IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
ESPÉCIES VEGETAIS DA CAATINGA ASSOCIADAS ÀS COMUNIDADES DE ABELHAS (HYMENOPTERA: APOIDEA : APIFORMIS)
Bruno Cruz de Souza 1
Laryssa Abílio Oliveira 1
Dilma Maria de Brito Melo Trovão  1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:
O comprometimento ambiental em decorrência da devastação florestal é uma das maiores ameaças ao equilíbrio natural do planeta. A Caatinga, não se encontra isenta do longo e grave processo de devastação e degradação dos seus recursos naturais, o grande endemismo de espécies vegetais determina sua inegável importância, sendo assim, muitos são os aspectos dessa região natural brasileira ainda desconhecidos, um exemplo disso é a relação de suas espécies com a fauna associada. Acerca disso muitas espécies da flora são polinizadas pôr insetos, aves e/ou primatas, fato esse que resulta dos processos evolutivos dos envolvidos. O conhecimento dos visitantes florais permite estabelecer estratégias para conservação das espécies vegetais e oferecer suporte técnico e metodológicos para o manejo de polinizadores nativos. O principal objetivo desse trabalho é esclarecer aspectos da relação entre espécies vegetais de um fragmento de Caatinga associadas a agentes polinizadores da família Apoidea, mais especificamente das abelhas, visando identificar e caracterizar essas espécies vegetais morfo-anatômicamente.
METODOLOGIA:
desenvolvimento do estudo foi realizado na Serra de Caturité e áreas próximas, localizada no município de Caturité (7º 25' 12" S, 36º 1' 37" W ) na meso região da Borborema e Micro região do Cariri Oriental. Baseado em observações de campo foram descritas às espécies vegetais visitadas, em seguida coletadas as flores e encaminhadas para o Laboratório de Botânica da Universidade Federal da Paraíba Campus III – Areia/Pb para identificação, os himenópteros da família apoidea envolvidos no processo de polinização foram capturados em flores e em vôo através de redes entomológicas para futuras identificações.
RESULTADOS:
Por intermédio das observações e monitoramentos as plantas em época de floração que apresentaram visitações por comunidades de abelhas foram identificadas previamente por um mateiro da região, as espécies seguintes foram apontadas: Aroeira - Myracrodruon urundeuva, Pereiro - Aspidosperma pyrifolium, algarobeira – Prosopolis juliflora, Umbuzeiro - Spondias tuberosa, Angico - Anadenanthera colubrina e catingueira – Caesalpinia pyramidalis. Nessas espécies vegetativas foi realizada a coleta de abelhas na qual identificamos quais participam do processo de polinização. Dentre elas a Arapuá – Trigona spinipes foi à espécie presente em todas as plantas,. Já as espécies vegetais A.colubrina, C. pyramidalis e P. juliflora ,foram coletados também indivíduos do gênero Centris, popularmente conhecido como mamangava. Abelhas africanizadas da espécie Apis melifera foram identificadas nas plantas S. tuberosa e A.colubrina.
CONCLUSÕES:
A grande pressão antrópica enfrentada pela região destaca-se como principal fato para a baixa diversidade florística, além disso, o período de raras precipitações favorece as poucas florações das plantas melitófilas tornando-se fator limitante para fauna apícola. Dentre os resultados parciais destaca-se: As abelhas T. spinipes foi à espécie que visitou todas as plantas observadas; A. melifera e Morfo-espécie I apresentaram características semelhantes sobre as preferências alimentares; A continuidade dos estudos no período chuvoso possibilitará diagnosticar a diversidade florística da região bem como, identificar quais os indivíduos da apifauna envolvidos no processo de polinização.
Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Devastação Florestal; Caatinga; Apifauna.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006