IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE ANGIOGÊNICO PROMOVIDO PELA POMADA A BASE DE Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch. NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS WISTAR INDUZIDOS A DIABETES.

Mariani Lima Milanezi 1
Luanna Franceska Cardinal Vieira 1
Andréia Cristina Lopes Correa 1
Wilson Ayach 1
Doroty Mesquita Dourado 1
Rosemary Matias 1
(1. UNIDERP - UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL)
INTRODUÇÃO:

Novos vasos sanguíneos são formados quando as células endoteliais e as células musculares lisas que formam o revestimento interno e externo dos vasos crescem em resposta a fatores ou sinais específicos. Esse processo, fisiológico conhecido como angiogênese, pode sofrer alterações e desencadear muitas doenças, como a psoríase, a cegueira na diabete, à artrite e o câncer. A Diabete mellitus é um distúrbio crônico caracterizado por comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, bem como, pelo desenvolvimento tardio de complicações vasculares e neuropáticas. Vários tratamentos têm sido utilizados para minimizar a evolução das lesões externas em pacientes diabéticos, entre os quais se destacam o uso de espécies vegetais. A planta Maytenus ilicifolia (Schrad.) Planch., tem se mostrado um poderoso fitoterápico, sendo suas folhas utilizadas para uso interno principalmente no tratamento de úlceras estomacais. Em se tratando de uso externo, esta espécie tem se apresentado com grande potencial cicatrizante em se tratando do processo cicatricial, de feridas cutâneas de segunda intenção, em modelos experimentais. Tendo como objetivo avaliar o efeito da pomada a base de extrato etanólico das folhas de M. ilicifolia, no processo de formação de novos vasos sangüíneos na derme de feridas não suturadas em ratos Wistar induzidos a diabete com aloxana após sete dias de tratamento.

METODOLOGIA:

Foram utilizados 15 exemplares de ratos Wistar, machos, adultos, sadios, peso em torno de 250g, mantidos em gaiolas plásticas individuais, recebendo dieta sólida (ração NuvitalÒ) e água da torneira filtrada ad libitum. Os animais induzidos à diabete com aloxana, com controle da glicemia diária, foram anestesiados (Tiopental sódico) intraperitoneal para a execução da tricotomia digital dos pêlos na região dorsal superior, na altura da escápula. A indução das feridas foi feita com um molde metálico (2cm/1cm). Os animais foram divididos em três grupos (n=5): Grupo A: solução salina a 0,9%; Grupo B: pomada comercial Fibraseâ; Grupo C: pomada a base de M. ilicifolia (extrato etanólico das folhas a 1% com lanolina/vaselina). Estabelecido de 7 dias pós-operatório, os animais foram sacrificados (overdose de éter etílico), e amostras foram retiradas contendo toda a ferida e margem de pele circundante, fixadas em formol a 10% e submetidas à inclusão em parafina. Os cortes histológicos foram corados com tricrômico de Masson (TM) para avaliação do índice de angiogênese na derme. As amostras foram analisadas e imagens digitais e capturadas no programa IMAGELAB para Windows 98. Para avaliar os resultados de contagem de vasos sanguíneos nos diferentes tratamentos foi utilizado o delineamento por blocos casualisados com os 3 tratamentos x 1 tempo com 5 repetições em esquema fatorial sendo as médias separadas por contrastes ortogonais.

RESULTADOS:

Secções histológicas do grupo tratado com fibrase e com a pomada M. ilicifolia sete dias após o inicio do experimento demonstraram tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado, exibindo área de ausência de epitélio (úlcera) recoberto por crosta fibrino-leucocitária. A derme exibiu infiltrado inflamatório representado predominantemente por macrófagos, fibroblastos ativados, angiogênese e vasos sangüíneos hiperêmicos. O número médio de vasos do grupo tratado com solução salina foi menor do que o número médio de vasos do grupo tratado com fibrase e estas foram menores em relação ao grupo tratado com a pomada a base de M. ilicifolia. Verificou-se que não houve efeito do tempo, ou seja, independente do tratamento o número de vasos não se alterou com o passar do tempo. Houve efeito do tipo de tratamento aplicado que influenciou no número de vasos.

CONCLUSÕES:

Verificou-se que a aplicação tópica das pomadas fibrase e M. ilicifolia foram capazes de acelerar a retração da ferida cutânea realizadas na pele de roedores após sete dias de tratamento em relação ao grupo tratado com solução salina estéril. Este processo pode ter ocorrido em conseqüência do desenvolvimento tissular que implica concomitante ao aumento na demanda de oxigênio em resposta à ocorrência de regiões de hipóxia, e nesse caso o tecido secreta sinais que estimulam os mecanismos de proliferação, migração e diferenciação de células endoteliais, o que resulta no surgimento de vasos sanguíneos, ou no rápido crescimento dos vasos pré - existentes no processo denominado de angiogênese.

Instituição de fomento: FUNDECT/FMB/UNIDERP/UEM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Celastraceae; Diabete; Lesão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006