IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

O TEXTO TÉCNICO:A DESCRIÇÃO DE PROCESSO

João Batista Neto Chamadoira 1
(1. Universidade Estadual Paulista - Departamento de Ciências Humanas - FAAC -Bauru)
INTRODUÇÃO:

Apesar de fundamental nas atividades empresariais, o texto técnico – descrição de objeto e descrição de processo -, não tem merecido a preocupação dos professores de Língua Portuguesa, autores de livros didáticos e estudiosos. Assim, a bibliografia como causa ou conseqüência dessa discriminação é pequena, limitando-se à superficialidade ou então à correspondência oficial e comercial e ata. Vários fatores concorrem para que seja um gênero pouco divulgado na escola, nas aulas de redação. Entre esses fatores, é importante destacar a preocupação quase exclusiva com as aulas de redação visando a preparar o aluno do Curso Médio para a prova de redação nos exames vestibulares. Por outro lado, acrescente-se o fato de que, em nossa cultura, a grande maioria dos professores de Língua Portuguesa pertencem ao sexo feminino e a conseqüente resistência em entrar em contato com temas mais restritos a oficinas e laboratórios, além de um certo desprestígio que marcou a criação do ensino técnico no Brasil, um curso para atender a classe pobre. Assim, o escopo deste trabalho é apresentar uma pesquisa realizada com esse gênero textual – limitado à descrição de processo – com base em redações de alunos de Mecânica e Eletrotécnica do quarto ano do CEFET – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, com a finalidade de caracterizar o  texto técnico.

 

 

 

METODOLOGIA:

Professor de Redação do CEFET, orientei os alunos do quarto ano dos cursos de Mecânica e Eletrotécnica, na elaboração de textos técnicos referentes às duas áreas. Elaborei questionários a  professores de Língua Portuguesa, professores das disciplinas técnicas e aos alunos sobre o ensino do texto técnico, o interesse dos alunos nesse tipo de texto e as dificuldades encontradas pelos professores e alunos. As respostas mostraram  havia interesse dos alunos em trabalhar esse tipo de texto  e que sentiam dificuldades. Com esse trabalho, iria ao encontro dos interesses dos alunos que, estudando numa escola técnica se identificavam mais com esse tipo de texto. Levando os alunos às oficinas e laboratórios, eles escolhiam os assuntos das redações e, após as orientações, elaboravam os textos. Assim, foram escolhidos trinta textos elaborados pelos alunos, no gênero descrição de processo, ou seja, quinze relativos à área de Mecânica e quinze referentes á área de Eletrotécnica, que compuseram o corpus de minha pesquisa..  Com base nesses textos e em um texto de catálogo de empresas – o Funcionamento do Freio Varga (área de Mecânica) e um texto sobre A Transmissão de um programa de rádio, os chamados e textos-exemplo, foram verificadas as características da descrição de processo, levando-se em conta, especialmente, os aspectos lexical e estrutural e, com base na teoria da enunciação, a presença de elementos enunciativos - as marcas do enunciador – no discurso técnico.

RESULTADOS:

Primeiramente, verificamos pouco interesse pelo ensino do texto técnico. Trabalhando com a descrição de processo, observamos a presença de dois tipos desse texto: um relacionado à presença do ser humano – relatório, manual de instrução – e outro sem a presença do homem – funcionamento de máquinas e processos na natureza. Foi verificada a presença da palavra monovalente.Dessa forma o léxico, por vezes, apresenta dificuldades pela  sua especificidade e necessidade de precisão.O  texto apresenta um caráter objetivo. Diferentemente do texto literário, a função referencial está sempre presente. Seu léxico, em geral, é formado das chamadas nominalizações. Diferentemente da descrição de objeto, caracterizada pelo aspecto estativo, a descrição de processo apresenta um caráter dinâmico com verbos de ação, verbos de processo e verbos de ação-processo.. A estrutura apresenta uma rigorosa seqüência temporal, sob pena de transformar o texto técnico em texto literário. Para manter a objetividade, as orações devem, com raras exceções, ser construídas  na ordem direta e é freqüente a presença da voz passiva. Os textos apresentam elementos visuais, como gráficos e esquemas. Foram observados elementos subjetivos, o que contraria a pretensa objetividade desse tipo de texto. Essas marcas subjetivas indicam a presença do enunciador, o que, segundo a Teoria da Enunciação, tem a função de aumentar a argumentatividade do enunciador, a fim de convencer o enunciatário.

 

CONCLUSÕES:

Em nossa pesquisa sobre a descrição de processo, analisamos trinta redações técnicas e dois textos- exemplo.Verificamos a existência de três tipos de descrição de processo: um relativo :à presença do ser humano (relatório e manual de instrução); outro em que se apresenta um processo na natureza (transformação da água em energia elétrica) e um terceiro ( funcionamento de uma máquina). O léxico apresenta grande especificidade, aparecendo as  nominalizações,.os verbos de ação, processo e ação-processo.Os alunos, produtores dos textos, ficaram muito motivados com a elaboração textos técnicos. Foi um trabalho gratificante, uma troca de experiência, já que os alunos, nas oficinas e laboratórios me auxiliavam na denominação das peças e equipamentos - ou seja, no léxico -, enquanto, na sala de aula, verdadeiro laboratório de redação, eu os orientava na produção dos textos. Leve-se em conta que, nos textos dos alunos, apareceram muitos elementos subjetivos, tais como adjetivos, inversões dos termos da oração, o que denota, a princípio, certa inexperiência na produção desse tipo de texto. A elaboração do texto técnico constituiu um excelente exercício de observação para os alunos, na medida em que necessitam estar atento aos detalhes do processo e empregar palavras e estruturar o texto com precisão e de forma concisa. Esperamos com esse trabalho estar contribuindo para o desenvolvimento do ensino de redação e para o estudo da Língua Portuguesa.

 

 

 
Palavras-chave: Ensino ; texto-técnico; Linguagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006