IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

Educação ambiental: uma proposta interdisciplinar para professores e alunos do meio rural

Letícia Perlatti 1
Angela Maria de Carvalho Maffia 1
(1. Universidade Federal de Viçosa / UFV)
INTRODUÇÃO:

O processo educativo vem sendo apontado como um instrumento fundamental na discussão e busca de possíveis soluções para os problemas ambientais. Assim, no contexto escolar se insere a Educação Ambiental (E.A) que visa formar cidadãos éticos nas suas relações com a sociedade e com a natureza (BRASIL, 1997). Assim, é papel da escola propiciar aos alunos a aquisição de conhecimentos relativos às diversas disciplinas, possibilitando-lhes a transferência do aprendido nos momentos de tomadas de decisões. De acordo com BARRA 2004, a integração de disciplinas ocorre quando se consegue ambientalizar o currículo. Portanto, um enfoque interdisciplinar no currículo se torna necessário, uma vez que as disciplinas atuam como instrumentos para a interpretação e resolução de problemas do meio que não são percebidos a partir de uma concepção fragmentada do ensino. O objetivo deste trabalho é promover a Educação Ambiental, de forma interdisciplinar, para alunos e professores de uma Escola da Rede Municipal da zona rural do município de Viçosa, M.G, procurando envolvê–los nas temáticas ambientais e contribuir para o desenvolvimento de atitudes de cuidados com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores e interesse ativo para protegê-lo e melhorá-lo.

METODOLOGIA:

Devido à natureza deste estudo e aos seus objetivos, a metodologia utilizada será especificamente a pesquisa-ação-participativa. Esta é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (Thiollent, 1996).

Este trabalho foi realizado em uma Escola de Ensino Fundamental da zona rural de Viçosa, MG, envolvendo aproximadamente 50 alunos, de 6 a 11 anos de idade. Os encontros aconteceram duas vezes por semana, com duração de seis horas semanais, no período de dois semestres letivos.

Inicialmente foi realizado um diagnóstico sobre a percepção dos sujeitos a respeito de questões ambientais, através de atividades lúdicas, conversas informais e observações. Em seguida foram abordados alguns temas pertinentes aos problemas ambientais atuais, tais como: coleta seletiva de lixo, a importância da água, poluição e conservação das águas, saneamento básico e higiene pessoal. As estratégias utilizadas foram palestras, exibição de filmes, visitas monitoradas, atividades culturais e de lazer. Também utilizamos como instrumento de coleta de dados análise documental por meio de desenhos e produção de textos.

RESULTADOS:

Ao longo do trabalho, observou-se que os alunos se tornaram mais interessados e motivados com os temas ambientais desenvolvidos, pois passaram a fazer relatos positivos de situações vivenciadas, tais como: a aluna que corrigiu a mãe quando esta jogou um papel na rua; o menino que percebeu que as pessoas em sua comunidade estavam erradas em jogar animais mortos no córrego; e o menino que observou que o rio perto de sua casa estava sendo assoreado e relacionou isso com a falta de vegetação nas margens. A partir desses relatos, percebemos nos alunos uma maior capacidade de estabelecer relações entre os temas abordados e o meio em que vivem, resultando em mudanças no comportamento em relação à conservação ambiental. Observamos também a evolução de concepção que os alunos tinham sobre Meio Ambiente, que pode ser verificada através de análises de desenhos antes e após a realização do trabalho. Desenhos onde antes só tinham flores, rio e árvores, passaram a ter, além dos elementos citados, pessoas e casas, demonstrando assim a inserção do indivíduo no Meio Ambiente.   

Em relação aos professores, eles passaram a abordar temas ambientais em sala de aula, de forma interdisciplinar, o que reforçou o despertar da consciência dos alunos para a problemática ambiental.

Outro aspecto importante a ser relatado foi a adoção de um programa de coleta seletiva de lixo e o uso da técnica de compostagem, resultado de um trabalho realizado com a comunidade escolar.

CONCLUSÕES:

Pode-se concluir que toda a comunidade escolar se interessou pelo desenvolvimento desse trabalho de Educação Ambiental, o que foi demonstrado pelos questionamentos estabelecidos por professores e alunos sobre os temas propostos, acarretando em uma mudança de comportamento e de postura em relação à conservação do Meio Ambiente. O grau com que essas mudanças puderam ser introduzidas no cotidiano dessa comunidade escolar não pode ser avaliado em um estudo de curta duração como esse. Entretanto algumas questões podem ser consideradas, como o interesse explicitado pela comunidade envolvida, pelo menos num estágio inicial importante no processo de mudança de hábitos em relação à problemática do lixo, conservação das águas e à preservação do meio ambiente.

Afinal, é no dia a dia que a prática da Educação Ambiental faz-se mais necessária. São pequenos atos que dão início a grandes transformações. Uma vez que o indivíduo percebe com clareza a importância de hábitos e atitudes saudáveis tanto para si quanto para o meio, torna-se um exemplo para mais pessoas.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Viçosa
 
Palavras-chave: Educação Ambiental; Pesquisa-ação-participativa; Ensino Fundamental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006