IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO

 

Maria do Carmo Oliveira da Silva 1, 2
(1. Prefeitura Municipal de Olinda; 2. Prefeitura Municipal do Recife)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho de pesquisa visa analisar como os cursos de formação inicial e continuado vem contribuindo na formação leitora dos professores e professoras de jovens e adultos do nível três, correspondente às terceiras e quartas séries do ensino fundamental das escolas municipais da cidade de Olinda-Pernambuco.

 

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado no segundo semestre de 2003 com os trinta e dois professores e professoras que compõem o quadro docente da Educação de Jovens e Adultos. Na obtenção dos dados para análise utilizamos a abordagem qualitativa através da entrevista semi estruturada; partindo do pressuposto que os cursos de formação devem contribuir para o processo contínuo de letramento dos professores, possibilitando um olhar permanente para sua prática docente na formação de leitores. A partir dos dados coletados realizamos análise dos vários elementos que contribuíram e contribuem no letramento docente. Procuramos compreender este estudo através do referencial teórico que fundamenta o letramento, como prática sociais construídas culturalmente, fundamentando nossos estudos nas teorias abordadas por Ângela Kleiman, Magda Soares e Paulo Freire. 

 

RESULTADOS:

Ao término da pesquisa identificamos entre os docentes três grupos heterogêneos de leitores.  Em relação aos cursos de graduação nossa pesquisa constatou que as propostas de leitura são muito fragmentadas, desconhecendo o universo cultural dos docentes e apresentando pouca contribuição na ampliação deste universo. Os dados apontam que os professores  que tem  participado de formação continuada tem adotado uma prática mais consistente na formação de leitores, ao contrário dos que não estão participando dos cursos de formação, nesse grupo encontramos uma resistência maior às mudanças de paradigmas  e metodologias.

 

CONCLUSÕES:

Finalmente concluímos que a formação leitora deve ser uma preocupação permanente das secretárias de educação e dos cursos de graduação pois os (as) docentes devem ser valorizados nos seus saberes e  estimulados a desenvolverem seus repertórios de leitura para que possam contribuir com uma prática reflexiva de formação de leitores.

 
Palavras-chave: letramento; formação docente; educação de jovens e adultos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006