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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Paulo César Jark 1
Franciele Centenaro 1
Márcia Regina Pfuetzenreiter  2
(1. Acadêmico (a), curso de Medicina Veterinária / UDESC; 2. Orientadora, Dep. de Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia / UDESC)
INTRODUÇÃO:
Para estabelecer os rumos a serem seguidos pelo ensino veterinário é necessário que haja um conhecimento aprofundado sobre a forma como os estudantes de veterinária adquirem sua visão sobre a profissão e como eles são conduzidos ao longo do curso. Como as informações presentes na literatura sobre as percepções de estudantes de Medicina Veterinária em relação à profissão e ao curso são deficientes, esse trabalho visa contribuir para o conhecimento das impressões dos estudantes por meio de um estudo longitudinal de acompanhamento da evolução do pensamento dos estudantes do curso de Medicina Veterinária da UDESC. O trabalho reveste-se de importância na medida em que permite a orientação de ações para a educação de profissionais que integrem e articulem o ensino em correspondência com as necessidades sociais.
METODOLOGIA:
O procedimento de investigação adotado foi o estudo qualitativo através de um estudo de caso, por contribuir para a compreensão da percepção dos estudantes de Medicina Veterinária sobre o curso e sobre a profissão, e também pelo seu potencial para investigar as questões pertinentes à educação. Para compreender a visão dos estudantes de Medicina Veterinária da UDESC foram realizadas primeiramente entrevistas semi-estruturadas com duas coortes de alunos que ingressaram no curso no segundo semestre de 2001 e primeiro semestre de 2002. Os alunos que cederam as entrevistas foram sorteados a partir da lista de chamada fornecida pela secretaria do curso. Como se trata de um estudo longitudinal para perceber a evolução e modificação das percepções e expectativas dos estudantes, as duas coortes de alunos que cederam entrevistas em 2001 e 2002 foram novamente convidadas a participar de uma nova investigação quando alcançaram as fases finais do curso. Todas as entrevistas seguiram um roteiro previamente estabelecido e foram gravadas em fitas cassete com códigos de identificação. Os conteúdos das gravações foram integralmente transcritos e analisados. A comparação dos dados obtidos entre os dois segmentos permitiu observar o desenvolvimento das concepções adquiridas a longo do curso.
RESULTADOS:
As entrevistas realizadas referentes ao curso de Medicina Veterinária da UDESC e à profissão veterinária permitiram a obtenção das percepções e expectativas dos alunos ao ingressarem e ao saírem do curso. Em relação ao curso, os questionamentos abrangeram os motivos que levaram a opção pela Medicina Veterinária tendo-se observado que o contato com o meio rural e a influência da família e amigos são as principais causas pela opção pelo curso. Os alunos também tiveram espaço para fornecer sugestões visando a melhoria do ensino veterinário. Eles ressaltaram a necessidade da reformulação do currículo devido ao aprofundamento excessivo dado a algumas áreas como a Clínica de pequenos animais e a Patologia, ao mesmo tempo que outras áreas como a Medicina Preventiva e Saúde Pública seriam pouco enfatizadas. Os entrevistados citaram ainda a necessidade de uma melhor preparação didática por parte de alguns professores. Em relação à profissão, os estudantes responderam questionamentos sobre mudanças que ocorreram na forma de ver a profissão ao longo do curso, salientando que descobriram ao longo do tempo novas áreas de atuação profissional percebendo assim uma maior importância do médico veterinário na sociedade. Ainda em relação a profissão, os alunos foram questionados sobre as áreas dentro da medicina veterinária que oferecem melhores oportunidades de trabalho, sendo citadas a produção de suínos e aves, a vigilância sanitária e a inspeção de produtos de origem animal
CONCLUSÕES:
O trabalho teve como meta fornecer subsídios para a melhoria do ensino veterinário, permitindo uma formação mais adequada e, conseqüentemente, uma melhor atuação profissional. Percebeu-se pelas entrevistas, que os formandos estão saindo para o mercado de trabalho não se sentindo preparados para atuar profissionalmente. Os motivos relatados dessa insegurança foram especialmente as deficiências no curso relativos à parte prática, a má distribuição de carga horária das disciplinas e falta de conexão entre os conteúdos ensinados ao longo do curso e sua aplicação na vida profissional. Alguns entrevistados também salientaram que optaram pelo curso de Veterinária quando calouros por terem dificuldade de comunicação acreditando que essa não era uma necessidade na profissão, mas perceberam ao longo do tempo a importância de tal comunicação na vida profissional. Em relação ao prestígio social e a remuneração do veterinário, enfatizaram sua desvalorização em razão da falta de informações da sociedade sobre o papel do médico veterinário e da falta de união da classe. Dessa forma, haveria necessidade de reformulações no ensino e na forma como o curso é conduzido contribuindo, assim, para o crescimento do médico veterinário
Instituição de fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: medicina veterinária; ensino veterinário; educação superior.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006