IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

RODA DE CAPOEIRA: O PRINCIPIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SUPERADORA

Benedito Carlos Libório Caires Araújo 1
Reinaldo Matias Fleuri 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

O presente estudo tem como objeto de investigação a prática pedagógica que se desenvolve no âmbito da roda de capoeira no Recôncavo Baiano. Insere-se entre os que estudam a organização do trabalho pedagógico.

Ao problematizar a roda de capoeira buscamos investigar suas múltiplas dimensões – técnica, científica, pedagógica e outras – considerando, fundamentalmente, sua gênese histórica, que nos permite apreender as dimensões sócio-culturais, ontológicas, filosóficas e epistemológicas, de modo que tenhamos o conhecimento necessário para compreender essa prática em seu movimento real.

Este projeto toma por base estudos feitos durante a trajetória da Atividade Curricular em Comunidade - ACC, Disciplina Optativa criada a partir do Projeto UFBA em campo, oferecida pela Pró-reitoria de Extensão. Atividade pioneira no país que congrega pesquisa, ensino e extensão, sob a forma de disciplina aberta a todos os estudantes da universidade e à comunidade.

A ACC/EDC-464 – Ensino e Pesquisa na Roda de Capoeira teve início no segundo semestre de 2000, e a partir dela cria-se um fórum de discussão permanente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia que resulta na problematização do ensino da pesquisa e da extensão sobre capoeira. Mediante o debate, novos elementos da capoeira surgiram para debate no universo acadêmico

METODOLOGIA:

O estudo delineou-se a partir da abordagem do Materialismo Histórico Dialético. A preocupação consiste em diferenciar a essência da aparência na realidade, trazendo para a discussão, por meio dos estudos sobre capoeira, o movimento da roda de capoeira no Recôncavo da Bahia.

A busca da essência da capoeira parte do entendimento que os fenômenos constituem-se em movimentos contraditórios. Desta forma, a compreensão histórica da origem e do desenvolvimento da indústria cultural e das manifestações populares da Bahia torna-se fundamental para o entendimento de totalidade, que constitui o fenômeno e por ele é constituído através de suas relações.

Em consonância com os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2000), praticamos teorias e teorizamos práticas, construindo alternativas concretas de superação de visões de atividades da capoeira centradas exclusivamente no desenvolvimento da aptidão física.

A intenção principal foi trabalhar com os próprios capoeiras, em vez de trabalhar sobre eles. Nesse sentido, as atividades tiveram foco na organização do trabalho pedagógico, a partir de uma perspectiva crítica, onde o grupo identificou os conhecimentos significativos que compõem o arcabouço histórico da capoeira. Partindo desse ponto, reconceptualizamos a organização do processo pedagógico, nos conscientizando do método que separa o senso comum ao conhecimento científico.
RESULTADOS:

Os limites da pesquisa apontam para a crença que há no Brasil experiências que nos levam a questionar as diferentes influências, práticas e organizações que caracterizam este universo cultural e que precisam ser sistematizadas e socializadas. Estes dados nos apontam à importância da roda de capoeira para além da mera transmissão de um conhecimento pronto e determinado. Essas experiências indicam que os conhecimentos produzidos culturalmente nas atividades fora da Universidade apresentam-se de forma dinâmica e criativa, podendo ser potencializados através da articulação ensino, pesquisa e extensão – caracterizando uma educação em bases reais. Essas ações podem fortalecer a discussão de um currículo articulado ao processo de formação emancipatória na forma de Sistema de Complexos Temáticos - definição curricular que organiza a construção de necessários conhecimentos a partir de problemáticas vitais que necessitam de respostas de conjunto e articuladas com as diversas áreas de conhecimento (PISTRAK, 2000) - ou seja, uma possibilidade de construção da prática pedagógica superadora da capoeira.

Os espaços de formação, como os construídos na ACC, seriam fundamentais para a construção desta prática pedagógica superadora. Portanto, a construção desses espaços, relacionando práticas de capoeira, ensino, pesquisa e extensão são essenciais para a consolidação de uma capoeira que se contraponha ao atual e hegemônico sistema mercadológico, que usurpa e empobrece a cultura popular.

CONCLUSÕES:

A partir da pesquisa, chegamos a algumas conclusões, a saber: os estudos realizados no ACC-EDC 464 contribuem para a construção de uma teoria pedagógica mediante uma prática superadora, considerando contradições e possibilidades do ensino na roda de capoeira, é possível construir uma perspectiva de universidade, currículo e conhecimento que se alinhe aos interesses dos capoeiras dando subsídios aos mesmos no sentido de contrapor a industria cultural. Apoiados por uma teoria matricial de conhecimento, instituímos um espaço de formação construído com todos aqueles que estudam e apontam para a produção de conhecimento comprometido com a transformação social, alinhando-se com os movimentos sociais organizados de caráter confrontacional. A partir desses elementos elencamos tópicos que indicam nossas intenções: desenvolver subsídios teóricos que sustentem as hipóteses da construção da teoria pedagógica crítica e superadora da capoeira, experimentação da teoria pedagógica superadora da capoeira nos espaços de atuação com bases no projeto de formação humana crítico, radical e revolucionário, e articular junto à sociedade civil organizada estratégias que possibilitem a práxis revolucionária.

 
Palavras-chave: Capoeira; Cultura Popular; Educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006