IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INTERDISCIPLINANDO : PERFORMANCE NA AÇÃO EDUCATIVA COMO FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Rosa Maria Filippozzi Martini 1
Neidmar Roger Charão Alves 1
(1. UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL)
INTRODUÇÃO:
O trabalho aborda a questão da formação de professores por meio da performance como desafio para refletir sobre problemas ético- morais e políticos e suas implicações para a formação de professores.O uso da performance implica em inter e transdisciplinaridade pois integra a questão do desenvolvimento moral com outros conteúdos, num contexto de ação dramatúrgica, oportunizando a articulação de diferentes níveis de discurso da ação educativa: o estético expressivo, o ético moral e o próprio pedagógico. A investigação trabalha no paradigma mundo da vida e sistema de Habermas (1984) e com as teorias do desenvolvimento moral de Piaget(1932) e Kohlberg(1981).Visa investigar uma forma de clarificar a opacidade sistêmica que encobre a formação de professores, presente nas disciplinas do currículo do curso de Pedagogia, utilizando a performance como forma de refletir sobre a ação educativa, arrancando-a do reducionismo pragmático e instrumental do mundo da vida das práticas pedagógicas, tendo em vista alargar as pretensões de validade do discurso da educação para o nível estético- expressivo e prático ético e político, experienciando a inter e transdisciplinaridade. A pesquisa tem por objetivo demonstrar por meio da própria performance que na ação do professor em interação com os alunos se integram todas as aprendizagens realizadas em diferentes momentos e em diferentes disciplinas do currículo da Pedagogia.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utiliza a performance e trabalha com dois dilemas morais e ético- políticos : a legalização do uso de armas e a pena de morte. A experiência é realizada em quatro momentos : sensibilização, situação- dilema, performance, avaliação da performance. Os dilemas estão baseados nas teorias de Piaget (1932) e Kohlberg (1981)  bem como na ética do discurso de Habermas (1989). Articula também teorias provenientes das artes cênicas, psicologia, sociologia, visando um trabalho inter e transdisciplinar. Interdisciplinar porque integra conteúdos de diversas disciplinas do currículo do curso de Pedagogia.Transdisciplinar porque visa a elaboração desses conteúdos, não de forma isolada em atividades de disciplinas do currículo, mas por meio da própria ação desencadeada pela performance. Os exercícios de performance foram roteirizados e dirigidos pelo bolsista de IC, diretor e ator de teatro, em duas sessões com intervalo de um mês. Os sujeitos da pesquisa foram 16 alunas do curso de Pedagogia que concordaram em participar da experiência, sendo que duas delas surdas com auxílio de intérprete de Libras. As performances foram filmadas para possibilitar a análise por meio de categorias dramático-expressivas e categorias referentes aos níveis de argumentação moral. O filme foi dividido em cenas e as falas foram transcritas para permitir a analise. As analises foram feitas por ter juízes.
RESULTADOS:
Com relação ao dilema das armas as evidências dos gestos, expressões faciais e corporais apontaram para argumentos a favor e contra a legalização do porte de armas, bem como a necessidade de haver mais reflexão sobre o problema, o que implica em informação e educação. As respostas revelaram predomínio da dependência do contexto social, mas com encaminhamentos para a defesa de diversas posições, chegando a aparecer respostas com formulação de razões em níveis mais abstratos como a defesa da vida. Isto indica que o grupo foi capaz de flexibilizar seus argumentos considerando as diversas posições dos participantes e chegar a um princípio mais universal. Para a encenação do dilema da pena de morte foram criadas três cenas. As análises das cenas evidenciaram os seguintes tipos de respostas: duas atuações mais fortes, sendo que uma delas mais agressiva e uma atuação que sugeriu revolta e logo após fria admissão do ato (caso do assassino confesso). A análise dos argumentos escritos revelou concordância com a primeira performance, em termos de tipos de argumentos, mas com maior número de argumentos independentes do contexto, revelando a formulação de razões em nível mais abstrato. As alunas surdas integraram-se à experiência e participaram em todos os momentos, atuando e apresentando seus argumentos.
CONCLUSÕES:
Os resultados confirmam que o exercício dramático, envolvendo dilemas morais, favoreceu a expressão problematizadora  e oportunizou a troca de papéis na medida em que cada participante teve a possibilidade de colocar-se em diversas posições durante o exercício, além da busca de argumentos elaborados com diversos tipos de razões. A atuação na performance e a produção de argumentos orais e escritos favoreceram a percepção de uma racionalidade mais alargada, articuladora do estético- expressivo com o prático moral e o cognitivo. Tal racionalidade envolveu o estético- expressivo porque durante a performance os sujeitos buscaram uma expressão descentrada da subjetividade, tentando traduzir para os participantes sua posição sobre os dilemas e confirmando tais posições na argumentação oral e escrita. Pode-se concluir que o uso da performance na formação de professores, associada a dilemas morais favorece a inter e transdisciplinaridade, pois os diversos conteúdos se integram na ação. A atuação na performance oportunizou colocar em ação questões significativas para a formação do professor. A produção de argumentos sobre questões prático- morais e prático-políticas foi estimulada pela própria performance, pois esta favoreceu o descentramento, e permitiu a participação em iguais condições das alunas surdas, o que significa inclusão. Os argumentos avaliativos das performances, orais e escritos, apontam uma articulação com diversas disciplinas da formação de professores.
Instituição de fomento: FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: performance; formação de professores; inter-transdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006