IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
MICROESTACAS DE Catharanthus roseus  CULTIVADAS IN VITRO SOB EFEITO DE DIFERENTES REGULADORES DE CRESCIMENTO
Fernanda de Carvalho Micheluzzi 1
Clayton Debiasi 2
Rosete Pescador 3
(1. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais/UFSC; 2. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia da UNESP/Botucatu-SP; 3. Profa. Dra. do Departamento de Ciências Naturais/FURB)
INTRODUÇÃO:
As auxinas são uma das seis classes de hormônios vegetais, normalmente agindo na inibição do desenvolvimento das gemas caulinares laterais, sendo a principal classe hormonal envolvida nos processos de dominância apical e estimulando a iniciação de raízes, tendo papel fundamental no desenvolvimento das plantas. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo dos efeitos de potenciais auxinas sintéticas, análogas ao AIA (Ácido Indolacético):  AMIM (Ácido 5,6-metilenodioxi-indol-2-il-metanóico) e AMIA (Ácido 5,6-metilenodioxi-indol-3-il-acético), da auxina: AIB (Ácido indolilbutírico) e da citocinina BAP (6-benzilaminopurina), bem como de substâncias antiauxínicas: TIBA (Ácido 2,3,5-trioodo benzóico) e PCIB (Ácido 2-clorofenoxi-2-metil propiônico), em microestacas caulinares de Catharanthus roseus cultivadas in vitro.
METODOLOGIA:
Foram realizados dois experimentos. No primeiro as microestacas caulinares,com ápice presente, foram submetidas ao cultivo in vitro em meio de cultura MS suplementado com BAP, TIBA e PCIB, nas seguintes concentrações e combinações: (1)1mg/L de BAP;  (2)0,5mg/L de TIBA;  (3)0,5mg/L de TIBA + 1mg/L de BAP; (4)15mg/L de PCIB e (5)15mg/L de PCIB + 1mg/L de BAP. No segundo experimento as microestacas caulinares, agora sem a presença do ápice caulinar, foram submetidas ao cultivo in vitro em meio de cultura MS suplementado com AIB, AMIM e AMIA, nas seguintes concentrações e combinações: (1)1mg/L de AIB; (2)5mg/L de AMIM; (3)5mg/L de AMIA; (4)10mg/L de AMIM e (5)10mg/L de AMIA. Para ambos experimentos, o desenho experimental foi inteiramente casualizados, 5 tratamentos e 10 repetições. Foram realizadas duas avaliações, aos 30 e 60 dias de cultivo. As culturas foram mantidas em câmara de crescimento a uma temperatura de 25 ± 2º C com fotoperíodo de 16 horas e intensidade luminosa de 50µM.m2.s-1, durante 60 dias.
RESULTADOS:
As microestacas submetidas ao meio de cultura suplementado com 1mg/L de BAP induziram maior número médio de brotações e folhas, tanto aos 30 (5,14 e 20,72), quanto aos 60 dias (6,5 e 44,62) de cultivo in vitro. O meio de cultura suplementado com 0,5mg/L de TIBA+1mg/L de BAP e 15mg/L de PCIB+1mg/L de BAP induziram as maiores alturas médias nas brotações (3,99 e 2,91cm), estas suplementações também proporcionaram as maiores médias no número de segmentos nodais nas microestacas (8,5 e 22,8, respectivamente). As suplementações com 0,5mg/L de TIBA+1mg/L de BAP e 15mg/L de PCIB+1mg/L de BAP induziu 100% de formação de calo aos 60 dias de incubação. A suplementação do meio de cultura com as auxinas sintéticas análogas AMIM e AMIA, e também com o AIB, provocaram influência direta sobre os comportamentos morfogênicos das microestacas de Catharanthus roseus. Em relação ao número médio de brotações, a suplementação com 10mg/L de AMIM induziu maior média (2,5). Para o número médio de folhas, as suplementações com 1mg/L de AIB; 5mg/L de AMIM; 10mg/L de AMIM e 10mg/L de AMIA proporcionaram maior emissão foliar (12,20; 11,40; 12,00; 13,88, respectivamente). A suplementação com 1mg/L de AIB foi aquela que induziu maior crescimento das microestacas, (1,96 e 3,07cm), esta suplementação também proporcionou maiores médias para os números de segmentos nodais emitidos (5,40 e 9,90). Não houve emissão de raízes nas microestacas dos dois experimentos.
CONCLUSÕES:
As auxinas sintéticas análogas AMIM e AMIA, bem como as antiauxinas, associadas ou não ao BAP e ao AIB, tiverem influência significativa no comportamento morfogenético in vitro da Catharanthus roseus, podendo assim ser utilizadas, após refino na pesquisa, em protocolos de cultivo in vitro desta espécie, servindo também de modelo para outras.
 
Palavras-chave: Catharanthus roseus; auxinas; antiauxinas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006