
RESULTADOS:
Os professores que fizeram parte da pesquisa atribuíram grande importância ao processo, privilegiando a necessidade da avaliação, e elegeram como os indicadores mais relevantes para o processo ensino-aprendizagem os seguintes aspectos: a participação nas aulas, o ensino de habilidades motoras e os aspectos afetivos da aprendizagem. Os instrumentos de avaliação mais utilizados nas aulas de Educação Física foram: observação sistemática, provas práticas, a realização de pesquisas e provas teóricas. Assim como no estudo anterior, a responsabilidade pela avaliação apareceu centrada na figura do professor ou da equipe pedagógica da escola, pois 73% dos professores declararam centralizar as decisões da condução do processo. Os critérios avaliativos foram estabelecidos com base no desempenho individual dos alunos, nos testes e atividades específicas, declarados por cerca de 60,71% dos informantes. A função da avaliação apresentada pelos professores foi a somativa, com cerca de 39,28% dos professores priorizando a avaliação final da aprendizagem, de caráter classificatório. Os fatores que mais dificultam a prática da avaliação na Educação Física Escolar, apontada pelo grupo amostral, foram: os recursos materiais e meios auxiliares, a organização pedagógica da escola e as instalações inadequadas. A prática operacional da avaliação, ainda se mostrou bastante clássica, centrada na avaliação enquanto medida, fruto da pedagogia liberal tecnicista.
CONCLUSÕES:

A principal concepção avaliativa presente na prática educativa dos Professores de Educação Física Escolar, que fizeram parte dessa pesquisa foi a clássica. As características principais da mesma são: a “avaliação enquanto medida”, a ênfase na autoridade do docente, o processo de classificação (avaliação somativa), os instrumentos observáveis e comportamentais da aprendizagem, bem como os processos de mensuração, comprovando, assim, a hipótese desse estudo. A prática da avaliação em Educação Física escolar, aparece ainda fortemente influenciada pelo tecnicismo e pelos pressupostos da EF competitivista.  Vale ressaltar, que o atual estudo ratificou os resultados da primeira pesquisa, que também classificou em 1990, o processo avaliativo como clássico e reprodutor. Comparando-se estes dados aos resultados da  pesquisa anterior, observou-se que houve pouca evolução do processo avaliativo na área. Os aspectos operacionais da prática avaliativa (indicadores, instrumentos e critérios), continuam caracterizados dentro de uma visão conservadora do processo ensino-aprendizagem. Mas, observou-se, uma certa evolução conceitual no discurso docente, demonstrando uma predisposição de se aproximar de uma avaliação mais qualitativa da avaliação. Considerando-se as conclusões apresentadas, recomenda-se que sejam fornecidos maiores subsídios para os docentes sobre avaliação educacional e sejam encaminhadas propostas concretas para solucionar as dificuldades existentes.

 
Palavras-chave: avaliação; concepções; ensino-aprendizagem..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006