IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

AVENIDA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES. O ESTUDO DA ACESSIBILIDADE URBANA NA CIDADE DO RECIFE ATRAVÉS DE UM IMPORTANTE EIXO VIÁRIO.

Dirceu Rogério Cadena de Melo Filho 1
Eline Silva de Paula 1
Edmilson Rabello de Santana Junior 1
(1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE)
INTRODUÇÃO:

O espaço urbano apresenta-se complexo com uma pluralidade de elementos, uso e práticas. Contudo, tais elementos não se encontram corretamente distribuídos ao longo dos espaços públicos das cidades. Uma distribuição e organização mais adequada destes elementos favoreceria às cidades a se tornarem mais acessíveis para todos os moradores. Pensar na acessibilidade é entender como os usuários dos espaços públicos se relacionam com estes elementos, sejam estes usuários pessoas saudáveis ou com alguma limitação física. Numa avenida, a relação do cidadão com os elementos e com outros indivíduos se apresenta de forma bastante expressiva em suas calçadas. Com isso, analisar a acessibilidade nos eixo viário observando-se suas calçadas apresenta-se como de grande importância para uma melhor organização do espaço urbano e para garantir a população o direito à cidade. Este trabalho pretendeu-se a averiguar as condições de acessibilidade na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, um corredor de transporte metropolitano, considerado artéria principal na rede viária da cidade do Recife. A avenida conta com seis quilômetros e meio de extensão, corta quatro bairros e apresenta um fluxo superior a noventa mil veículos diários. Configura-se também como o principal local de chegada e saída da cidade, já que margeia um trecho desta via, o Aeroporto Internacional do Recife.

METODOLOGIA:

Esse trabalho faz parte da primeira etapa de uma pesquisa maior elaborada pelo Programa de Educação Tutorial em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco acerca da acessibilidade urbana nos principais eixos de penetração da cidade do Recife. A metodologia seguida de inicio constou com um trabalho de gabinete que efetuou uma pesquisa bibliográfica, para  o armazenamento de referências, conceitos e uma reflexão teórica; levantamento histórico da avenida; levantamento iconográfico; analise de normas e legislações em vigor; e debate e discussões sobre a principal norma brasileira da atualidade, a saber: ABNT/NBR-9050. Após analise e discussão da mesma feita em grupo deu-se inicio ao trabalho de campo que contou com levantamento iconográfico e medição das calçadas da via visando gerar croquis e cortes transversais; entrevistas com os proprietários e órgãos gestores da cidade. Em seguida a comparação do encontrado no campo foi analisado com o que consta na norma, estimulando o debate entre o grupo e proporcionando novas reflexões sobre o tema.

RESULTADOS:

Apesar de ser uma via com grande fluxo de pessoas, ligando os bairros da região sul ao centro do Recife, e um dos principais pontos de chegada e saída do estado, margeando, em seu principal trecho (sendo esse melhor estruturado) o Aeroporto Internacional, a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes depara-se fora das normas estabelecidas pela ABNT/NBR-9050. Em alguns trechos o capeamento das calçadas inexiste, está danificado ou é composto de material inapropriado (pedras portuguesas); os mobiliários urbanos encontrados ao longo da via não estão adaptados às pessoas portadores de qualquer deficiência e causam conflitos nos passeios públicos; foram contabilizados apenas 5 (cinco) rampas na avenida e nenhuma delas se encontra dentro das normas; a arborização também se apresenta de forma inadequada, contribuindo para a danificação e poluição das calçadas.Contudo o principal problema da via, encontrado numa obra recentemente inaugurada, identificado na via foi o acesso ao Aeroporto Internacional do Recife. Neste importante equipamento a entrada e saída de pessoas se dão exclusivamente através de veículos automotivos sendo deixada de lado a parcela da população que utiliza ônibus ou anda a pé.

CONCLUSÕES:

O conjunto de equipamentos e mobiliários da Avenida Mascarenhas de Moraes não está voltado de forma a garantir o acesso da população. A manutenção da via é um dos graves entraves a esta questão. Para efetuar o processo de acessibilidade, não só numa via como na cidade como um todo, deve-se trabalhar a sociedade e o poder público em forma de grupo, resgatando os espaços das calçadas e recolocando seus mobiliários de forma a favorecer o caminhar das pessoas. Caminhar este, que tem de ser visto também no acesso aos grandes equipamentos da via. Apesar de saber que ações necessárias à averiguação das normas são difíceis tanto culturalmente (historicamente o automóvel e considerado como o meio de transporte mais importante do país) e onerosas (como exemplo a desapropriação de domicílios para alargamento das calçadas) acredita-se que um espaço urbano de grande fluxo deve ser olhado com mais atenção para proporcionar a população condições dignas de exercer o seu direto de locomoção para todos fins de forma segura e eficiente.

Instituição de fomento: MEC / SESu. PET Geografia
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Geografia Urbana; Acessibilidade Urbana; Vias de Circulação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006